conecte-se conosco


Cuiabá

Espetáculo “Cuiabá 300” é sucesso de público

Avatar

Publicado

Com entrada gratuita, uma média de 15 mil pessoas passaram pelo ginásio de esportes Verdinho, na grande CPA, para assistir ao espetáculo “Cuiabá 300”, neste final de semana. A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, deu apoio institucional para a realização desse projeto de valorização à cultura cuiabana.

A peça conta a história de uma terra de luta e vitória de Cuiabá, fundada em 08 de abril de 1719, pelo bandeirante paulista, Pascoal Moreira Cabral. 

Encenada pela Cia. Cena Onze de Teatro, cerca de 270 pessoas entre atores e equipe técnica estiveram envolvidos com esse projeto que é dividido em 11 cenas, entre elas, a elevação de Cuiabá para a categoria de vila, o surto da varíola e a chegada da energia elétrica. Também fazem parte da peça famosos personagens como Jejé, Antonieta, a 1ª TV da capital e muitos outros momentos épicos da história da capital tricentenária.

O secretário da Pasta, Francisco Vuolo, explicou que a relevância e representatividade do tema, aliados ao padrão de qualidade das peças realizada pelo grupo e ao alcance social foram fatores preponderantes para que o Município fosse parceiro deste projeto.

Veja Também  Prefeitura faz plantio de árvores em alusão às vítimas de violência doméstica

“A Prefeitura de Cuiabá apoia os eventos que valorizam e divulgam a nossa cultura, seja na música, no teatro, na arte de maneira geral. O ano de 2019 foi um ano com muitas comemorações ao tricentenário e essa é mais dos lindos projetos que preparamos com muito amor para nossa população cuiabana”, afirmou o secretário.

O diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira, explicou que a participação da Prefeitura foi imprescindível para que a apresentação fosse possível. “É muito importante a participação da Prefeitura, assim como a Lei de Incentivo à Cultura, os patrocinadores e parceiros pudemos contar com um espaço e infraestrutura adequada para o público”, disse.

Flávio contou ainda que a apresentação faz parte do calendário festivo da Prefeitura de Cuiabá em alusão aos 300 anos.

O espetáculo que tem a duração média de 1 hora e 5 minutos, foi escrito pelo historiador João Carlos Vicente Ferreira e teve entre o público selecionado para participar do evento reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do regime semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas assistidas pelas Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

Veja Também  Veja os dados do painel Covid-19 desta quarta-feira (12)

“É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explicou Flávio Ferreira.

Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Izabelle Fernandes, a oportunidade de contemplar todo o processo histórico de Cuiabá reproduzindo a realidade de séculos atrás foram únicos.

“Ficamos sabendo deste evento e viemos aqui para saber um pouco mais da história, dos detalhes que enriquecem o nosso trabalho. Como somos estudante de arquitetura temos um trabalho muito grande para intervenção do Centro histórico da cidade. Para nós, assistir à peça é uma oportunidade de ter a percepção da cidade contada por historiadores de Cuiabá, o sentimento das pessoas que viviam naquela época”, disse a estudante.

Participaram também do espetáculo a Associação Cultural Flor Ribeirinha e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso.

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta quinta-feira (13)

Avatar

Publicado


.

Nesta quinta-feira (13), Cuiabá tem 15.002 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 2.975 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 5.034 já estão recuperados da doença e houve 660 óbitos de residentes e 302 de não residentes.

Na rede hospitalar há 249 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 155 na UTI e 94 em enfermaria. Também estão internados 178 pacientes com suspeita da doença, sendo 85 na UTI e 93 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 138 são de residentes em Cuiabá e 102 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 134 pessoas são de Cuiabá e 53 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 8 óbitos, chegando a um total de 660 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos de residentes em Cuiabá:

Veja Também  Programa AMOR ultrapassa barreiras da pandemia e atende mais de 13 mil pessoas da zona rural e terapêutica

-Homem, 71 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão, diabetes e problema cardiovascular. Foi a óbito em 13/08.

-Homem, 91 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e problema cardiovascular. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 60 anos, internado em hospital privado. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 13/08.

-Mulher, 74 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 62 anos, internado em hospital privado. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 58 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 13/08.

-Mulher, 81 anos, internada em hospital privado. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 60 anos, internado em hospital público. Tinha diabetes. Foi a óbito em 13/08.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Limpurb cria mutirão semanal e amplia atendimento das demandas de iluminação pública

Avatar

Publicado


.

Dando continuidade ao processo de melhoria aos serviços prestados à população, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) colocará em prática uma nova atividade. A partir de agora, todas as sextas-feiras será realizado o Mutirão da Iluminação Pública. A primeira ação acontece já neste dia 14 de agosto, das 18h às 2h, com equipes distribuídas em diversos pontos da cidade. 

Para esta primeira edição, os trabalhos estarão concentrados na região Sul da Capital. Com quatro equipes disponíveis, o atendimento será feito nos bairros Itapajé, Getúlio Vargas, Residencial Coxipó e Residencial Santa Terezinha. Além disso, a operação alcançará ainda em toda extensão da Avenida Carlos Gomes da Costa e também na Avenida D, no trecho situado entre o Residencial Coxipó até a entrada do Itapajé. 

“Nosso planejamento é de todas as sextas-feiras atuar em uma das regiões da cidade. Por exemplo, esta semana vamos entrar na região Sul, na outra na Leste e assim vamos seguindo. Vamos focar nos bairros mais críticos, com um maior número de pedidos de manutenção e, durante a ação, atenderemos ainda as avenidas que dão acesso à essas comunidade”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Anderson Matos. 

Veja Também  Prefeitura faz plantio de árvores em alusão às vítimas de violência doméstica

O diretor de Iluminação Pública, Carlúcio de Freitas, explica que o mutirão foi adotado como complemento ao trabalho que é executado nas vias e outros espaços públicos de Cuiabá. Segundo ele, por dia, são atendidos de 35 a 45 pedidos recebidos por meio dos números (65) 3645-5522/5511 ou pelo WhatsApp (65) 9 9318-8761. As manutenções abrangem desde uma simples troca de lâmpada até a substituição completa do sistema.

“É mais serviço público que está sendo intensificado por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. A iluminação tem um grande pode de contribuição dentro do quesito segurança. Dessa forma, procuramos sempre atender esse tipo de demanda o mais rápido possível. Com o mutirão nossa capacidade de atendimento será melhorada e os resultados colhidos serão totalmente positivos”, pontua o diretor.  

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana