conecte-se conosco


Cuiabá

Consultora da Unesco do Programa Criança Feliz esteve em Cuiabá para visita técnica

Avatar

Publicado

Vicente Aquino

A coordenadora responsável pelo Programa Criança Feliz no Centro-Oeste, Lisane Marques, da Unesco esteve em Cuiabá para uma visita técnica e avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura, nesta sexta-feira (06). O programa é uma parceria do Ministério da Cidadania em parceria com os municípios.

“O objetivo da visita é fazer o monitoramento, o acompanhamento e a execução do Programa, que é desenvolvido dentro da política de assistência social. Estamos acompanhando, conversando e avaliando todas as equipes de referência, pois o programa conta atualmente com mais de 21.000 visitadores. Essa avaliação permanente é necessária para que os apontamentos sejam feitos e os serviços melhorados”, explicou Lisane Marques.

Na oportunidade, a coordenadora conheceu in loco os serviços da equipe pertencente à Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Pedra 90, onde as famílias atendidas pelo Programa. “Fiquei muito satisfeita com o que pude presenciar. Um fator primordial para o sucesso do programa é o envolvimento de todos os componentes da equipe. Quem trabalha com esse programa tem que estar envolvido, conhecer a realidade de cada família para saber que tipo de suporte poderá ser ofertado. E isso ficou visível. Cuiabá está de parabéns. As famílias visitadas demonstraram satisfação pelo atendimento prestado”, comentou a representante da Unesco.

Na Capital, o programa que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social é realizado em sete das 14 unidades existentes dos Centros de Referência, sendo eles: Planalto, Pedra 90, CPA, Jardim União, Jardim Araçá, Pedregal e Jardim Nova Esperança. A metodologia utilizada é de visitas domiciliares realizadas nas residências das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), inserida no CRAS de referência em que o Programa Criança Feliz atua.

Durante a explanação, a coordenadora do Programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Santos Machado informou que cerca de 986 crianças de 0 a 3 anos, 54 famílias contempladas com o auxílio do BPC e 94 gestantes estão sendo acompanhadas pelo programa. “Desde que assumi a coordenação sabia do grande trabalho a ser desempenhado, mas que, sem dúvida nenhuma, o retorno satisfatório estava garantido. Temos pela frente muitos desafios, mas estamos no caminho certo. Nosso objetivo é incluir cada vez mais famílias e melhorar a qualidade de vida dessa população”, disse ela.

“Aos poucos já estamos recebendo o retorno das famílias atendidas pelo programa em Cuiabá. A principal declaração é de que a vida delas mudou depois que começaram a receber a visita da equipe, e isso nos motiva a continuar e trabalhar ainda mais por essa nobre causa que é a primeira infância”, comentou.

O secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho agradeceu a visita, pois segundo ele, trocas de informações e novas orientações são fundamentais para o progresso do Programa. “Quem ganha com isso é a população que necessita do apoio e dos serviços ofertados pela administração pública. O nosso objetivo é trabalhar para oferecer qualidade de vida a população cuiabana. É com muita satisfação que podemos afirmar que o trabalho está tendo resultados positivos e fazendo a diferença na vida das pessoas”, concluiu o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ- O programa prioriza crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, como: gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Termina à meia-noite prazo para matrícula nas escolas das Regionais Sul e Oeste

Avatar

Publicado

Jorge Pinho

Termina à meia noite desta terça-feira (14) o prazo para matrícula de alunos novos nas unidades da rede pública municipal de Educação que oferecem as modalidades de Pré-Escola (4 e 5 anos) até o Ensino Fundamental (14 anos). Após o encerramento do prazo, os pais devem comparecer nas escolas levando seus documentos pessoais e comprovante de endereço, e os documentos de seus filhos, certidão de nascimento e, se for o caso, o documento de transferência, para confirmar a matrícula.

A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), Angely Arruda explicou que nas escolas das Regionais Norte e Leste, cujas matrículas foram realizadas na semana passada, os pais já estão levando os documentos. “Nas escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste, para as quais o prazo de matrícula se encerra à meia-noite de hoje, os pais podem levar os documentos a partir de amanhã, dia 15”, explicou.

Após a confirmação das matrículas pelos pais, as vagas remanescentes serão disponibilizadas e, nesse caso, as matrículas serão feitas diretamente nas escolas.

Na modalidade de Pré-Escola até o Ensino Fundamental o Município disponibilizou 6.111 vagas, em 90 escolas urbanas e do campo, inclusive para a EMEB Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Regional Sul, onde foram oferecidas 255 vagas do 6º ao 9º Ano.

Ao todo, incluindo as vagas em creches, Centros Municipais Infantis Cuiabanos (CEIC’s), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI’s), foram oferecidas para o ano letivo de 2020, 10.146 vagas.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, avaliou de forma positiva, o Matrícula WEB dizendo que a cada ano, a gestão aprimora ainda mais a matrícula online e disse que a novidade deste ano, a escola cívico militar, gerou uma grande demanda. “Em poucos minutos, as 255 vagas oferecidas na EMEB Maria Dimpina foram preenchidas demonstrando o grande interesse dos pais. A escola funcionará este ano com o novo modelo, em caráter experimental, e a gestão irá avaliar os resultados para então discutir uma possível implantação de outras unidades nesse perfil, na rede”, salientou o secretário Alex Vieira Passos.

 

Lembrete

Os  pais ou responsáveis que solicitaram em dezembro, vaga para creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEIs), para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, devem ficar atentos, a Secretaria Municipal de Educação vai divulgar a partir do dia 21 de janeiro, as listas de classificados.

Essas listas também serão fixadas nas unidades educacionais.

Os pais terão que confirmar a matrícula a partir da quarta-feira (22) até sexta-feira (24). Se não o fizerem, perdem a vaga.

 

Informações pelos telefones 0800 646 2003, 3645 6560 ou 3465 6571.

 

  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Jovem sem identificação alojado no Albergue Manoel Miraglia procura por família

Avatar

Publicado

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano está a procura da família de um rapaz que foi localizado no dia 11.01, próximo a um posto de gasolina que fica na saída para a cidade de Jaciara e se encontra no albergue Manoel Miraglia. 

Segundo o coordenador, José Leonel da Costa Pinto, o rapaz têm dificuldades na fala, aparenta ter problemas psiquiátricos e não sabe dizer o próprio nome, idade ou explicar onde mora. “A delegacia de homicídios, entrou em contato com a nossa equipe informando sobre um jovem que estava neste posto desde sábado. Hoje iremos acolher o rapaz e esperamos que a família o encontre”, explica.

Amigos, parentes ou pessoas que tiverem informações sobre a família deste jovem podem entrar em contato pelo telefone (65) 3616-6655 ou se dirigir ao albergue situado na Rua Istambul, número 02, bairro Bordas da Chapada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana