conecte-se conosco


Cuiabá

Seminário discute inclusão a programas do Governo Federal e permanência no campo

Avatar

Publicado

Agricultores familiares, pesquisadores e especialistas no setor se reuniram no 4º Seminário de Agricultura Familiar de Cuiabá, na quarta-feira (4). O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, discutiu as alterações mercadológicas e o acesso de produtores da Baixada Cuiabana a programas do Governo Federal.

De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques, o encontro está em consonância com as principais demandas do setor, acompanhando seus processos de inclusão e transformação. “O olhar direcionado a este nicho demonstra que a Prefeitura tem responsabilidade, o que possibilita que a Secretaria preste assistência técnica lá na ponta, colocando em diálogo os produtores e as entidades de pesquisa”, disse.

Na ocasião também foi lançada a revista Saberes da Terra, com um balanço das ações voltadas ao setor e orientações aos produtores. “Acreditamos que o diálogo seja o melhor caminho para que possamos atender a estas demandas e agora esta proposta foi coroada com a revista. Ela servirá como uma ferramenta para informação dos agricultores e manterá este canal de contato aberto com a Secretaria.”

Veja Também  Limpurb cria mutirão semanal e amplia atendimento das demandas de iluminação pública

O Seminário contou com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistencia e Extensao Rural (EMPAER), que enviaram especialistas para ministrar palestras. Assim, ao longo da manhã foram abordados temas como a Agricultura Familiar em Âmbito Nacional; Crédito Rural e Como Aumentar o Número de Jovens no Campo.

O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, destaca a importância da valorização da agricultura familiar, responsável por suprir as demandas urbanas. “O destaque que temos na balança comercial não se restringe à produção em larga escala, e este olhar para o pequeno é fundamental para que possamos avançar.”

Também participaram do evento os vereadores Vinícius Hugueney, Orivaldo da Farmácia e Luís Claudio; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira; o representante do Sicred, Osvaldo Biazi e a coordenadora do SIM de Várzea Grande, Kely Enciso.

Comentários Facebook

Cuiabá

Blitz educativa foca em jovens e adolescentes para prevenção de acidentes de trânsito

Avatar

Publicado


.

Motoristas e pedestres que passaram pelas avenidas Isaac Póvoas e Tenente Coronel Duarte (Prainha) na tarde desta quinta-feira (13), receberam máscaras de proteção e álcool gel, para proteção contra o novo coronavírus. No entanto, o foco principal da blitz educativa realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Conselho Municipal da Juventude (Conjuv) foi oferecer orientação quanto aos cuidados a serem tomados no trânsito, sendo o público alvo, os jovens e adolescentes.

Essa blitz faz parte do cronograma de ações da Semana da Juventude, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto. O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes futuros do planeta. 

“Quando conscientizamos os jovens, conseguimos diminuir os impactos. Por essa razão, que incluímos dentro da programação da Semana, essa blitz educativa. E esse é um dos objetivos, pois mesmo com a pandemia e o isolamento social, os acidentes não diminuíram, disse o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Juarez França.

Veja Também  Prefeitura faz plantio de árvores em alusão às vítimas de violência doméstica

“Dados demostram que nesse momento de pandemia, principalmente, os jovens e adolescentes são os que estão mais têm saído de casa. Por isso, a importância dessas atividades de sensibilização coletiva, a fim de evitar registros de acidentes”, disse a secretária executiva do Programa Vida no Trânsito, Ana Karolina Botelho Sales da Silva.

Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que 400 mil jovens e adolescentes morrem em acidentes de trânsito anualmente. As principais infrações cometidas por esse público são: dirigir o veículo sem CNH, dirigir embriagado, não usar o cinto de segurança, exceder a velocidade permitida e dirigir falando ao celular. 

 

“É com o intuito de sensibilizar o maior número de pessoas, quanto ao cuidado e respeito as leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro, que a Semob sempre trabalha com essas ações populares”, pontuou Karolina,

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega CEIC Rosângela Campos no bairro Pedregal

Avatar

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na manhã desta quinta-feira (13) a obra de reforma geral e ampliação do novo Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Rosângela Campos. Localizada no bairro Pedregal, a unidade tem capacidade para atender 120 crianças, do berçário ao Jardim I e II (de 0 a 3 anos e 11 meses). O CEIC, totalmente climatizado, traz uma novidade, a partir de agora, as estruturas de ensino da rede publica municipal vão receber carteiras e brinquedos adaptadas às crianças com deficiência.

“Este é um gesto de carinho, de amor e de pura humanização”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro. Além da climatização de todas as salas de aulas, um compromisso assumido com a população e que vem sendo cumprido com o Programa Climatizar é Humanizar, as unidades passarão a receber o material adaptado. 

“A partir de agora, estamos adquirindo para toda a rede, as carteiras e brinquedos adaptados às nossas criancinhas cadeirantes ou portadoras de alguma deficiência. Com isso, além de estarmos buscando a inclusão e a justiça social, é mais um gesto de amor, de humanização e de preocupação com o nosso maior patrimônio, que são os nossos filhos”, anunciou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O novo CEIC é o terceiro a ser entregue à população na gestão Emanuel Pinheiro e leva o nome da mãe do ex — secretário de Educação do Município, Alex Vieira Passos, Rosângela Campos, a Dona Rosinha, como era conhecida e que faleceu em outubro do ano passado.

Obras

As obras foram iniciadas em março deste ano, com um investimento de R$ 336.758,00, em recursos próprios do Município. Com a reforma geral e ampliação, a unidade passa a ter mais uma sala de atividades de 55 m², totalizando cinco salas, banheiro infantil (masculino e feminino), banheiro para o berçário, sanitário para os funcionários, um depósito maior para material de limpeza e área de serviço.

Veja Também  Defesa Civil de Cuiabá garante que fogo na Estrada da Guia não volte a se alastrar

Com a reorganização do espaço escolar a unidade tem agora uma brinquedoteca. O playground foi revitalizado e a unidade recebeu urbanização e jardinagem, e novos calçamento e abrigo de lixo, de acordo com as normas municipais. O sistema de gás, tanto o abrigo como a tubulação foi revisado, assim como a parte elétrica e hidráulica. Todo o telhado foi trocado e o piso de alguns ambientes.

O setor administrativo, que inclui as salas da diretoria, coordenadoria e de professores foi reorganizado assim como a cozinha, dispensa e o refeitório, possibilitando a implantação de um lactário, de acordo com as normas e orientações da Coordenadoria de Nutrição Escolar. O CEIC Rosângela Campos ganhou ainda novos mobiliários, equipamentos e utensílios de cozinha, além de pintura.

Por meio do Programa Climatizar é Humanizar está totalmente climatizado, com a instalação de 10 novos aparelhos de ar condicionado (três de 30 mil BTUs, três de 18 mil BTUs, dois de 36 mil BTUs e dois de 9 mil BTUs).

Educação de qualidade

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que as ações visam melhorar ainda mais a qualidade do ensino na rede pública municipal e dar melhores condições de trabalho aos servidores e profissionais da Educação e atender com mais carinho, segurança e conforto os alunos.

Durante a entrega, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que o Centro Educacional Infantil Cuiabano, é uma marca da sua gestão e um feito inédito. “Não tem em nenhum outro lugar do Brasil. Foi a forma que encontramos para ampliar o número de vagas na Educação Infantil, para atender as mães e os pais trabalhadores, que às vezes não conseguem um emprego porque não têm onde deixar os seu filho. Um feito inédito em todo o país. Com isso, ampliamos no número de vagas e não deixamos as nossas crianças sem os primeiros passos da sua formação, dando oportunidade para que os pais possam trabalhar com dignidade e sustentar a sua família”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

Veja Também  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega CEIC Rosângela Campos no bairro Pedregal

O gestor ressaltou que a unidade será uma referência na região e falou sobre a homenagem a Dona Rosinha. “Uma grande educadora cuiabana, apaixonada pelo ensino e pela educação, e mãe do nosso querido ex-secretário de Educação, Alex Vieira Passos. Com essa sensação, de que estamos fazendo de tudo para melhorar a qualidade do ensino na nossa capital e também de que estamos honrando o compromisso com a população cuiabana, de criação de no mínimo mais 2 mil vagas na Educação Infantil, estou entregando o do CEIC Rosângela Campos e chegando a 1.920 novas vagas criadas na gestão Emanuel Pinheiro, na Educação Infantil. Isso significa que até o final do meu mandato, em dezembro deste ano, vamos entregar mais do que prometemos passando das 2 mil novas vagas. As nossas crianças merecem, os nossos pais merecem, Cuiabá merece”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Participaram da entrega a secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado; a diretora do CEIC Rosângela Campos, Danielle Amadeu da Silva Almeida; o vereador Macrean Santos e o presidente da Associação de Moradores do Pedregal, José Pereira Filho.

Homenagem

Apaixonada pela Educação, dona Rosângela Campos foi professora, atuou como conselheira de Educação do estado por dez anos. Pioneira, na década de 80, abriu a primeira unidade de ensino infantil de Cuiabá e Várzea Grande.

Atuou na área até sua aposentadoria em 2002. Seu pioneirismo, trabalhos e dedicação deixam legados seguidos na legislação e normas educacionais em âmbito estadual e, sua marca impressa na história da Educação, como uma mulher de fibra e batalhadora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana