conecte-se conosco


Tecnologia

Avatar

Publicado

black friday arrow-options
Unsplash

Veja quais sites você deve evitar durante a Black Friday

Com a Black Friday se aproximando, surgem também as dúvidas a respeito das promoções realizadas na data.

Desde que o evento chegou ao Brasil , muitos casos de descontos falsos foram registrados, fazendo com que os consumidores fiquem com o pé atrás em relação à data. 

E as reclamações são muitas. No ano passado, 4.200 queixas foram registradas no site Reclame Aqui  durante a sexta-feira da Black Friday , número que bateu recorde – nos dois anos anteriores, a plataforma havia recebido 3.500 e 2.900 reclamações, respectivamente.

Até janeiro deste ano, mais de 97 mil compras relacionadas à Black Friday de 2018 ainda receberam reclamações, como atraso nas entregas.

Leia também: Desejos da Black Friday: compare modelos de notebook para cada bolso

As empresas mais reclamadas na Black Friday 2018

E, falando em índices passados, uma boa estratégia para se proteger durante o próximo dia 29 de novembro é olhar para os últimos anos e ver quais empresas mais tiveram reclamações

No Reclame Aqui, quem liderou o ranking em 2018 foram as Lojas Americanas, seguida das Casas Bahia e da Netshoes.

A respeito dos motivos das reclamações, o principal foi a maquiagem dos preços , também em destaque nos anos anteriores. 

Leia também: Preços sobem antes da Black Friday; confira quais produtos são mais atingidos

Os produtos com maiores índices de reclamações fora os eletrônicos , com ranking liderado por celulares e smartphones , e contando com televisores dentro dos cinco principais alvos de queixa. 


Além do Reclame Aqui , o Procon também divulgou uma lista de empresas que têm histórico de desrespeito aos direitos dos consumidores. A lista feita pelo Procon de Santa Catarina pode ser encontrada neste link , enquanto a relação organizada pelo Procon de São Paulo pode ser vista aqui

Como garantir descontos reais na Black Friday

Para não cair em promoções falsas, o Procon do Rio de Janeiro orienta que os consumidores já fiquem de olho nos preços dos produtos desejados antes da Black Friday , para perceber se os descontos anunciados são realmente reais – para isso,  algumas ferramentas podem ajudar. 

Leia também: Celulares da Black Friday: confira os melhores modelos para adquirir na data

Além disso, o órgão diz que é necessário saber dos d ireitos dos consumidores , sobretudo no que diz respeito às compras online, que têm grande fluxo durante a Black Friday.

Uma informação relevante para ficar atento é que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, um cliente não precisa de justificativas para cancelar uma compra online dentro de sete dias. 

Outra dica, dada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ( Idec ), é guardar todos os anúncios de promoções que receber e fazer captura da tela de todo e qualquer problema que encontrar.

Se algum site der um problema durante a compra e você perder a promoção, o consumidor tem o direito de requerer o mesmo produto com as mesmas condições e preço anunciados. 

Leia também: Pesquisa revela maior desejo dos brasileiros para a Black Friday; confira

Também é importante ficar de olho no prazo de entrega. Mais uma vez, é bom fazer uma captura de tela dessa informação, para conseguir cobrar a empresa em questão.

Caso haja algum problema, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para tentar resolver a situação. Se a solução não for alcançada, o consumidor pode registrar uma queixa no Procon ou entrar com ação no Juizado Especial Cível .

Como não cair em golpes na Black Friday

Os problemas relacionados ao direito do consumidor, que já deixam muita gente preocupada, não são os únicos vilões da Black Friday .Como durante a data há muito mais pessoas atrás de descontos online, o cenário se torna propício para que criminosos apliquem golpes digitais .

Segundo dados da empresa global de cibersegurança Kaspersky , os ataques de phishing , por exemplo, aumentam quatro vezes neste período. 

Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los

Ataques de phishing são aqueles em que os criminosos utilizam algum motivo falso para fazer com que as vítimas entreguem informações importantes, como dados do cartão de crédito.

Nesse período de ofertas, é muito comum que promoções falsas sejam divulgadas a fim de roubarem esses dados dos internautas. Para não cair em uma roubada e ter uma Black Friday mais tranquila, é bom seguir as seguintes dicas de segurança digital :

  1. Tome cuidado com promoções boas demais recebidas por email, mensagem, redes sociais ou SMS; 

  2. Certifique-se de que o site da promoção que você recebeu é o mesmo endereço da loja que a promoção diz se referir. Na dúvida, procure pelo desconto diretamente no site da loja, sem clicar em links;

  3. Confirme que o site é seguro. Para isso, verifique todos os caracteres da URL, checando se a grafia está correta, e veja se o site tem o protocolo de segurança HTTPS (ou o símbolo do cadeado verde no início da URL);

  4. Não utilize um Wi-Fi público para realizar compras online, porque as redes podem ser interceptadas por criminosos que podem obter acesso aos seus dados financeiros;

  5. Não use computadores públicos para realizar suas compras;

  6. Mantenha seu antivírus atualizado.

Comentários Facebook

Tecnologia

Padre viraliza depois de fazer dança do TikTok dentro de igreja; veja o vídeo

Avatar

Publicado


source
TikTok
Reprodução/Youtube

Padre de Minas Gerais fez dança da moda no TikTok


A dança da moda no TikTok chegou até a igreja. O padre Roberto Modesto Carneiro, de 53 anos, gravou um vídeo com a ajuda de três acólitos e viralizou nas redes sociais. 


Padre Roberto é responsável pela Paroquia Santuário São João Bosco, em São João del-Rei (MG). O vídeo foi gravado na última sexta-feira (10) e divulgado entre os fiéis através do WhatsApp no sábado (11).

“Estamos em uma época de muita tristeza. Então, resolvemos incentivar a alegria para que as pessoas permaneçam firmes na fé e na espiritualidade”, conta o pároco ao jornal O Tempo. Assista ao vídeo completo:


Alegria dentro da igreja

O padre contou ao jornal que a ideia de gravar o hit veio dos acólitos (função semelhante a dos coroinhas) que aparecem com ele no vídeo. “Eu sou de outra geração, mas vi que não tinha problema nenhum em fazer a coreografia utilizando o aplicativo”, diz.

Pedro Augusto dos Passos Gaio, de 22 anos, que aparece no vídeo usando óculos, diz que a dança vai virar desafio entre os párocos da cidade. “Vamos fazer uma dança e desafiar outra paróquia da Diocese para também fazer uma coeografia, e isso virar uma corrente”, conta ao Tempo.

O acólito ainda diz que a alegria do padre contagia os jovens da igreja. “Ele dança samba, canta, dança funk. Ele é Dom Bosco em nosso meio, é um pai pra gente. Depois que o padre Roberto chegou na paróquia, a gente voltou a ter o prazer de estar na igreja, nos sentimos em casa”. 

Padre Roberto, que faz parte de congregação salesiana, fundada por São João Bosco, diz que o santo o inspira em ser como é. “Dom Bosco falava para os jovens, ainda no século XIX, que o nosso Deus é o Deus da alegria. Já naquela época, ele incentivava os jovens a praticar esportes e dança e promovia um Carnaval sadio para que eles não procurassem a diversão em ambientes pecaminosos”, afirma.

Além da dança no TikTok , o padre também tem modernizado as celebrações litúrgicas. As missas da paróquia estão sendo realizadas apenas de forma online, e sendo transmitidas ao vivo por Facebook , Instagram e YouTube .

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Final de semana chegou: confira os lançamentos da Netflix

Avatar

Publicado


source

Olhar Digital

Netflix
Unsplash/Thibault Penin

Confira os lançamentos da semana na Netflix


Semanalmente, a Netflix adiciona novos filmes e séries ao seu catálogo trazendo cada vez mais opções do que assistir para os assinantes. Já em tempos de quarentena, sempre é uma boa ideia dar uma conferida no que há de novo para fazer o tempo passar mais rápido.


Nesta semana, um dos maiores destaques ficou por conta da chegada da minissérie original Estado Zero , que mostra quatro estranhos com personalidades diferentes em um centro de detenção de imigrantes na Austrália. Quem também merece a atenção, mas na parte de animes, é a chegada das duas primeiras temporadas de Yu-Gi-Oh! , que conta a história de Yugi lutando contra o retorno do Jogo das Trevas.

Além deles, em relação a filmes, o destaque vai para o título original The Old Guard , que traz a história de quatro guerreiros protegendo a humanidade de uma nova imortal. Esse título, vale lembrar, é baseado na história em quadrinhos de mesmo nome.

Séries

  • Jane The Virgin – 5º temporada (06/07)
  • Estado Zero (08/07)
  • O Último Guardião – 4º temporada (09/07)
  • Curta Essa com Zac Efron (10/07)
  • Doze Jurados (10/07)

Filmes

  • The Old Guard (10/07)
  • Buraco na Parede (10/07)
  • Your Excellency (10/07)

Stand-ups e reality shows

  • O Crush Perfeito (10/07)

Documentários e especiais

  • Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado (08/07)

Programação infantil, desenhos e animes

  • Yu-Gi-Oh – 1º e 2º temporada (08/07)
  • 2020 – Japão Submerso (09/07)
  • As Épicas Aventuras do Capitão Cueca no Espaço (10/07)
  • Oi Ninja – 3º temporada (10/07)

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana