conecte-se conosco


Cidades

População de Jaciara deve redobrar os cuidados com o Aedes aegypti no período de chuva

Avatar

Publicado

O 4ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa),  realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, por meio da equipe de endemias da Vigilância Ambiental, apontou o 1,9% sendo status “Médio Risco” com depósitos predominantes. Foram inspecionados no ciclo 893 imóveis entre os dias 4 e 6 de novembro.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Anchieta P. de Lima, na Classificação dos Índices de Infestação por Aedes aegypti, conforme Diretrizes para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, o bairro Jardim Clementina apontou o maior índice de infestação com 16,6%. Já a região do Centro apresentou a menor taxa com 1,0%.

A secretária de Saúde, Suely Cristina de Castro, recomenda que todos ajudem a eliminar locais de água parada, onde o mosquito deposita suas larvas. É preciso estar atento a vasos de plantas, pneus velhos, bacias e outros recipientes que possam armazenar água.

“Receba bem os agentes de combate as endemias e agentes comunitária de saúde nas suas residências, as vezes um detalhe que passa despercebido eles podem auxiliam com orientações técnicas”, ressalta a secretária. 

Levantamento

O LIRAa consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti no município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue, feitas em quatro períodos do ano, que serve como ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações no combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Índice e depósito predominante por localidades:

1- SANTO ANTÔNIO: 6,7% – Depósitos Predominantes: Tambor, Caixa D’água, Sucatas, Entulhos Status: Alto Risco 

2- JD AEROPORTO: 7,1% – Depósitos Predominantes: Reservatório Tambor e Caixa D’água Status: Alto Risco 

3- PLANALTO: 1,3% – Depósitos Predominantes: Materiais de Construção Status: Médio Risco

4- CENTRO: 1,0% – Depósitos Predominantes: Reservatório Tambor e Caixa D’água Status: Médio Risco

5- JD CLEMENTINA: 16,6% – Depósitos Predominantes: Latas, Sucatas e Entulhos Status: Alto Risco 

6- JD LEBLON: 5,0% – Depósitos Predominantes: Recipiente de água de animais Status: Alto Risco

7- SÃO SEBASTIÃO: 2,8% – Depósitos Predominantes: Entulhos e Sucatas Status: Médio Risco

8- RESIDENCIAL FLORAIS DO PLANALTO: 3,7% – Depósitos Predominantes: Reservatório Tambor Status: Médio Risco

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Prefeitura de Sinop forma 120 novos agentes mirins escolares

Cidades

Definidos os finalistas da Copa Comércio de Futsal de Peixoto de Azevedo

Avatar

Publicado

A Copa Comércio de Futsal teve suas semifinais masculino e feminino nesta quinta-feira (05/12) no Ginásio da Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo, com presença de um bom público.

Feminino

Frialto de Fran, Joyce e Cia venceu Bom Futuro por 6 a 0, jogo em que as meninas de Peixoto tiveram dificuldade no primeiro tempo. Na segunda etapa a equipe se soltou mais em quadra e chegou à vitória e à classificação para final.

 A outra semifinal a equipe da Xuxinha de Matupá foi tecnicamente melhor durante todo jogo e venceu a equipe da Escolinha de Peixoto por 3 a 0. Nayauri foi a destaque da equipe matupaense, garantindo a classificação para final.

Masculino

A molecada do estudantil representada pela equipe Chapeação Pompéu/Camaleão mostrou mais uma vez que muitos vão se destacar ano que vem nos jogos de suas categorias. A equipe da Assistec teve trabalho de vencer, vitória por 4 a 2, em que o goleiro Marcos mostrou mais uma vez que é uns dos melhores na posição, Assistec garantiu a classificação para final.

O jogo mais aguardado pelos torcedores, Chicão Garimpeiro e Retífica Peixoto fizeram uma grande partida. A equipe da Retífica foi mais eficiente nas finalizações e teve ainda o goleiro Nenê como destaque, no final vitória de 3 a 0 para o time do técnico Veio e a classificação para final.

Confiram os horários das FINAIS que acontecem neste SÁBADO dia 07/12:

Das 18 horas até às 19h45 acontecem vários amistosos das categorias de base do futsal.

20h00 – Final Feminino – Frialto Peixoto x Xuxinha Matupá

20h45 – Final Masculino – Retifica Peixoto x Assistec

Apoio: Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo

Organização: SEMELPA

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Prefeitura de Várzea Grande amplia serviços de limpeza urbana com período de chuva intensa
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Confresa está concluindo a iluminação pública na Avenida Brasil e Industrial

Avatar

Publicado

A nova e revolucionária Iluminação Pública de Confresa avança para a conclusão das Avenidas Brasil e Industrial.

As equipes de obras e planejamento estão trabalhando em conjunto para acelerar a instalação dos postes para que a obra seja inaugurada nos próximos dias.

A Iluminação pública é uma das marcas da gestão do Prefeito Doutor Ronio Condão e contempla também os bairros da cidade que, estão tendo as tradicionais luminárias convencionais substituídas pelas modernas e eficientes luminárias de LED.

O Prefeito Doutor Ronio Condão disse que a iluminação pública é essencial, “além da cidade ficar mais bonita, ainda melhora a segurança pública, inibindo a prática de crimes e favorecendo a filmagem noturna das câmeras de segurança”, disse o Prefeito.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Prefeitura e comércio local realizarão o 3º Réveillon popular de Vila Rica
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana