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HIIT, coaching de bem-estar e mais: 10 tendências fitness para o ano de 2020

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A associação norte-americana American College Sports Medicine (ACSM) divulga anualmente um relatório com as principais tendências para o mundo fitness e já compartilhou os exercícios e métodos que prometem tomar conta do ano de 2020.

Leia também: Alerta fitness! 5 coisas que falam sobre exercícios que são grandes mentiras

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HIIT, atividades em grupo e exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar estão entre as tendências fitness

O objetivo da pesquisa é mostrar as principais modalidades e programas do universo fitness , e também pontuar as opções de treinos ideais para o ano. Na lista, se destacam os exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e sem o suporte de aparelhos, apenas com o uso do próprio corpo.

O master trainer da modalidade Strong By Zumba, Giuliano Cangiani, fala sobre as 10 tendências divulgadas pela associação. Veja o ranking:

1. Tecnologia Wearable

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A tecnologia Wearable são dispositivos “inteligentes” que monitoram frequência cardíaca e outras atividades

De acordo com o profissional, a tecnologia marca presença nessa lista desde 2016. Entre as principais funcionalidades, é importante frisar que ela promete maior performance dos usuários ao acompanhar frequência cardíaca e atividade muscular, por exemplo.

2. HIIT

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Treino HIIT costuma elevar bem a frequência cardíaca, pois tem objetivo de acelerar o metabolismo e queimar calorias

O HIIT consiste em um treino intervalado de alta intensidade e é eficaz para ativar o metabolismo e queimar gordura. Ele alterna entre exercícios mais leves e outros mais intensos em um curto período de tempo.

Cangiani comenta que a categoria propicia melhor condicionamento físico, mais resistência cardiorrespiratória e mais força muscular. “Essa é a principal ferramenta do Strong By Zumba;  mantem o organismo trabalhando mesmo após o treino. Durante o período de descanso ainda assim é possível eliminar calorias”, diz ele.

3. Atividades em grupo

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Realizar atividades físicas em grupo ajuda a manter-se motivado, principalmente no caso de quem não gosta de exercícios

Tal como o personal trainer das famosas Marcio Lui defende , praticar atividades em grupo é uma excelente maneira de se sentir motivado e dar adeus ao sedentarismo. Segundo Cangiani, aulas com cinco ou mais participantes auxiliam, principalmente, quem não é muito fã de exercícios.

“Mesmo tendo muitos alunos, o papel do professor é de entender qual o nível de condicionamento físico de cada um”, declara.

4. Pesos leves

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Halteres e pesos leves são tendências para o próximo ano especialmente por ajudar na realização dos movimentos

Aqui se destacam as atividades com halteres, kettebells e bolas com pesos específicos que visam o ganho de força e resistência, independentemente de serem feitas individuais ou em grupos.

Guiliano Cangiani reforça que o uso dos acessórios contribui com o aumento da amplitude dos movimentos, coisa que, segundo ele, os equipamentos não conseguem fazer. Além disso, há a vantagem de poder treinar em qualquer lugar, até mesmo em casa, e não apenas em academias.

5. Personal trainer

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Personal trainer ajuda a propiciar mais eficácia no alcance dos resultados e, por isso, é tendência para 2020

Cada vez mais as pessoas desejam um acompanhamento personalizado e eficaz para atingir os objetivos, sejam eles emagrecer ou conquistar mais bem-estar. Por isso, uma das tendências para o próximo ano, de acordo com o relatório da ACSM, é que haja mais procura por personal trainer .

O treinamento individual monitorado inclui testes de condicionamento físico, definição de metas e supervisão da evolução do aluno.

6. Exercício físico como remédio

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Praticar exercícios físicos como uma forma de prevenir ou curar doenças também integra o ranking da ACSM

As atividades físicas se firmam como excelente maneiras de prevenir doenças, e podem também ser um complemento aos tratamentos médicos.

“O importante é se exercitar, seja a independente da prática. Quando estamos nos movimentando, a endorfina e de outros neurotransmissores como a serotonina, dopamina e a noradrenalina, que são responsáveis pela sensação de prazer”, ressalta Cangiani.

7. Treinamento com peso do corpo

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O agachamento é um tipo de atividade física que pode ser feita apenas com o peso do próprio corpo

Como citamos no início da matéria, fazer exercícios com o peso do próprio corpo é uma das coisas que estarão em evidência no ano de 2020, conforme a pesquisa. De acordo com Cangiani, essa prática é uma excelente maneira de aumentar a massa magra, acabar com a gordura localizada e tonificar os músculos, em especial quando for aliada a uma alimentação balanceada.

8. Programas fitness para idosos

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As atividades físicas feitas especialmente para os idosos são uma ótima forma de propiciar benefícios ao corpo e à mente

O aumento da expectativa de vida elevou também a procura por atividades físicas na terceira idade. Treinos focados para o bem-estar de idosos também estão no ranking de tendências fitness no próximo ano.

“Se exercitar é fundamental em todas as idades. Para os idosos, além dos benefícios físicos, que ativam o sistema cardiorrespiratório e fortalecem os músculos evitando lesões comuns da idade, a prática de alguma modalidade também contribui para uma boa saúde emocional”, afirma o máster trainer.

9. Coaching focado em saúde e bem-estar

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De acordo com o relatório da ACSM, a modalidade de coaching focada em saúde e bem-estar será tendência em 2020

O ranking também salienta que profissionais especializados em consultoria sobre qualidade de vida e saúde terão mais procura.

O que justifica isso, segundo Cangiani, é o fato de focar nas necessidades, visão e nos objetivos individuais a curto e longo prazo. Para ele, o coaching colabora com a mudança de hábitos e de comportamento de cada um dos clientes.

Leia também: Saiba como potencializar qualquer tipo de exercício

10. Profissionais certificados

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Profissionais de academia certificados ajudam o aluno a conquistar os melhores resultados sem prejudicar a saúde

Por fim, os profissionais certificados de academias também integram o ranking fitness . O master trainer alerta para a importância de checar a formação dos professores para atingir os resultados sem prejudicar a saúde.

Os profissionais contribuem com a orientação adequada e podem ajudar a melhorar a consciência corporal e a execução de movimentos do modo correto, de forma a evitar o surgimento de lesões.

Fonte: IG Delas
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Mulher amputa dedos das mãos e pé após uso indevido de coletor menstrual

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De acordo com notícia publicada pelo jornal local Le Parisien , Sandrine Graneau, uma francesa de 36 anos que é mãe de três crianças, teve um pé e partes dos dedos das mãos amputados devido uma condição rara. O problema surgiu após uso indevido de coletor menstrual .

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Coletor menstrual é considerado um dos métodos mais seguros para a saúde da mulher, mas exige cuidados e atenção no uso

Leia também: Absorvente interno, externo, coletor menstrual… qual o melhor?

O que aconteceu

Segundo informações, Sandrine desenvolveu uma condição conhecida como síndrome do choque tóxico (SCT). A SCT acontece quando entramos em contato com as toxinas produzidas pelas bactérias do gênero Staphylococcus, que pode estar presente naturalmente no nosso organismo. Estimativas revelam que a bactéria está presente em fossas nasais e pode se instalar até mesmo na pele e no útero.

Entenda a condição causada por uso indevido de coletor menstrual

Embora não seja um problema exclusivo de mulheres, casos com esse grupo se tornaram cada vez mais comuns, associados ao uso de absorventes internos . Quando eles permanecem mais tempo dentro do corpo do que o recomendado, aumenta o risco da proliferação de bactérias que liberam substâncias tóxicas causando a infecção.

“É importante ressaltar que a menstruação foi feita para sair do corpo, e não ficar retida dentro da vagina por muito tempo”, alerta Eduardo Motta, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em entrevista à revista Galileu . De acordo com o especialista, absorventes usados por muito tempo podem servir de porta de entrada para agentes infecciosos causadores de doenças graves, como é o caso da SCT.

O caso da francesa

O caso de Graneau, entretanto, surpreendeu os médicos franceses, pois ela usava um coletor menstrual quando foi contaminada.Uma investigação realizada em 2019 sobre os “copinhos” revelou que eles são o método mais seguro dentre as opções disponíveis para mulheres coletarem o sangue liberado durante a menstruação.

Segundo Motta, vale lembrar que tanto a segurança quanto a eficácia dos absorventes ou coletores dependem do uso correto dos produtos. É importante se atentar ao que está escrito na embalagem e não ultrapassar o tempo de uso recomendado pelo fabricante.

Leia também: Carteirinha de alerta para o uso do coletor menstrual é realmente necessária?

Graneau não lembra quanto tempo permaneceu com o coletor dentro do canal vaginal até retirá-lo. Contudo, ela afirmou ao Le Parisien que, muitas vezes, as recomendações variam entre fabricantes, o que pode confundir as consumidoras.

“Quando ouço que a infecção está relacionada ao uso inadequado de coletores e absorventes por mulheres, fico desanimada, pois as informações que nos são fornecidas não são claras”, disse a francesa. “Segundo o fabricante, está escrito nas instruções que os copinhos podem ser usados ​​por 4, 6, 8 ou 12 horas. Por que não é indicado um tempo de uso claro e padronizado?”, questionou.

Uso indevido de coletor menstrual: cuidados

Motta observa que é importante ter muita atenção ao utilizar coletor menstrual e absorventes internos. É necessário evitar usá-los em situações como em viagens ou durante a noite, quando o tempo de uso recomendado pode ser ultrapassado.

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Energia e ganho de massa muscular: como fazer da pasta de amendoim sua aliada

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Se você está pensando em começar a malhar e não sabe quais alimentos podem te ajudar a ter disposição e ganhar massa muscular, saiba que a pasta de amendoim  é uma ótima opção para ser combinada com os carboidratos da sua dieta.

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Um estudo indica que as pessoas que consomem amendoim com certa frequência têm menos chance de morrer por qualquer causa arrow-options
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Um estudo indica que as pessoas que consomem amendoim com certa frequência têm menos chance de morrer por qualquer causa


Isso acontece porque os carboidratos são os responsáveis por fornecer energia , essencial para a prática de exercícios físicos, e normalmente consumidos como pré-treino. A pasta de amendoim faz com que a absorção dos carboidratos seja mais lenta, dando energia ao corpo por mais tempo. 

Segundo a nutricionista Maria Fernanda Vischi D´Ottavio, do Hospital do Coração, não é apenas no pré-treino que a pasta de amendoim pode exercer uma função importante.

No pós-treino , o corpo fica sem glicogênio e os músculos, quebrados. Se consumidos em até 1 hora depois do treino, os carboidratos restabelecem o glicogênio e as proteínas reconstroem as células musculares danificadas. Como a pasta de amendoim tem proteínas e carboidratos, é uma boa ideia nesses casos.

Benefícios para a saúde

Quando o assunto é saúde, a pasta de amendoim também sai como vencedora. “Os amendoins contêm principalmente gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam na redução do colesterol LDL ‘ruim’, prevenindo doenças cardiovasculares”, explica Maria Fernanda. 

Além disso, a pasta de amendoim é rica em potássio. De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, existem associações positivas entre o potássio e a densidade mineral óssea. Ou seja, ele sugere que ingerir alimentos ricos em potássio pode prevenir a osteoporose e a desmineralização óssea.

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Uma outra pesquisa publicada na revista acadêmica JAMA Internal Medicine descobriu que indivíduos que ingerem amendoim e outras nozes regularmente têm menos chance de morrer ‘por qualquer causa’ – principalmente doenças cardiácas – do que aqueles que raramente comem esses alimentos. 

A Cleveland Clinic, que é um centro médico acadêmico americano, publicou em 2015: “Manteiga de amendoim cremosa ou crocante – e, portanto, tão palatável – é … um possível divisor de águas na pesquisa da doença de Alzheimer “. A afirmação foi baseada num pequeno estudo realizado na Flórida e circulou por fontes altamente confiáveis, ainda que essa relação ainda esteja sendo investigada.

Como posso incluir a pasta de amendoim na dieta?

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A pasta de amendoim pode ser combinada com frutas, torradas e shakes proteicos


A dicas da nutricionista para incluir a pasta de amendoim na dieta é colocá-la em frutas, torradas integrais e shakes proteicos.

Ela destaca que a pasta de amendoim pode ser uma opção mais interessante ainda para os que adotam dietas restritivas, como vegetarianas ou veganas.

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Quem quer emagrecer pode comer pasta de amendoim?

No caso das dietas de emagrecimento, Maria Fernanda alerta: “O  equilíbrio entre frequência e quantidade é o que vale quando buscamos um emagrecimento saudável e duradouro”. Ou seja, não vale exagerar!

Fonte: IG Delas
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