conecte-se conosco


Mato Grosso

PM prende 6 suspeitos que usavam comércio de fachada para tráfico de drogas

Avatar

Publicado

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na noite desta quinta-feira (28.11) seis homens por tráfico de drogas, no bairro Souza Lima. Foram detidos G.O.J. (34 anos), A.J.S.S. (29), J.D.B. (39), M.J.A.C. (25), C.A.N.S. (24) e H.M.B.M. (26).

De acordo com o boletim de ocorrência, os militares receberam denúncia de que uma mercearia seria usada como comércio de fachada para o tráfico de drogas. Ao checar a informação, os policiais flagraram os seis suspeitos na frente do local e os revistaram. Porções de maconha foram encontradas nos bolsos dos homens.

Os policiais utilizaram cães do canil do Bope para uma vistoria no imóvel e terreno no entorno. Com a ajuda dos animais, foram encontrados objetos para embalagem e venda da droga, além de um recipiente com dinheiro e mais porção de maconha enterrado.

A equipe ainda vistoriou o veículo do dono do estabelecimento de fachada e encontrou dentro munição calibre 32 e mais porções de cocaína.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Reeducandos de MT alcançam nota e concluem Ensinos Fundamental e Médio

Avatar

Publicado

Em Mato Grosso, 349 reeducandos de 48 unidades do Sistema Penitenciário foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Com o resultado, homens e mulheres privados de liberdade receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Ao todo, 2.036 recuperandos se inscreveram para o certame.

Os dados são do Núcleo de Educação nas Prisões (NEP) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), e apontam um aumento de participação de 22% em relação a 2018, quando houve 1.664 inscritos de 39 unidades penais. As provas foram aplicadas em outubro de 2019.

A participação é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Do total de reeducandos que fizeram o Encceja em 2018, 264 foram aprovados e conquistaram a certificação. Além disto, é possível conseguir remição da pena, conforme estipula a Recomendação n° 40, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As pessoas privadas de liberdade também tiveram a oportunidade de fazerem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em dezembro de 2019, dentro da modalidade PPL. Este ano, foram inscritos 1.165 recuperandos, 11% a mais que no ano passado, quando 1.046 se inscreveram. Dados do NEP apontam que 365 reeducandos concorrem na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As provas foram realizadas dentro das unidades penais, com organização do coordenador geral da Fundação Cesgranrio, empresa contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a aplicação. Ao conseguirem aprovação, as pessoas privadas de liberdade são inscritas nos programas de Ensino Superior e aguardam autorização judicial para começarem a estudar.

A coordenadora e pedagoga do NEP, Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, disse que o Sistema Prisional de Mato Grosso busca promover oportunidades de ressocialização aos reeducandos. “A educação é um dos caminhos para a reinserção de homens e mulheres na sociedade. Quem opta pelo estudo dificilmente vai querer cometer crimes quando ganhar liberdade”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Avenida de acesso ao Centro Político será interditada no fim de semana

Avatar

Publicado

A Prefeitura do Centro Político Administrativo, unidade ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão, informa que neste sábado e domingo (25 e 26) a avenida Júlio Domingos de Campos (Seo Fiote), no Centro Político Administativo, estará interditada para obras de restauração. A Seplag solicita aos servidores dos órgãos localizados na via que não deixem veículos estacionados na região para que o trabalho de recapeamento não seja afetado.

A via, principal acesso ao Centro Político, será interditada desde a avenida Rubens de Mendonça esquina com a Praça das Bandeiras, até a guarita que dá acesso à Seplag, Controladoria Geral do Estado e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

As obras de recapeamento do Centro Político já estão em fase de conclusão e visam oferecer melhores condições de trafegabilidade para os servidores e frequentadores da região.

Já foram recuperados o asfalto dos estacionamentos da avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes e do Complexo Paiaguás, que é utilizado por servidores do Palácio, secretarias de Planejamento e Gestão, Assistência Social e Cidadania, Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação e Controladoria Geral do Estado.

Há mais de 10 anos o Centro Político Administrativo não passava por recapeamento das ruas. As obras são executadas pela Sinfra e acompanhadas pela Seplag, por meio da Prefeitura do Centro Político Administrativo.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana