conecte-se conosco


Cuiabá

Programa Qualifica 300 prepara nova turma para o mercado de trabalho

Avatar

Publicado

José Ferreira

Parece uma tarefa difícil, mas trabalhar com massas, além de divertido, pode tornar-se uma atividade bem lucrativa. Prova disso, são os alunos do curso de panificação oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio do programa Qualifica Cuiabá 300, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Gratidão foi a palavra que resumiu o sentimento de mais uma turma que teve a oportunidade de participar do curso profissionalizante na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Tijucal. Esta etapa da 2ª edição do programa ensinou desde o simples pão francês até as roscas mais elaboradas, com diferentes sabores e recheios. Entre as produções também estiveram as cucas doces e os pães de milho e o de hambúrguer.

Para a aluna Roseni de Oliveira, o principal ponto do curso de qualificação foi em relação ao processo de sovar a massa. Segundo ela, todo carinho e cuidado são fundamentais para que o resultado seja satisfatório. “Abrir e modelar realmente é um trabalho braçal. No entanto, é também uma forma especial de estar em contato direto com o alimento. A satisfação é ainda maior quando, depois de todo o esforço, chega o momento de saborear um produto totalmente artesanal”, reforçou.

Veja Também  Ponte de Ferro do Rio Coxipó recebe ação de reparo

A instrutora Patrícia Martucci, que ministra cursos há alguns anos pelo Senai, explica que, durante a qualificação, os alunos têm a oportunidade de aprender diversas técnicas que irão facilitar o dia a dia e ainda ajuda-los a alcançar uma renda extra no fim do mês. “É importante incentivar a troca de conhecimento e somar a teoria e prática. O aluno é orientado e motivado a experimentar. Além de colocar a mão na massa, ele precisa estudar todas as receitas para compreender cada ingrediente e da importância de que tudo deve ser pesado”.

Dona Terezinha Moreira, foi das que preferiram trocar a comodidade pela chance de aprender. Segundo contou, muito mais que apenas fazer uma receita de pão ou qualquer outro produto, o curso ensina como preparar a massa com consciência sobre o desperdício para um melhor aproveitamento dos alimentos.

“Eu estava muito acomodada, achando que já conhecia de tudo sobre cozinha. Com esse curso gratuito aprendi muita coisa nova. Quando aplicamos as técnicas novas conseguimos chegar a outros sabores nas receitas, respeitando cada passo da receita e as medidas. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira- dama Márcia Pinheiro pela rica oportunidade. Que Deus os abençoe e que continuem ajudando as pessoas que precisam”, declarou.

Veja Também  Prefeitura leva Mutirão da Limpeza para duas comunidades da região Leste

Os participantes dessa edição do Qualifica Cuiabá 300, além de qualificados para qualquer área do mercado, serão encaminhadas para vagas de emprego com empresas credenciadas e interessadas em contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda da Capital.

QUALIFICA

Essa é a 2ª edição do programa, que é idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. As atividades são todas realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e essa segunda, que está em andamento, irá terminar no dia 18 de novembro.

3ª ETAPA

As inscrições para a 3ª etapa do Qualifica Cuiabá 300 já estão praticamente todas encerradas, com vagas apenas nos Cras dos bairros Planalto e Tijucal para os cursos de confeccionador de bolsas em tecido e salgadeiro. Os interessados devem comparecer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá. O início das aulas está previsto para o dia 20 de janeiro e término em 17 de março de 2020. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeito lamenta o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Avatar

Publicado

Divulgacao

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12). Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. Cuiabano, nascido no dia 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal.

Um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Benedito ocupou também um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e o mais conhecido, professor.

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. Não só a família como a minha em particular sentirá muito essa perda. Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana”, lamentou o prefeito.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a dedicação do professor Benedito. “Um profissional íntegro, responsável e dedicado, que deixou ensinamentos valiosos a tantas pessoas. Que ele descanse em paz e que Deus dê forças à família e aos amigos nesse momento difícil”, disse.

Veja Também  Secretário de Ordem Pública apresenta novo gestor do Procon Municipal

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretário de Ordem Pública apresenta novo gestor do Procon Municipal

Avatar

Publicado

Luiz Alves

O Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, realizou uma solenidade, nesta quinta-feira (12), para nomeação do novo gestor que irá comandar a secretaria adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal. Quem assume é o servidor público, Genilto Adenalto Nogueira, que anteriormente estava lotado na secretaria de Governo da Prefeitura.

A substituição tem por objetivo fortalecer e implementar planos de governo do Prefeito Emanuel Pinheiro nas pastas que estão diretamente ligadas para o atendimento ao público.“Temos uma responsabilidade imensa perante o município, estamos tomando algumas providências para melhorar a parte administrativa e operacional de nossa Secretaria”, pontua Sales.

“À frente deste órgão, tornaremos as ações mais efetivas e dinâmicas à população, levando mais informação, conhecimento e fortalecendo o elo entre os consumidores e fornecedores, humanizando ainda mais a relação de proteção e defesa do consumidor.”, disse o secretário-adjunto.

Currículo

Há 30 anos atuando no serviço público nas áreas da Participação Comunitária Urbana e Rural, em solução de questões por meio de mutirões e cooperação mútua nos seguintes cargos: – Assessor Administrativo na Câmara Municipal de Cuiabá; -Diretor Operações Urbanas –PMC; -Secretário Adjunto Secretaria de Administração – PMC; – Assessor Parlamentar de Bancada Assembleia Legislativa de Mato Grosso; – Chefe de Gabinete Vice Governador – MT; – Secretário Adjunto de Transporte- MT e Coordenador de Mutirões do Governo de MT; – Secretário Adjunto Casa Civil-MT; – Delegado da SUNAB – MT; – Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental do Vale do Rio Cuiabá – MT REGIONAL – Gov. de MT; – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana – MT; – Secretário Adjunto de Direitos Humanos – MT; Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas-MT; – Secretário Adjunto de Justiça do Estado de Mato Grosso; – Presidente do Plano Estadual de Enfrentamento as Drogas no Estado de MT; – Diretor de Patrimônio, Administrativo e Financeiro do MTPAR.

Veja Também  Prefeito lamenta o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana