conecte-se conosco


Cuiabá

Confira as principais atrações e eventos para o final de semana na Capital

Avatar

Publicado

Eventos culturais, shows nacionais, exposição, teatros estão com tudo neste final de semana. Com tantas atrações que acontece aqui a Prefeitura de Cuiabá destacamos os principais eventos e informamos opções à população e aos servidores públicos.

A Secretaria de Inovação e Comunicação (SICOM) vem seguindo uma proposta do prefeito Emanuel Pinheiro de valorização da cultura que acontece na capital mato-grossense.

Já começando os trabalhos, nesta sexta-feira (6) Bruno e Marrone, uma das duplas sertanejas mais conhecidas no Brasil apresenta um show com grandes sucessos. Entre as músicas está ‘Surto de Amor’, ‘Na Conta da Loucura’, ‘Vida Vazia’, ‘Choram as Rosas’ e outros. No sábado (7) a Dupla Anavitória faz show pela 3ª vez em Cuiabá, as artistas estão com a turnê que vem fazendo sucesso por todo o Brasil, em países vizinhos e também em Portugal: ‘Voz & Violão’. Elas são conhecidas pelas músicas ‘Pupila’, ‘Porque eu te amo’, ‘Ai, amor’, ‘Singular’, ‘Fica’, e outras. Também acontece por aqui uma exposição que comemora 30 anos da Cena Onze. Isso é só começo. Confira a Programação:

 

Show e Festa

1. O Que: Show Bruno e Marrone – O show faz parte de um especial fim de ano realizado na casa de festa. A dupla tem 34 anos de carreira, e atualmente cantam sucessos como “Enquanto eu brindo cê chora”, “Saudade que me mata” e “Não me deixa saber”, entre outros.

Quando: Sexta-feira (6)

Onde: Musiva

 

2. O Que: Show Anavitória- Formado por Anna Clara Costa e Vitória Fernandes, o duo já conquistou o Grammy Latino, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Trevo (Tu)”. Anavitória traz seus antigos sucessos e as novas músicas do álbum O tempo é agora, produzido por Tiago Iorc. Sucesso entre o público teen, este é um dos shows mais aguardados por essa turma que não vê a hora do dia chegar.

Quando: Sábado (7)

Onde: Musiva

 

3. O Que: Seletiva de rima; Batalha de MCs Cuiabá- Na ocasião, os rimadores selecionados nas etapas anteriores vão batalhar pelo prêmio de R$ 1 mil. O evento contará, ainda, com shows de rap, atrações locais escolhidas por votação online, intervenções de grafite, discotecagens, e apresentações de danças da cultura hip hop (break dance). As batalhas de MCs, também conhecidas como ‘batalhas de freestyle’, são encontros de mestres de cerimônia (MCs) em que cada um faz sua rima de forma improvisada, a capela (sem som) ou com beat tocado por um DJ. As batalhas surgiram enquanto o movimento Hip Hop dava seus primeiros passos, em meados dos anos 70, em Nova York*.

Quando: Sábado (7)

Onde: Museu da Imagem e do Som (MISC)

 

Feira e Exposição

1. O Que: 21ª Feira do Vinil-  A entrada é franca, e quem participar, além de comprar e trocar discos, poderá experimentar pratos diversos – inclusive veganos – e encontrar roupas de brechó e artesanato regional. Serão cerca de 45 expositores, como de gastronomia vegana e tradicional, burgers artesanais, kibes de peixe, doces artesanais e sobremesas gourmet, cervejaria artesanal com dois tipos de cerveja, produtos voltados à sustentabilidade, ateliês de moda afro, jóias artesanais, crochê, artesanato, origamis entre outros trarão produtos da economia criativa regional.

Quando: Sábado (7)

Onde: Casa Cuiabana

 

2. O Que: Exposição “Cena Onze 30 Anos”- Para celebrar seus 30 anos de história, relembrar a atuação no fomento à cultura e homenagear todos que se dedicam às artes cênicas. Contará com a presença de artistas como Vera Capilé, Caio Matoso, Eduardo Mahon, Marília Beatriz e Luciene Carvalho, além de uma exposição coletiva com os artistas plásticos Adir Sodré, Adriana Milano, Adriano Figueiredo, Babu 78, Carlos Pina, Clóvis Irigaray, Rai Reis, Ruth Abernaz, Vera e Zuleika, Vicente Paulo e Zeilton Matos.

Quando: Sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8)

Onde: Cine Teatro Cuiabá, das 08 às 18h

 

3. O Que: Narrativa de Ficção- A artista plástica Marly Silva abre a exposição “Narrativa de Ficção”. Suas obras chamam atenção pela linguagem visual abstracionista, que transmite ideias e sensações por meio dos pontos que são utilizados na técnica do pontilhismo e variedade de composições em linhas. Conforme os traçados e posições, surgem formas, segundo a derivação imaginária da artista, que dão sentido a uma orientação espacial e de reconhecimento da imagem, representada em formas de grafismos geométricos em sua maior parte, em nanquim, lápis comtè, grafite ou aquarela sobre papel.

Quando: Sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8)

Onde: Museu de Arte Sacra, 9h

 

Teatro e Coral

1. O Que: Escolinha da Almê- No total, serão 21 crianças no palco, interpretando personagens icônicos de Cuiabá, como Jejé de Oyá e Lucius do Caju, além de André D’Lucca comandando a escola com a personagem Almerinda. A ideia da escolinha nasceu no InCasa, e começou a partir de um processo seletivo realizado no mês de agosto deste ano, com crianças entre 06 e 12 anos. Foram selecionados alunos novos e veteranos, que estão desde o início da escola (2016), como Kauany Aimme, que faz o papel de Zulmira Canavarros, Emanuel Davi, como Ezequiel dos Cachorros, Pietro Lara, como Lucius do Caju, entre outros.

Quando: Domingo (8)

Onde: Teatro Zulmira Canavarros, 19h

 

2. O Que: Em Cena Escola Livre De Palhaço Apresenta: Chapeuzinho Vermelho No Século XXII- Chapeuzinho Vermelho no século XXII é a clássica história da menina de capuz vermelho, que é enviada por sua mãe à casa da vovózinha, que está doente da Zika e Chikungunya.

Quando: Sexta-feira (6) e sábado (7)

Onde: Cine Teatro Cuiabá, 20h

 

3. O Que: “Sonhos de Natal” – Marcando o encerramento da Temporada de 2019, os grupos que compõem o Núcleo Coral UFMT apresentarão o espetáculo “Sonhos de Natal”. A entrada é um brinquedo, que poderá ser novo ou usado, desde que em boas condições. No concerto, o Coral Infantil e Infantojuvenil da UFMT, o Coral da 3ª Idade da UFMT e o Laboratório Coral cantarão o repertório que foi trabalhado durante o ano, além de icônicas canções natalinas.

Quando: Domingo (8)

Onde: Teatro Universitário da UFMT, 18h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Criação da Ouvidoria da Educação é abordada na Semana Pedagógica

Avatar

Publicado

Jorge Pinho

Durante a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020, evento que está reunindo professores, gestores e técnicos da Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma das novidades apresentadas aos profissionais foi a criação da Ouvidoria da Educação. A iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro foi colocada em prática sob a coordenação do secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Toda a grande estrutura da Educação, que engloba 164 unidades educacionais, cerca de 10 mil servidores (só na ativa), aproximadamente 53 mil alunos e mais de 30 mil famílias, tem agora um canal direto com o órgão central e um fluxo mais eficiente de tratamento das informações.

“É inadmissível ter qualquer tipo de improviso diante de um universo tão grande de pessoas que são atendidas diretamente pela Secretaria de Educação, ou atuam no órgão”, afirmou a professora Lucilene Lescano, assessora da Coordenadoria de Gestão e Legislação, ligada à Diretoria de Ensino, e uma das responsáveis pela instalação da Ouvidoria da Educação.

Esse pensamento é compartilhado por Ângelo Valentim, coordenador de Avaliação Institucional da Diretoria de Planejamento e integrante da equipe que implantou a Ouvidoria. “A sociedade passa a ter um canal, por meio do 0800 647 0131, para reclamações, elogios e sugestões, além de um espaço para que as ideias sejam ouvidas, os conflitos superados e as questões atendidas”.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a Ouvidoria é um órgão de apoio estratégico, especializado, além de eficaz na mediação e na busca de soluções de conflitos e um eficiente agente promotor de mudanças.

“Atenta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, a Ouvidoria é um canal de comunicação imparcial e independente, cuja principal atribuição é defender os direitos individuais e coletivos, além de contribuir para a prática da boa governança corporativa. É por meio das manifestações gerenciais e sugestões que ocorre o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados aos usuários”, salientou. 

FUNÇÃO DA OUVIDORIA

A Ouvidoria foi implementada para atender o cidadão, toda a sociedade cuiabana, bem como o servidor da Educação. O objetivo é criar uma cultura de coleta de dados interligados que serão tabulados mensalmente e servirão de base para implementar melhorias na Educação do Município.

Além disso, os pais ganharam um canal que tem um compromisso de resposta, uma comunicação devolutiva via telefone ou mensagem. É importante lembrar também que a Ouvidoria Geral da Prefeitura continua funcionando e os assuntos que sejam pertinentes a outras pastas, serão encaminhados aos setores competentes.

SERVIÇO

Ouvidoria da Educação

0800 647 0131

Horário de atendimento – das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados e pontos facultativos)

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá credencia laboratórios via Ministério da Saúde e passa a ofertar mais de 800 próteses dentárias por mês

Avatar

Publicado

Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá – SMS – credenciou via Ministério da Saúde dois novos laboratórios para dar celeridade ao serviço de confecção de próteses dentária aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. O trâmite que habilitou as empresas Dente Fácil Odontologia e Laboratório Rubens de Prótese Dentária aconteceram via chamamento público.  

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho com os novos prestadores que trabalharão de acordo com a tabela SUS, além da celeridade Cuiabá amplia a oferta do serviço.

“Na série histórica saímos de 400 próteses em 2018, 500 em 2019 para 800 próteses por mês em 2020. Ou seja, estamos dobrandos o serviço ofertado de prótese durante a gestão Emanuel Pinheiro. Isso representa um ganho real na qualidade, agilidade e humanização para quem precisa voltar a sorrir”, frisou Pôssas.

De acordo com o diretor de Saúde Bucal da SMS, Wevertor Raider outro fator que terá impacto segundo a perspectiva da Secretaria é o tempo de espera para a confecção da prótese.

“Cada laboratório atenderá as regionais definidas pela gestão de forma a aperfeiçoar a prestação de serviço nas clínicas odontológicas Jardim Leblon, CPA III e Coxipó, nos CEOs – Centro de Especialidades Odontológicas e nas 27 unidades de Saúde da Família que, após reformadas pela gestão, receberão salas odontológicas. Dessa forma, o tempo de espera que tinha em média 90 dias, passa a ser no máximo 40 dias”, completou Raider.

Para o sucesso no atendimento dos que já aguardam na fila de espera, a Secretaria de Saúde orienta que os pacientes busquem as clínicas odontológicas onde o tratamento está sendo realizado para atualização de cadastro. Já os que desejarem iniciar o atendimento, devem se dirigir até a unidade odontológica mais próxima de sua residência para a primeira consulta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana