conecte-se conosco


Cuiabá

Márcia Pinheiro recebe primeiras-damas do interior para tour no HMC e apresentação de projetos

Avatar

Publicado

Vicente Aquino

Clique para ampliar

A primeira-dama Márcia Pinheiro recebeu mais de 20 primeiras-damas do interior de Mato Grosso, nesta segunda-feira (18), para conhecer as principais instalações do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – Dr. Leony Palma de Carvalho – e apresentar os projetos sociais em destaque na Capital.  

O encontro promovido pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama fez parte da programação da inauguração do maior complexo hospitalar do Centro-Oeste onde os prefeitos e, consequentemente, primeiras-damas foram convidados para a sexta e última etapa do HMC.

De acordo com Márcia Pinheiro, a ocasião é uma grande oportunidade para mostrar os avanços de Cuiabá nos últimos anos, sobretudo na área social qual tem atuado em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

“Convidamos as nossas colegas primeiras-damas para uma tarde agradável e assim mostrar a tradição cuiabana de hospitalidade. A intenção é mostrar um pouco do nosso trabalho, os programas de sucesso como o Qualifica Cuiabá 300 anos e a nova roupagem que empregamos no programa Siminina, além de fazer um tour no HMC pelas principais alas, sobretudo as que mais impactam socialmente a população”, explicou.

Após se impressionarem com a estrutura do HMC, as primeiras-damas aplaudiram a apresentação dos resultados do Qualifica 300, como é popularmente conhecido, o qual foi o destaque por se considerado a principal política pública do município voltada à mulher.  

“Estou muito gratificada por ter recebido esse convite. Foi um prazer muito grande, estou encantada porque tive a oportunidade de conhecê-la bem de perto. Já a admirava e hoje foi muito especial pela entrega do hospital que era o sonho de toda população. A gente vê muito carinho, amor e para nós dos municípios distante também será muito importante. Os projetos dela então é uma maravilha, eles já se prontificaram em ajudar a implantar e tenho certeza que será muito importante”, avaliou Regina Célia, primeira-dama de Porto Estrela.

Os projetos sociais desenvolvidos em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá sob idealização da primeira-dama tem sido cases de sucesso com reconhecimento nacional, no caso do Qualifica 300. O Aquece Cuiabá, maior campanha de arrecadação de cobertores do Centro-Oeste, serviu de modelo para alguns municípios do interior como São Pedro da Cipa, região Sudeste de Mato Grosso.  

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Criatividade e bom humor são as principais ferramentas de contato com os idosos assistidos pelos CCIs

Avatar

Publicado


.

Os coordenadores dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) têm utilizado estratégias lúdicas para despertar a atenção dos idosos atendidos pela rede municipal de assistência. Por meio da técnica, os profissionais conseguem abordar, de forma mais atrativa, a importância do isolamento social como prevenção ao novo coronavírus. Os conteúdos sobre cuidados e sintomas são repassados ao público em vídeos. 

“De forma espontânea, valorizando a nossa cultura e o fortalecimento do vínculo familiar, propomos provocar o feedback dos idosos”, disse o coordenador do Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro, Diego da Silva.

Já na unidade do bairro Porto, o CCI Padre Firmo, acompanhando a onda do Tik Tok, está incentivando a prática de atividades físicas e cuidados com saúde, utilizando-se da dança. “Estamos trabalhando para acompanhar o dia a dia dos nossos idosos, para que todo auxílio necessário seja ofertado nesse momento”, contou a coordenadora Fabiane Brito.

Os mais de 2 mil idosos assistidos pele rede de atendimentos ofertados pelos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’S), estão recebendo atenção diferenciada, desde início da adoção de medidas de enfrentamento à Covid-19. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, que orientou cada coordenador e equipe técnica a elabora medidas alternativas de atendimento para monitoramento diário dos idosos.

Apesar das atividades coletivas presenciais terem sido suspensas e as unidades ficarem fechadas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (20), os idosos continuam recebendo atenção.

A criação de grupos de WattsApp, também foi uma das alternativas encontradas para manter o contato direto com os usuários. Com o aplicativo, é possível ter um canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido. As equipes estão fazendo plantões de trabalho para oferecer essa assistência a população da terceira idade.

Além disso, para dar continuidade aos tratamentos de saúde, as receitas médicas e ou medicamentos de uso contínuo, são entregues nas residências dos idosos. Vídeos com exercícios físicos, também são enviados para os idosos, bem como a distribuição de cestas básicas, cobertores, máscaras de proteção e álcool gel.

“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do coronavírus e estão ficando em casa”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.

Além das quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos, os assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, via wattsapp ou por meio de contato telefônico. As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 deste domingo (12)

Avatar

Publicado


.

Neste domingo (12), Cuiabá tem 6231 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1458 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 1208 já estão recuperados da doença e houve 325 óbitos de residentes e 156 de não residentes.

Na rede hospitalar há 319 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 210 na UTI e 109 em enfermaria. Também estão internados 214 pacientes com suspeita da doença, sendo 94 na UTI e 120 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 216 são de residentes em Cuiabá e 88 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 172 pessoas são de Cuiabá e 57 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 12 óbitos de residentes, chegando a um total de 325 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos:

-Mulher, 61 anos, internada em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 10/07.

-Mulher, 77 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 10/07.

-Mulher, 76 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão, nefropatia e cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Mulher, 81 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 47 anos, internado em hospital público. Tinha pneumopatia e diabetes. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 72 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 78 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 11/07.

-Mulher, 68 anos, internada em hospital privado. Tinha cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 49 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 79 anos, internado em hospital privado. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 91 anos, internado em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 80 anos, internado em hospital privado. Diabetes e cardiopatia. Foi a óbito em 12/07.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana