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Juiz e rapper são premiados por projeto que busca empregar jovens

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Um juiz se une a um rapper para dar rumo à vida de mais de 8 mil jovens espalhados por 665 casas de acolhimento do estado de São Paulo. Pela iniciativa, o juiz Iberê Dias, da Justiça de São Paulo, e o rapper Dexter receberam hoje (3) o Prêmio Innovare, que todos os anos reconhece as práticas mais inovadoras no âmbito do Judiciário.

Titular da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, na Grande São Paulo, assessor da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo e premiado pelo segundo ano consecutivo no Innovare, Dias é idealizador do Trampo Justo, projeto que, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), estimula empresas a concederem empregos e bolsas de estudo a adolescentes acolhidos, que começam a trabalhar como jovens aprendizes a partir dos 14 anos ou com carteira assinada a partir dos 16 anos.

“Quando estes adolescentes completam 18 anos eles são obrigados a ir para a rua e se sustentarem sozinhos, custear a própria moradia, alimentação, transporte. A ideia é conseguir vagas de emprego para estes adolescentes e desenvolver a autonomia deles enquanto ainda acolhidos”, explica o juiz.

Uma etapa essencial nesse processo, porém, é convencer o jovem de que o melhor caminho para conduzir a própria vida é encontrar um trampo justo, um sustento honesto. Nesse momento entra a figura de Dexter, que foi procurado pelo juiz Iberê Dias para visitar os abrigos e motivar os adolescentes acolhidos.Ajuda o fato de Dexter ser um exemplo de ressocialização, tendo uma carreira como um dos músicos mais proeminentes do rap nacional após ter cumprido pena de mais de 13 anos no sistema penitenciário.

“O projeto estava precisando de uma pessoa do meio, da periferia, que conversasse com esses jovens de igual para igual”, contou Dexter à Agência Brasil.

“Aos 18 anos esses jovens são lançados à própria sorte. Meu papel é dizer para essas pessoas e convencer essa juventude de que trabalhar é legal, de que eles precisam pensar no futuro deles, mas de uma maneira correta”, disse ele pouco depois de receber a premiação das mãos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, em cerimônia na sede da Corte, em Brasília.

O Trampo Justo foi uma das sete iniciativas inovadoras e de boas práticas no Judiciário que foram premiadas neste ano pelo Innovare, que está em sua 16ª edição. Participam da comissão julgadora do prêmio ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais do direito.

Edição: Aline Leal
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Cuiabá

Evento reúne perto de 6 mil profissionais da Educação para formação e alinhamento

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Jorge Pinho

Prossegue nesta quarta-feira (22), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a programação da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020. Neste segundo dia do evento, o tema continua sendo a Educação Sócioemocional, que este ano será ampliada na rede pública municipal de Educação.

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020 foi aberta na terça-feira (21) pela secretária adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado que falou sobre os desafios e metas da Educação neste ano. “Ao longo desses 10 dias de formação vamos trabalhar temas importantes para a Educação de Cuiabá como a Escola da Inteligência, o Programa de Alfabetização (ProAC), o Programa de Melhoria da Proficiência entre outros. Esta é uma forma de melhorar o trabalho na escola”, destacou.

A abertura reuniu professores da Educação Infantil, na faixa etária de 04 e 05 anos, e secretários das unidades educacionais nas palestras sobre o Programa Escola da Inteligência. Pela manhã o programa foi apresentado aos professores de referência da Educação Infantil. No período da tarde, a palestra reuniu os secretários escolares.

A Semana Pedagógica tem como objetivo estabelecer, desde o início do ano letivo, a rotina para a execução dos serviços planejados para o ano. “É uma verdadeira maratona” – frisou a secretária adjunta Edilene Machado – reforçando que 2020 é um ano desafiador, com muita coisa para mudar e acontecer, com inovações e melhorias. “Temos que ter fé”, complementou Edilene.

O evento envolve cerca de seis mil profissionais, entre professores, técnicos e gestores e este ano tem como um dos temas norteadores, o Gerenciamento de Sala da Aula.

O Técnico de Administração Escolar (TAE), Joelson Alves da Silva, que atua como secretário escolar participa da Semana Pedagógica com muito entusiasmo. “É um período de gás e experiência para todos nós da educação municipal, temos que aproveitar a oportunidade”, disse ele.

Maria Helena Santiago, coordenadora do Programa Escola da Inteligência, que trata da educação socioemocional, falou sobre as metas e desafios do programa para 2020. Lançado em 2018, inicialmente em oito unidades, no ano passado foi implementado em 30 escolas e agora, em 2020, vai atingir 110 unidades, aproximadamente 46 mil alunos da rede. “O programa que atendia a Educação Infantil I até 9º Ano agora, em 2020, alcançará também o 7º e o 8º Anos, portanto, alunos de 4 a 6 até 15 e 16 anos”, destacou a coordenadora salientando a coragem do prefeito Emanuel Pinheiro e o dinamismo dos profissionais da Educação liderados pelo secretário, Alex Vieira Passos.

 

Programação

Nesta quarta-feira (22), no período da manhã, o programa Escola da Inteligência está sendo apresentado aos Professores de referência do 1º e do 4º Anos e no período da tarde acontece o ciclo de estudos para Coordenadores Pedagógicos.

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020 prossegue até o dia 31 com a Aula Inaugural, que irá abordar os temas A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagens e a Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência, para técnicos e equipe gestora.

 

Confira a programação completa da Semana Pedagógica 2020.

 

Programação

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020

 

Dia 22/01

Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Socioemocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 1º e de 4º ano

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Coordenadores Pedagógicos

Dia 23/01

– Das 08h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Socioemocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 2º e de 5º Ano

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Diretores

Dia 24/01

– Das 8h às18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Socioemocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 3º e 6º Ano e professores representantes do 7º, 8º e 9º Ano

– Das 8h às 12h – Reunião com os Coordenadores Pedagógicos – Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência

– Das 14h às 17h – Reunião com os Diretores – Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência

Dia 28/01 – Matutino – das 8h às 12h

– A Importância da Musicalização para o Desenvolvimento dos Bebês – Educação Infantil de 0 a 3 anos com ShauanBenks – para TDIs

– Os Processos de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento na Educação Infantil com Edi Fonseca – para Professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

Dia 28/01 – Vespertino – das 14h às 18h

 – A Importância da Musicalização para o Desenvolvimento dos bebês – Educação Infantil de 0 a 3 anos com ShauanBenks – para TDIs

 – Os Processos de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento na Educação Infantil com Edi Fonseca – para Professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

Dia 29/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos com Daniela Macambira – para Professores de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

– Inclusão Escolar: Os Amigos, Currículo e Adaptação de Material com a Psicóloga Janaine Silvestre de Paula – para Professores de Sala Multifuncional e Professores de Educação Infantil – CMEIs, CEEIs e EMEBs de atendimento exclusivo à Educação Infantil.

Dia 29/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos com Daniela Macambira – para Professores de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano

– Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de alinhamento – para Diretores/Coordenadores/Líderes/Assessores da DE/SME

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

– Inclusão Escolar: Os Amigos, Currículo e Adaptação de Material com a Psicóloga Janaine Silvestre de Paula – para Professores Educação Física e Arte

Dia 29/01 – Noturno – das 18h30 às 21h30

– Políticas da EJA frente às Mudanças no Cenário Educacional Brasileiro com Maria Margarida Machado – professores da EJA

Dia 30/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Metodologias Ativas com Leonardo Drummond Vilaça e, Inovação na Educação e Tecnologias com Get Edu – Google for Education – para Professores de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º Ano

– A Atuação do TMD no Processo Pedagógico com Assessores das Bibliotecas Públicas Saber com Sabor e CPP – para TMD

– Escola Cuiabana: Ergonomia e Saúde com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE-ASG

– Escola Cuiabana: TMIE e as Funções Correlatas com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE-Vigilante

– Seminário de Socialização das práticas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) com Assessores da COC e Daniela Macambira –  para Professores de 1º e 2º Ano

– Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de Alinhamento – para Professores de 4º Ano e Coordenadores Pedagógicos

Dia 30/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– A Atuação do TMD no Processo Pedagógico com Assessores das Bibliotecas Públicas Saber com Sabor e CPP – para TMD

– Escola Cuiabana: Ergonomia e Saúde com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE/ASG

– Escola Cuiabana: TMIE e as Funções Correlatas com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE/Vigilante

– Seminário de Socialização das práticas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) com Assessores da COC e Daniela Macambira – para Professores de 1º e 2º Ano

 – Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de Alinhamento – para Professores de 4º Ano e Coordenadores Pedagógicos

Dia 30/01 – Noturno – das 18h30 às 21h30

– Oficina: Alfabetização e Letramento e Alfabetização Científica – Para professores da EJA

Dia 31/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Aula Inaugural: A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagens com Lourdes Atie – para Professores e Equipe Gestora

Dia 31/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– Aula Inaugural: Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência – para Técnicos e Equipe Gestora

 

SERVIÇO

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020

Data: 21 a 31 de janeiro

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

 

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Cuiabá

Prefeito cria Comitê Intersetorial de atenção à população imigrante na Capital

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Davi Valle

Pensando no acolhimento humanizado de imigrantes que chegaram ao Município nos últimos anos, o prefeito Emanuel Pinheiro criou o Comitê Intersetorial da Política Municipal. Fruto do decreto de nº 7.641 de 05 de dezembro de 2019, a comissão garante a construção de políticas públicas efetivas à esta população

“A principal finalidade é a elaboração de propostas que atendam as demandas destas comunidades, formadas especialmente por haitianos e venezuelanos. Assim, serão definidos os objetivos, diretrizes e princípios, com vistas a atender às necessidades específicas desse segmento social”, esclareceu Emanuel Pinheiro.

Além disso, continuam sendo realizados diversos atendimentos a todos os estrangeiros que passam por Cuiabá. Todo o trabalho acontece depois das ações de abordagem, executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Exemplos disso são intermédio para sua inserção nos serviços socioassistenciais, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais, concessão de benefício eventual de alimentação e passagens interestaduais, inclusão em unidades educacionais, serviços de saúde, entre outros.

Um dos casos recentemente informados trata-se de um grupo de venezuelanos de origem indígena, acampados nas proximidades da Rodoviária Engenheiro Cássio Veiga de Sá desde o início deste ano. O grupo é formado por 21 pessoas, sendo 13 adultos, 02 adolescentes, 05 crianças e 01 idoso.  

De acordo com a coordenadora de Proteção Social, Maggie Carolina Maidana, o acompanhamento destas famílias acontece desde quando a Pasta teve conhecimento de sua situação.

Ações de abordagens a essas famílias e encaminhamentos para a regularização dos documentos pessoais e informações para a emissão das carteiras de trabalho foram algumas das ações já realizadas.

Sendo assim, a Pasta deverá, depois de regularizar os documentos pessoais, fazer suas carteiras de trabalho e ajudá-los na busca por inserção no mercado formal, para que assim possam sair das ruas. Todo o trabalho é fruto de uma parceria com a Pastoral dos Imigrantes, sendo esse o local de referência para essas pessoas.

Segundo a coordenadora, eles apresentam certa resistência em procurar à Pastoral, uma vez que já tiveram problemas com outros venezuelanos abrigados na instituição. “O conflito, segundo declarações de representantes do grupo, é decorrente de preconceito por suas origens distintas e diferenças culturais”, diz.

A Prefeitura contribui no custeio das principais despesas da Pastoral dos Imigrantes, como o pagamento de contas essenciais de água e luz, além do fornecimento de gêneros alimentícios e hortifrutigranjeiros entregues semanalmente à Unidade.

A gestão tem adotado medidas que possam garantir melhores condições de vida na cidade aos estrangeiros em situação de vulnerabilidade.  Para isso, a Educação foi um dos caminhos escolhidos. Assim, a atuação junto aos recém-chegados tem possibilitado a inclusão social e a alfabetização de seus filhos.

Atualmente, 327 crianças venezuelanas, haitianas, peruanas, bolivianas, angolanas, japonesas, inglesas ou de outras nacionalidades estão matriculadas nas 163 unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá.

Além disso o programa Qualifica 300, que oferece cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita, disponibilizou vagas exclusivas para esta população no ano passado. Para ter acesso ao projeto é preciso possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

“A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando para tentar minimizar os efeitos que o triste cenário que vive a Venezuela, causa a todas essas pessoas que chegam diariamente na Capital. É compromisso da gestão Emanuel Pinheiro oferecer essa atenção especial com toda população Cuiabana em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade e risco social”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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