conecte-se conosco


Mato Grosso

Projeto “Café Literário” procura despertar o interesse dos alunos para a leitura

Avatar

Publicado

Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a leitura, a Escola Estadual Antônio José de Lima, localizada no município de Juscimeira (a 157 quilômetros de Cuiabá), realiza, bimestralmente, o “Café Literário”, ação do projeto Biblioteca Integradora, que envolve alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

A professora Verbena Sanches, responsável pela biblioteca integradora, explica que o desenvolvimento do projeto se deu a partir do recebimento de vários títulos do Ministério da Educação que foram repassados aos alunos. Com esses livros é feita a leitura coletiva, juntamente com a professora de língua portuguesa em espaços diversos dentro da escola e sempre acompanhado de comidas e bebidas. “É um momento de partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura a algo prazeroso”, explica a professora.

Após responderem a questionários, os alunos debatem o assunto em sala de aula e compreendem os elementos da narrativa, os alunos são levados à biblioteca, em um ambiente bastante harmonioso e temático, preparado especialmente para recebê-los.

“Após a leitura os alunos são indagados sobre o que conta o livro, quais os detalhes da narrativa e o ponto de vista de cada um. Eles se sentem desafiados e motivados. O resultado é sempre satisfatório, pois todos passam a frequentar mais a biblioteca em busca de outros títulos para leitura”, ressalta.

Veja Também  Figueirópolis D’Oeste descumpre repasse mínimo de 25% para educação

Para a professora de Língua Portuguesa Maria José Torres a ação é importantíssima, pois contribui para ampliar o vocabulário e a imaginação dos alunos. “Com isso, melhoram a leitura e a escrita de textos de gêneros variados”, avalia.

Segundo a diretora da escola, Mayara Novais, o projeto proporciona aos alunos momentos divertidos, prazerosos e de muito conhecimento através da leitura. “Estimula o potencial de cada um, desenvolvendo o vocabulário, diversificando o repertório de leituras e incentivando as produções orais e escritas”.

Conforme a coordenadora pedagógica, Lizandra, o projeto mobiliza e estimula os estudantes para um novo olhar em relação à leitura, a começar pelo tema. “A interação com o ambiente temático desenvolve a imaginação, debates e a formação de opinião”.

Os alunos aprovaram o projeto e passaram a se interessar mais pela leitura. “Achei muito legal, pois podemos ouvir das pessoas o que elas acharam do livro e elas podem ouvir o que a gente achou, e assim conseguimos ter uma visão diferente com vários pontos de vistas”, ressalta a aluna Jheimy Isabelly Passarinho, do 7° ano.

“Aprendemos a identificar o autor, o ilustrador, a editora e todas a informações e referências do livro. Antes, eu e meus colegas não sabíamos onde ficavam esses detalhes nos livros”, completa a aluna Marcella Vitória Barbosa, do 5° ano.

Veja Também  Na Espanha, Mato Grosso defende inclusão social para valorização da floresta em pé

“Muitos alunos têm dificuldade em se expressar ao público, e com esta ação eles melhoram a fala, a escrita, a dicção e a forma de se expressar”, observa a técnica em Nutrição Escolar, Elizabeth Siqueira, que é uma das responsáveis pela gastronomia servida aos alunos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Presidente do TCE visita setores e agradece apoio dos servidores à gestão

Avatar

Publicado

Em uma demonstração de humildade e respeito aos servidores, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, visitou, nesta quarta-feira (11/12), os setores do Tribunal para agradecer, pessoalmente, o esforço, a dedicação e a contribuição de cada colaborador para que a gestão dele, biênio 2018-2019, cumprisse, com êxito, as metas e objetivos estabelecidos.

Nas salas e departamentos, o presidente falou sobre a importância de cada um para o bom funcionamento da engrenagem, do servidor mais humilde aos que ocupam os cargos mais estratégicos, e fez questão de lembrar que ninguém trabalha sozinho e que o resultado depende da união e esforço de todos em torno do mesmo propósito, que no caso do Tribunal de Contas é avançar na qualidade do controle externo.

Um dos setores visitados foi a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) que, sob o comando do secretário Volmar Bucco Júnior, foi responsável pelo principal legado da gestão Domingos Neto: a Reestruturação da Área Técnica (RAT). Ao agradecer o empenho da equipe técnica, o presidente também recebeu agradecimentos dos auditores, pelo apoio incondicional a todas as inovações e pela liberdade e autonomia que deu para a atuação das equipes.

Veja Também  Porto dos Gaúchos ultrapassa limite máximo da LRF e contas têm parecer contrário

Na Secretaria de Comunicação, o presidente agradeceu o empenho de todos e, em especial, do secretário Américo Corrêa. O secretário elogiou a forma pacífica com que o presidente conduziu os trabalhos do TCE neste dois anos, apesar de ter assumido o Tribunal em um momento crítico. “Na posse, o senhor disse que as dificuldades são superadas com trabalho e foi assim que aconteceu”, lembrou Américo.

O presidente também fez questão de revisitar o espaço de administração e descanso da Zeladoria do TCE, entregue por ele em setembro do ano passado, totalmente reformado. A supervisora mostrou, inclusive, uma foto do presidente no dia da inauguração do espaço “Ter dado mais conforto e dignidade a esses servidores da zeladoria, que se esforçam tanto e todos os dias para manter os nossos ambinetes limpos, é motivo de orgulho para mim”.

Em vários locais por onde passou e das várias pessoas que encontrou e cumprimentou, o presidente Domingos Neto se emocionou. Como ao cumprimentar Zezinho, garçom que atende o Pleno e que dedicou grande parte de sua vida ao Tribunal de Contas. O servidor contou para o presidente tem uma foto tirada com ele no dia da posse de Domingos Neto como conselheiro e que agora terá outra, na despedida dele do cargo de presidente.

Veja Também  Politec participa de operação integrada de prevenção a acidentes de trânsito
Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

TCE emite parecer prévio favorável à aprovação das contas de governo de Sapezal

Avatar

Publicado

Assunto:CONTAS ANUAIS DE GOVERNO MUNICIPAL
Interissado principal:PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPEZAL
JOÃO BATISTA CAMARGOCONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

Parecer prévio favorável à aprovação, essa foi a decisão do Tribunal de Contas de Mato Grosso na análise das contas anuais de governo do exercício de 2018 da Prefeitura Municipal de Sapezal, sob a responsabilidade do prefeito Valcir Casagrande. O processo nº 16.654-5/2018 foi relatado pelo conselheiro interino João Batista de Camargo Júnior na sessão plenária do dia 10/12.

Foram cumpridas as determinações legais quanto aos percentuais de gastos públicos. Contudo, a equipe técnica identificou falhas e foi recomendado ao chefe do Poder Executivo Municipal que se atente à necessidade de limitação das desonerações previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e, no ano seguinte, estabeleça autorização para abertura de créditos adicionais em percentual não superior a 15% do total de despesas fixadas para o exercício.

O atual gestor deve ainda implementar programa de integridade abrangendo os possíveis riscos enfrentados pela gestão, nos termos do Decreto nº 8.420/2015, visando a prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos contra a administração pública.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Veja Também  Publicontas lança 4ª edição do livro ‘Perguntas e Respostas ao Cidadão’
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana