conecte-se conosco


Mato Grosso

Arena Encantada traz fé, magia e diversão para as famílias mato-grossenses

Avatar

Publicado

O espírito natalino já tomou conta da Arena Pantanal. No início da noite desta quinta-feira (05.12), o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, acompanhados de vários secretários e autoridades políticas, conduziram o lançamento da Arena Encantada, um espetacular parque natalino com mais de 4 mil m² de estrutura montada no complexo esportivo.

“Essa é uma festa realizada com muito carinho pela minha esposa Virginia para que todos tenhamos neste fim de ano um período de muitas comemorações. Milhares de famílias mato-grossenses passarão por aqui até janeiro. Um espetáculo natalino que envolve magia e fé, com essa festa linda dedicada ao verdadeiro sentido do natal, que é celebrar o nascimento do nosso senhor Jesus Cristo”, disse o governador.

Sobre a realização e todos os esforços para fazer da Arena Encantada uma realidade possível para a população mato-grossense, o governador explicou os caminhos percorridos até deixar o evento pronto. 

“Toda essa festa foi criada 100% com investimentos dos apoiadores. O Governo não desembolsou recursos da fonte 100. Estamos chegando ao final deste ano com muitos desafios vencidos, mas com muitos desafios pela frente ainda. Estou muito feliz por estar aqui hoje, inaugurando oficialmente as festas natalinas, mas além disso, tenho a certeza de que 2019 foi um ano muito bom para Mato Grosso”, destacou.

Aberto à visitação de domingo a domingo a partir desta sexta-feira (06.12) até o dia 5 de janeiro, a Arena Encantada acenderá as luzes e abrirá as portas sempre às 18h e o visitante poderá, até às 23h, experimentar a contagiante magia das festas natalinas em um circuito com instalações interativas e cenários e ambientes que recriam a história da mais emocionante festa cristã.

Uma das atrações mais aguardadas, no entanto, é a entrega de presentes, na chegada do Papai Noel. O bom velhinho chegará à “Arena Encantada” no dia 17 de dezembro para entregar brinquedos a 6 mil crianças carentes, selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A organização ficará por conta da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), que irá garantir segurança, alimentação e cuidados especiais para as crianças participantes.

“A primeira-dama tem uma sensibilidade e um olhar especial para as crianças, especialmente as mais carentes. Foi uma excelente iniciativa realizar esse Natal por meio de parcerias, considerando que neste momento o Estado não teria condições de realizar sozinho. Além de uma festa de Natal lúdica muito bonita, aberta ao público durante os próximos 30 dias, também tem uma grande ação de solidariedade”, diz Rosamaria Carvalho, titular da Setasc.

Veja Também  Politec esclarece que não realizou perícia nos celulares decorrentes do caso Isabele Ramos

Espírito solidário

Estima-se que passarão pela Arena Encantada, até janeiro, aproximadamente 450 mil pessoas. Toda a ação está sendo coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, que fez questão de escolher pessoalmente os brinquedos a serem entregues na noite da chegada do Papai Noel, assim como acompanhou desde o início o projeto, a cenografia e as atrações.

Além dos destaques natalinos e da entrega de brinquedos, a “Arena Encantada” terá ainda a arrecadação de alimentos que serão entregues a instituições filantrópicas dedicados a atender famílias em situação de vulnerabilidade social, como os clubes de serviços Lions e Rotary, Maçonaria e igrejas.

“Faltam palavras para expressar a minha emoção hoje. Trabalhamos sempre com muito carinho e muito amor para que essa linda festa pudesse se tornar realidade. Agradeço muito a toda a equipe envolvida, secretários, parceiros, todos que contribuíram para a realização do maior natal que Mato Grosso já viu. Desejo um feliz Natal a todos e que Deus abençoe todas as famílias como abençoa a minha também”, celebrou a primeira-dama Virginia Mendes. 

Para percorrer o circuito da Arena Encantada, a entrada é um quilo de alimento não perecível por família e os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone. Porém, as famílias que não tiverem condições também poderão ingressar no local normalmente.

O circuito de atrações, a propósito, conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da arena, o público ainda poderá desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.

A Arena Encantada é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio da iniciativa privada.

Arena multiuso

Para o secretário Allan Kardec, que responde pela pasta de Cultura, Esporte e Lazer, a Arena Encantada significa muito mais que uma festa natalina: é uma oportunidade de dar novos significados ao parque esportivo.

Veja Também  Região Sudeste recebeu 53,2 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

“Uma linda festa natalina que está sendo projetada há 90 dias. Junto ao governador e a primeira-dama, pensamos em como poderíamos transformar a Arena Pantanal nesse espaço acolhedor, em que a família possa se sentir à vontade. Agora, com tudo pronto, podemos perceber que este é o maior Natal que Mato Grosso já viu, um Natal de fé, de magia e esperança. No primeiro ano do Governo Mauro Mendes podemos transmitir uma mensagem de esperança para a sociedade e que o próximo ano será ainda melhor”, adianta Kardec.

A Arena Encantada se instala no entorno do campo, no piso sintético das laterais, atrás das traves e nos túneis de acesso aos vestiários, de maneira a preservar o gramado da Arena Pantanal, que estará inacessível. 

“Tudo que é realizado por este Governo é realizado com seriedade. Quando garantimos que o gramado da Arena Pantanal não seria afetado com o evento, a população pode acreditar. Cercamos todo o gramado, todo o campo de jogo está absolutamente protegido. Hoje o gramado está entre os dez melhores do país e até o próximo jogo na Arena, dia 19 de janeiro, o gramado estará entre os cinco melhores gramados do pais”, garante Jefferson Neves, secretário-adjunto de Esporte.  

A utilização das arenas para outros eventos, para além da prática esportiva como espetáculos culturais, exposições e encontros já é uma realidade. Para o secretário Jefferson, a Arena Pantanal só faz sentido se servir como um colossal aparelho de cidadania, com função multiuso.

“Podemos dizer com plena certeza que hoje temos uma arena multiuso. A Arena Encantada está bonita como nunca. Espetacular! Vendo tudo pronto, digo com certeza está entre os melhores natais do pais. A ideia é fazer com que a população mato-grossense não precise sair daqui para viver essa experiência num parque natalino. Estamos muito contentes com o resultado”, comemora Jefferson.

Serviço

Natal na “Arena Encantada”

Onde: Arena Pantanal

Quando: De 06 de dezembro a 05 de janeiro, sempre das 18h às 23h

Entrada: Um quilo de alimento não perecível por família (arroz, feijão, açúcar, café, macarrão e óleo).

A Arena Pantanal é uma arena multiuso localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Escola especializadas agendam entrega de kits de alimentação escolar para os pais

Avatar

Publicado


.

As cinco escolas especializadas da rede estadual localizadas em Cuiabá e Várzea Grande iniciaram a entrega dos kits de alimentação escolar para as famílias dos alunos. Para evitar aglomeração e seguir as regras de distanciamento, cada equipe gestora fez um agendamento para atendimento aos pais que irão buscar no dia e horário marcados. Com isso, todas as famílias serão atendidas e com segurança.

Nesta quarta-feira (12.08), a Escola Estadual Especial Livre Aprender, em Cuiabá, iniciou a distribuição dos 120 kits. A diretora Fátima Rosana Farias explica que, com a ajuda de alguns profissionais da educação, estão organizando os kits. Além disso, já fez o agendamento para entrega que vai até a sexta-feira (14.08).

“Também confeccionamos pães para composição de cesta de alunos do Projeto Cozinha Experimental com receita para assar em casa. Os pães já vão pré-assados para serem consumidos quentinhos. Os pais vão adorar”, comemora Fátima Rosana. Para incrementar o kit, a diretora acrescentou chocolate e aveia para os alunos cadeirantes e alguns precisam de alimentação pastosa. 

A assistente social Izabel Oliveira Ribeiro, um estudo socioeconômico das famílias dos alunos matriculados que necessitam dos Kits alimentação. “Esses produtos são importantes para as famílias carentes e baixa renda”, assinala.

Para Vera Rodrigues que é mãe de um aluno a ajuda vai fazer muita diferença, pois com a pandemia tem que cuidar do filho e não tem mais emprego fixo. “Quando meu filho estava na escola, ainda trabalhava, mas agora tenho que cuidar dele. Então esse kit vai ajudar e muito em casa”, explica.

Veja Também  Confira os serviços do Detran-MT que podem ser feitos de forma on-line

Luz do Saber

E a partir desta quarta-feira, a EE Luz do Saber também inicia a entrega. São 62 kits para as famílias dos alunos. “Terminamos na terça-feira (11.08) de preparar os kits e já havíamos agendado com os pais”, assinala a diretora Jane Cristina Ignotti.

Na recepção, a diretora usou um aparelho de medir temperatura dos pais, que ficaram mais tranquilos. A entrega foi na parte externa da unidade escolar. Os pais receberam também as atividades impressas para os alunos que não tem acesso à internet.

Os pais não só ficaram satisfeitos com o kit, que vai ajudar na alimentação em casa, mas com o trabalho desenvolvido pela escola. “Minha filha estuda há dois anos aqui na escola. Está fazendo as atividades em casa, mas com saudades dos amiguinhos aqui da escola”, comenta Aline Jesus.

O mesmo entendimento tem Geli Costa, que tem uma filha na escola. “Aqui na Luz do Saber minha filha se sente bem. Enquanto não houver aula presencial, vamos de aula em casa”, ressalta. 

Raio de Sol

Na EE Especial Raio de Sol, também em Cuiabá, a entrega começa na segunda-feira (17.08). A equipe gestora está preparando os 139 kits, assim os pais foram avisados que a entrega será por agendamento. “Na próxima semana, tudo organizado para a entrega. Frutas e verduras chegam na segunda-feira (17.08)”, destaca a coordenadora pedagógica Valdite Heinsen.

Veja Também  Governo altera normas do regime de trabalho dos servidores estaduais de Mato Grosso; entenda

Ceaada

O Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada) Professora Arlete Pereira Migueletti, em Cuiabá, prepara 50 kits para serem entregues na próxima semana.

A diretora Gláucia Inês Paes de Barros informa que está adquirindo os produtos e, assim que todos forem entregues, os kits serão montados. “Até a próxima segunda-feira (17.08) os kits estão prontos e vamos iniciar a entrega”, acrescenta.

CHP

Em Várzea Grande, O Centro de Habilitação Profissional (CHP) Célia Rodrigues Duque, as entregas iniciaram na terça-feira (11.08) e irão contemplar 137 famílias com os kits de alimentação. “Estamos agendando duas turmas por período para não ter aglomeração, além de seguir todas as medidas de segurança, os funcionários e os pais usando máscaras, álcool em gel e líquido, e medindo a temperatura de todos. Tudo para que os pais se sintam seguros”, destaca a secretária Solange Raupp.

3ª etapa

Os kits fazem parte da terceira de entrega de produtos alimentação escolar por parte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para famílias de alunos da rede estadual. Nesta etapa, serão beneficiadas cerca de 300 mil famílias, com investimentos na ordem de R$ 13 milhões, recursos dos governos estadual e federal.

A cestas contém arroz, feijão, carne, leite, verduras (como cenoura, chuchu, beterraba, maxixe, quiabo e abobrinha), frutas e tubérculo (mandioca ou batata).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo altera normas do regime de trabalho dos servidores estaduais de Mato Grosso; entenda

Avatar

Publicado


.

O Governo de Mato Grosso atualizou as normas para o regime de trabalho dos servidores públicos estaduais durante o período da pandemia. As novas regras passaram a vigorar a partir da próxima segunda-feira (17.08).

Conforme o Decreto 600/2020, publicado no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (12.08), o revezamento está mantido, mas passará a ser semanal, e não mais diário.

Desta forma, os servidores que atuam em regime de revezamento passam a trabalhar da seguinte forma: duas semanas de forma presencial e uma em teletrabalho, “mediante escala de revezamento a ser estabelecida pela chefia imediata”.

As duas semanas de trabalho presencial não necessariamente precisam ser consecutivas, podendo ser intercaladas conforme a organização definida pela secretaria.

Se a unidade de trabalho possui três servidores, por exemplo, o revezamento pode ser estabelecido da seguinte maneira:

 

SEMANA 1

SEMANA 2

SEMANA 3

PRESENCIAL

Servidores A e B

Servidores A e C

Servidores B e C

TELETRABALHO

Servidor C

Servidor B

Servidor A

 

O horário de expediente continuará o mesmo já definido em decretos anteriores: das 7h30 às 13h30.

Os servidores que se enquadram no grupo de risco também continuam a atuar em regime exclusivo de teletrabalho, assim como aqueles “que tenham tido contato direto com casos confirmados de Coronavírus, pelo prazo prescrito por médico, exceto quando preferencialmente submetido a teste, seu resultado for negativo’.

Veja Também  Região Sudeste recebeu 53,2 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

O novo decreto ainda revogou a determinação anterior, que previa que os servidores lotados em municípios com classificação de risco muito alta deveriam atuar apenas por teletrabalho.

Confira a íntegra do decreto:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 66, inciso III e V da Constituição Estadual, e

CONSIDERANDO a prorrogação dos efeitos do Decreto nº 424, de 25 de março de 2020, que declara estado de calamidade pública no âmbito da Administração Pública Estadual, em razão dos impactos socioeconômicos e financeiros decorrentes da pandemia causada pelo agente Coronavírus (COVID-19);

CONSIDERANDO o princípio da continuidade do serviço público que deve ser observado pela Administração Pública; e

CONSIDERANDO a redução no número da média móvel de casos confirmados de Covid-19, de hospitalizações e de óbitos no âmbito do Estado de Mato Grosso;

DECRETA:

Art. 1º  Ficam alterados o caput e o §1º do art. 5º do Decreto nº 520, de 10 de junho de 2020, que passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 5º Na vigência deste Decreto, o trabalho desempenhado pelos servidores será realizado com a adoção do regime de revezamento, de modo que a cada 03 (três) semanas, em 02 (duas) as atividades serão prestadas de forma presencial e em 01 (uma) mediante teletrabalho.

§ 1º Os servidores sujeitos ao regime de revezamento na forma do caput trabalham (02) duas semanas presencialmente em sua unidade de lotação e 01 (uma) em teletrabalho, ainda que em unidade administrativa diversa daquela em que estiver lotado, mediante escala de revezamento a ser estabelecida pela chefia imediata.

(…)”

Art. 2º Fica alterado inciso II, do §4º do art. 6º do Decreto nº 520, de 10 de junho de 2020, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 6° (…)

§ 4º (…)

(…)

II – que tenham tido contato direto com casos confirmados de Coronavírus, pelo prazo prescrito por médico, exceto quando preferencialmente submetido a teste, seu resultado for negativo;

Art. 3° Ficam revogados o §1° do art. 10 e o art. 14-A do Decreto nº 520, de 10 de junho de 2020.

Art. 4º  Este Decreto entra em vigor no dia 17 (dezessete) de agosto de 2020.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana