conecte-se conosco


Várzea Grande

Chegada do Papai Noel no Fiotão abre espetáculos do “Natal Feliz”, neste sábado

Avatar

Publicado

Quem passa pelas proximidades da praça do Ginásio poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, já pode perceber a grande movimentação e o clima contagiante do Natal ganhando o centro da cidade de Várzea Grande. É a quinta edição do projeto 'Natal Feliz' que promete movimentar o município a partir deste sábado (dia 30/11). A abertura oficial inicia a partir das 19h com a chegada do Trem de Natal trazendo o Papai Noel e apresentações artísticas que marcarão o acendimento das luzes natalinas e comemorações de final de ano na cidade.

Todas as secretarias municipais da Prefeitura de Várzea Grande estão engajadas na organização do evento que segue até o dia 22 de dezembro sempre aos sábados e domingos das 19h às 21h. Desde a Guarda Municipal, que mantêm a segurança na praça e ruas da proximidade, além das secretarias escaladas para trabalhar no projeto como explica a coordenadora do evento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edizes Reveles.

“Estamos aqui na praça acompanhando a montagem, muitos colegas estão responsáveis pelas montagens setorizadas a exemplo das instalações do parque infantil, da Casa do Papai Noel, da montagem das estruturas de Natal como o presépio, anjos, árvores e iluminação em geral. Nos finais de semana também trabalharemos em regime de escala preparando o local todos os dias, recebendo a população. Ao final dos eventos entrará equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos, por exemplo. Ao todo somamos 500 pessoas envolvidas e empenhadas para produzir um espetáculo digno da data”, detalhou a coordenadora.

Patrício Dias e Lázaro Souza, ambos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, são exemplos dessa dedicação e afirmam estar orgulhosos de ajudarem a decorar a cidade para o Natal. “Tenho dois filhos e eles estão ansiosos para ver a abertura o evento e ver também um pouco do meu trabalho. Fazemos essa decoração como se fosse para nossa família”, afirma Lázaro de Souza.

As funcionárias da Casa de Artes, Dalila Felfili e Vilma Lima, também se enchem de orgulho ao afirmar que estão ajudando a trazer a ‘magia no Natal’ para a cidade. “Sou professora de corte e costura da Casa de Artes e hoje estou ajudando a ambientar a Casa do Papai Noel, costurando os gorros, toalhas de mesa natalinas, entre outros, é muito gratificante”, declarou.

Veja Também  Exposição artesanal e apresentações artísticas encerram o semestre de projetos sociais que reuniu mais de 3 mil participantes no Fiotão

Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, está sendo preparado um natal especial para toda população prestigiar e se encantar. “Serão dias especiais promovidos especialmente para nossas famílias várzea-grandenses. Que este clima de Natal contagie a todos, pois este é o nosso objetivo. O 'Natal Feliz' é formado por uma programação variada que valorizará o artista local e principalmente os alunos municipais, repleta de momentos especiais para resgatar os valores de amor e carinho que se afloram ainda mais nessa época do ano”, destacou o secretário.

A secretária municipal de Assistência Social, Flávia Omar, lembra que instituições filantrópicas e de assistência social da cidade estarão participando do 'Natal Feliz', fazendo parte da praça gourmet. “Essas instituições reverterão os recursos angariados com a venda de lanches e pratos da gastronomia regional para seus serviços assistenciais. Participam as instituições Nossa Terra Nossa Gente, Anfemat, Cáritas, Lions, Rotary Clube, Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e de Jesus Unidos com Cristo”, informa.

“Preparamos um Natal que encantará o trabalhador várzea-grandense, a mamãe, o papai, a vovó e principalmente as crianças. Será um dos maiores eventos de nossa cidade, preparado tudo com muito carinho. As famílias que vierem nos prestigiar, certamente irão se surpreender”, enalteceu a prefeita Lucimar Sacre de Campos, destacando que este ano com a mudança do local do evento, facilitará para as famílias que utilizarem o transporte público pois a Praça do ‘Fiotão’ fica ao lado do terminal de ônibus André Maggi.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos também falou sobre a programação. “Neste ano, estamos satisfeitos com a grande participação de entidades na programação. A cada ano, a Prefeitura tem se adequado e melhorado o máximo possível. Então, além das escolas da rede municipal, nós teremos escolas estaduais, particulares, grupos de danças, shows com bandas e artistas regionais, teatro e balé. Todas atrações voltadas para o tema Natal”, detalha a prefeita.

Segundo a organização do ‘Natal Feliz’ além das atrações artísticas, o Trem de Natal, dois palcos com decoração e luzes, a tão aguardada Casa do Papai Noel, feiras de artesanato e gastronomia, haverá espaços ambientados para as famílias fazem fotos.

