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Cuiabá

Rodas de conversa com mulheres vítimas de violência serão promovidas em Cuiabá

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Revija Zarja/Internet

“De mulher pra mulher: Vamos recomeçar?”. Este foi o tema escolhido para as rodas de conversa que serão realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, no Centro de Referência de Assistência Especializada da região Norte, localizado no bairro Morada do Ouro. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira (06), a partir das 14h30.

A proposta desses momentos com mulheres vítimas de violência doméstica é proporcionar um espaço de escuta e fala para construção e reconstrução de histórias e novas perspectivas de vida. “Estes momentos são extremamente importantes, não só para as mulheres que são atendidas, mas para aquelas que trabalham com a causa, pois as impulsionam a seguir na luta contra a violência, procurando sempre proporcionar o que for de melhor para a população de nosso município”, disse a coordenadora da Proteção Social Especial, Maggie Carolina Maidana.

Os encontros serão realizados a cada 15 dias, com atividades desenvolvidas em cima das seguintes temáticas: “Sou única”, para trabalhar a autoestima e o autocuidado; “Sou amada”, para trabalhar o amor próprio; “Sou amável”, para trabalhar a construção afetiva; “Sou capaz”, para trabalhar sobre os direitos da mulher após a separação; “Sou corajosa”, sobre mercado de trabalho, cursos e estudos; e por último, “Sou influenciadora”, debatendo sobre a violência transgeracional, legado, educação positiva e gentil.

“Oportunidade de diálogos sobre diversos temas, a fim de abordar os mais variados tipos de agressão à mulher: violência doméstica e familiar, dependência afetiva, o auto monitoramento e as estratégias de enfrentamento, serão algumas das temáticas abordadas durante as rodas de conversa”, informou Maggie.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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Cuiabá

Criação da Ouvidoria da Educação é abordada na Semana Pedagógica

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Jorge Pinho

Durante a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020, evento que está reunindo professores, gestores e técnicos da Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma das novidades apresentadas aos profissionais foi a criação da Ouvidoria da Educação. A iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro foi colocada em prática sob a coordenação do secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Toda a grande estrutura da Educação, que engloba 164 unidades educacionais, cerca de 10 mil servidores (só na ativa), aproximadamente 53 mil alunos e mais de 30 mil famílias, tem agora um canal direto com o órgão central e um fluxo mais eficiente de tratamento das informações.

“É inadmissível ter qualquer tipo de improviso diante de um universo tão grande de pessoas que são atendidas diretamente pela Secretaria de Educação, ou atuam no órgão”, afirmou a professora Lucilene Lescano, assessora da Coordenadoria de Gestão e Legislação, ligada à Diretoria de Ensino, e uma das responsáveis pela instalação da Ouvidoria da Educação.

Esse pensamento é compartilhado por Ângelo Valentim, coordenador de Avaliação Institucional da Diretoria de Planejamento e integrante da equipe que implantou a Ouvidoria. “A sociedade passa a ter um canal, por meio do 0800 647 0131, para reclamações, elogios e sugestões, além de um espaço para que as ideias sejam ouvidas, os conflitos superados e as questões atendidas”.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a Ouvidoria é um órgão de apoio estratégico, especializado, além de eficaz na mediação e na busca de soluções de conflitos e um eficiente agente promotor de mudanças.

“Atenta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, a Ouvidoria é um canal de comunicação imparcial e independente, cuja principal atribuição é defender os direitos individuais e coletivos, além de contribuir para a prática da boa governança corporativa. É por meio das manifestações gerenciais e sugestões que ocorre o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados aos usuários”, salientou. 

FUNÇÃO DA OUVIDORIA

A Ouvidoria foi implementada para atender o cidadão, toda a sociedade cuiabana, bem como o servidor da Educação. O objetivo é criar uma cultura de coleta de dados interligados que serão tabulados mensalmente e servirão de base para implementar melhorias na Educação do Município.

Além disso, os pais ganharam um canal que tem um compromisso de resposta, uma comunicação devolutiva via telefone ou mensagem. É importante lembrar também que a Ouvidoria Geral da Prefeitura continua funcionando e os assuntos que sejam pertinentes a outras pastas, serão encaminhados aos setores competentes.

SERVIÇO

Ouvidoria da Educação

0800 647 0131

Horário de atendimento – das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados e pontos facultativos)

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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Cuiabá

Cuiabá credencia laboratórios via Ministério da Saúde e passa a ofertar mais de 800 próteses dentárias por mês

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Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá – SMS – credenciou via Ministério da Saúde dois novos laboratórios para dar celeridade ao serviço de confecção de próteses dentária aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. O trâmite que habilitou as empresas Dente Fácil Odontologia e Laboratório Rubens de Prótese Dentária aconteceram via chamamento público.  

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho com os novos prestadores que trabalharão de acordo com a tabela SUS, além da celeridade Cuiabá amplia a oferta do serviço.

“Na série histórica saímos de 400 próteses em 2018, 500 em 2019 para 800 próteses por mês em 2020. Ou seja, estamos dobrandos o serviço ofertado de prótese durante a gestão Emanuel Pinheiro. Isso representa um ganho real na qualidade, agilidade e humanização para quem precisa voltar a sorrir”, frisou Pôssas.

De acordo com o diretor de Saúde Bucal da SMS, Wevertor Raider outro fator que terá impacto segundo a perspectiva da Secretaria é o tempo de espera para a confecção da prótese.

“Cada laboratório atenderá as regionais definidas pela gestão de forma a aperfeiçoar a prestação de serviço nas clínicas odontológicas Jardim Leblon, CPA III e Coxipó, nos CEOs – Centro de Especialidades Odontológicas e nas 27 unidades de Saúde da Família que, após reformadas pela gestão, receberão salas odontológicas. Dessa forma, o tempo de espera que tinha em média 90 dias, passa a ser no máximo 40 dias”, completou Raider.

Para o sucesso no atendimento dos que já aguardam na fila de espera, a Secretaria de Saúde orienta que os pacientes busquem as clínicas odontológicas onde o tratamento está sendo realizado para atualização de cadastro. Já os que desejarem iniciar o atendimento, devem se dirigir até a unidade odontológica mais próxima de sua residência para a primeira consulta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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