Veja Também  Prefeitura amplia serviços de limpeza urbana com período de chuva intensa

“É importante ressaltar que todas as atrações serão gratuitas. Para ter acesso aos brinquedos do parque infantil como o carrossel de cavalinho e o de balões ou mesmo o Trem de Natal, serão distribuídos no local passaportes que darão acesso aos brinquedos. As pessoas também poderão tirar fotos com o presépio em tamanho real, no pergolado decorado e no trenó do Papai Noel”, detalhou a coordenadora do evento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edizes Reveles.

PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial será no sábado, dia 30 de novembro, às 19 horas, e será marcada pela chegada do Papai Noel. Com muita alegria e acompanhado de personagens encantados, o Papai Noel percorrerá as principais ruas do centro, chegando à estação do Trem de Natal na Praça do Ginásio Fiotão, onde acenderá as luzes, trazendo a magia do Natal para Várzea Grande. Na sequência se apresenta a Banda Municipal de Várzea Grande.

Das 19h30 às 21h se apresentam, os alunos da EMEB Abdala José de Almeida com a Cantada de Natal; Jingle Bell dance e Tribal Mix com os alunos da EMEB Professor Paulo Freire; remix natalino com os alunos da EMEB Benedita Bernardina Curvo; Musical com alunos do colégio Primeiros Passos; apresentação gospel com os alunos da EMEB José Estejo de Campos; musical e balé com os alunos da EMEB Marilce Benedita de Arruda; coral da EMEB Emanuel Benedito da Silva e, encerramento com a cantora Laura Franco.

No domingo, dia 01/12, a programação também inicia às 19h com apresentação da Banda Municipal de Várzea Grande; apresentação 'Sonho de Natal' com os alunos da EMEB Faustino Antonio da Silva; apresentações de siriri mirim e dança de rasqueado pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT); orquestra de violino e saxofone, coral dos alunos da EMEB Salvelina Ferreira da Silva; apresentações de música com participantes do projeto municipal 'Caderno II'; Juventude Ativa e encerramento com a banda Triade.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Prefeitura amplia serviços de limpeza urbana com período de chuva intensa

Avatar

Publicado

Em razão das chuvas, neste mês de dezembro, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande reforçou a programação dos serviços de limpeza urbana. A intensificação dos trabalhos faz parte da força-tarefa para colocar em prática as ações do Plano de Contingência, elaborado pelo poder público municipal para atender prontamente as demandas. Os serviços foram ampliados desde o início deste mês e seguem intensificados até o fim do período chuvoso.

O secretário de Serviços Públicos  e Mobilidade Urbana, Breno Gomes  informa que a limpeza urbana abrange diversas áreas e traz benefícios à população. "Por meio dos serviços de limpeza urbana garantimos a melhoria da saúde pública, a proteção do meio ambiente, uma paisagem urbana mais agradável e o bem-estar dos moradores, por isso, é fundamental a execução deste trabalho de forma regular e preventiva. E é importante lembrar também que a população deve fazer sua parte neste processo, não permitindo a formação de bolsões de lixo no seu bairro, denunciando esta prática criminosa. As chuvas já chegaram, o mato cresce rápido, e os proprietários de terrenos vazios devem fazer a manutenção do seu terreno deixando-o limpo e capinado", afirma. Além disto, explica Breno Gomes que a secretaria segue intensificando as ações de capina, roçagem e limpeza dos pontos de descarte irregular de resíduos pela cidade, e multando os proprietários de terrenos vazios, que não fazem a limpeza.

O objetivo da ação é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Veja Também  Exposição artesanal e apresentações artísticas encerram o semestre de projetos sociais que reuniu mais de 3 mil participantes no Fiotão

Segundo informou o secretário de Serviços Públicos, Breno Gomes, nesta semana os trabalhos de varrição, poda de arvores, pintura de meio fio e coleta de entulhos estão sendo realizados nos bairros Passagem da Conceição, Guarita, Jardim dos Estados e Pirinéu. “As equipes de limpeza estarão atuando nestas regiões e assim que os trabalhos forem concluídos estaremos seguindo para outras regiões da cidade”.

O gestor lembra que a limpeza urbana é de responsabilidade dos órgãos públicos, mas a conservação além de ser um ato de cidadania, é uma obrigação dos moradores, que devem cuidar do lixo das residências, preservar as praças e locais públicos, não jogar lixos em locais e áreas abandonadas. “A população pode contribuir e muito com essas ações realizadas pela prefeitura cuidando e zelando das suas calçadas, não jogando lixo em locais irregulares e fora do dia de coleta de lixo. Podem ainda fazer a denúncia de lixões clandestinos, pelos telefones 0800 647 4142 ou 3688 – 8034 e 3688 – 8035”, informou o secretário.

Além do trabalho realizado nas vias públicas, os fiscais do código de postura irão atuar de forma mais intensa na fiscalização dos terrenos em estado de abandono, notificando os proprietários para que faça a limpeza do local .“É importante que todo mundo faça a sua parte, pois embora o poder público realize o trabalho, a limpeza dos terrenos e calçadas reforço que é uma obrigação do morador”, alertou o secretario. destacando que o trabalho do poder público e o envolvimento da população são fundamentais no também combate ao mosquito transmissor da dengue .

Veja Também  TCE aprova por unanimidade as contas de Governo de Lucimar Campos

MOBILIZAÇÃO: Para reforçar ainda mais a atuação no combate e enfrentamento da dengue, equipes das secretarias de Serviços Públicos e Saúde estarão realizando trabalhos em conjunto, na conscientização da população. “O combate ao Aedes aegypti é realizado o ano todo e por todas as equipes da Prefeitura Municipal, mas neste período de chuvas os trabalhos são intensificados.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva Moura, disse que a Saúde do município vem mantendo anualmente as ações de prevenção e de combate as doenças infecciosas, e que o trabalho realizado no município tem alcançado resultados positivos uma vez que houve, nos últimos anos, uma redução da dengue, da zika vírus e chicungunya . “Essa avaliação positiva é o resultado de ações eficientes implantadas pela atual gestão. E para que tenhamos o controle dessas doenças é importante não somente a conscientização da população, mas uma força tarefa entre todos os envolvidos como as que estão ocorrendo neste mês de dezembro com o envolvimento das várias pastas da Administração Pública”, completou. 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Poder Público e Organizações Sociais unem esforços para a melhoria da educação

Avatar

Publicado

A Associação Ecológica e Centro de Equoterapia Nativo e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Juvenil de Várzea Grande  se uniram para oferecer às pessoas com deficiência atendimento de equoterapia, com o objetivo de contribuir para uma educação inclusiva. O projeto “Equoterapia: um novo olhar pedagógico” atende cerca de 300 jovens e utiliza o cavalo como forma de estimular a motricidade e reduzir o déficit de atenção. As atividades contam também com o apoio da família, agente colaborador da terapia. 

Outro exemplo do potencial do trabalho conjunto são as parcerias firmadas pela Acamis (Associação Caminhando para Mais Um Sonho) e Escola Municipal Deputado Ary Leite de Campos, localizada no Parque Mangabeiras. O projeto “Acreditar é Preciso, Transformar é Possível”, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e incentivar a prática de atividades físicas na infância, disponibiliza um educador físico e uma assistente social para promover atividades lúdicas e culturais com 70 alunos, de 6 a 16 anos.

A aproximação e o trabalho conjunto, envolvendo ações intersetoriais, são estimuladas pelo programa Redes de Territórios Educativos, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – Cieds.  Além do trabalho com as organizações Sociais, propõe a articulação entre secretarias (Educação, Assistência Social,  Saúde, Defesa Social) e seus equipamentos: escolas públicas, centros de referência de assistência social, postos de saúde, conselhos de direitos, empresas locais, entre outros. Em 2018, a iniciativa reuniu em Várzea Grande 24 organizações sociais e nove órgãos públicos, com cerca de 8.976 beneficiários diretos.

Veja Também  TCE aprova por unanimidade as contas de Governo de Lucimar Campos

“O objetivo é estimular a atuação em rede dos diversos atores locais, já que atendem a um mesmo público. Os desafios no campo social e o desenvolvimento da educação integral impõem a necessidade de envolver agentes de diferentes setores e instituições, de forma que o trabalho de um contribua com o do outro, qualificando e potencializando o que chega às crianças, adolescentes e jovens”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg. 

A estratégia do Programa Redes de Territórios Educativos se baseia em Mobilização e Formação. A primeira se articula por meio dos Encontros Territoriais (realizados para entender as demandas de cada região e despertar para a importância do trabalho em rede) e dos Encontros Ampliados (que incentivam a troca de experiências e o envolvimento). Já a Formação oferece oficinas de elaboração de projetos, lideranças colaborativas, comunicação, a importância de jogos e brincadeiras na aprendizagem, trabalho social com famílias, e prevenção de abuso sexual.
Na terça –feira dia  (03), foi realizado o IV Seminário de Territórios Educativos de Várzea Grande, com a realização de oficinas e participação da professora de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento da University of British Columbia (Canadá) Adele Diamond.

Veja Também  Exposição artesanal e apresentações artísticas encerram o semestre de projetos sociais que reuniu mais de 3 mil participantes no Fiotão

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ,Silvio Fidelis, disse que o município de Várzea Grande está e estará sempre aberto para parcerias que somam e possam abranger o atendimento de crianças e adolescentes na fase escolar, e que geram ações de inclusão escolar no melhoramento do aprendizado.” A educação básica de Várzea Grande tem evoluído no Ideb e nas ações escolar. Os programas e projetos implantados na Rede Municipal de Educação já vem ganhando destaque estadual e Nacional. A exemplo o Escola em Tempo Ampliado –ETA, que oportuniza aos alunos a ter atividades e oficinas no contraturno escolar e aulas de reforço, permanecendo no ambiente escolar em tempo integral. A parceria com o Itaú Social, também e uma importante ferramenta educacional e que envolve várias secretarias e entidades, no fortalecimento da educação básica”, disse o secretário Silvio Fidelis.
 

Por: Da Redação – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana