conecte-se conosco


Cuiabá

Inscrições para o Qualifica 300 nos Cras do Planalto e Tijucal continuam abertas

Avatar

Publicado

José Ferreira

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano informa que ainda existem vagas disponíveis para a 3ª Etapa do Qualifica Cuiabá 300. As oportunidades são para as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Planalto e Tijucal. Os cursos, ofertados nos três turnos (manhã, tarde e noite), serão de confeccionador de bolsas em tecido e padeiro.

Os interessados devem comparecer nas unidades munidos de alguns documentos necessários para acesso ao ensino como: Número de Inscrição Social (NIS), Carteira de Identidade (RG), comprovante de endereço ou autodeclararão de endereço, comprovante de escolaridade, além de possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais.

Essa é a 2ª edição do programa, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“As pessoas interessadas em fazer um desses cursos devem procurar os Cras o mais breve, pois as vagas são limitadas. Vale lembrar que dezembro é um mês comemorativo e a tendência é diminuir um pouco a procura por cursos. Por isso, não podemos deixar para última hora”, declarou a secretária-adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

As unidades contempladas para a última etapa dessa edição foram os Cras dos bairros Pedregal (curso de confeiteiro), Praieiro (confeiteiro), Tijucal (padeiro), Dom Aquino (padeiro), Nova Esperança (salgadeiro), Novo Colorado (salgadeiro), e no Cras do bairro Planalto (confeccionador de bolsas em tecido).

As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma. “As vagas disponíveis para as demais unidades contempladas com essa última etapa já foram encerradas, tendo as turmas de todos os períodos fechadas”, informou a secretária.  

Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda encerrarão na próxima segunda-feira, 18 de novembro. Agora, serão capacitadas cerca de 300 pessoas, com início das atividades previsto para o dia 20 de janeiro e término em 17 de março de 2020. 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 deste domingo (05)

Avatar

Publicado


.

Neste domingo (05), Cuiabá tem 4949 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1130 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 836 já estão recuperados da doença e houve 247 óbitos de residentes e 122 de não residentes.

Na rede hospitalar há 293 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 169 na UTI e 124 em enfermaria. Também estão internados 217 pacientes com suspeita da doença, sendo 103 na UTI e 114 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 199 são de residentes em Cuiabá e 73 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 188 pessoas são de Cuiabá e 50 de outros municípios.

 

Hoje Cuiabá registrou mais 16 óbitos de residentes, chegando a um total de 247 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

 

Foram registrados os óbitos de 9 homens e 7 mulheres. Destes óbitos, 11 pacientes estavam internados em hospitais públicos, 4 em hospitais privados e 1 óbito ocorreu em domicílio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito sanciona decreto e Diretoria de Vigilância em Saúde elabora projeto de implantação de barreiras sanitárias

Avatar

Publicado


.

Por meio do decreto de nº 7.980 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, da última sexta-feira (03), fica estabelecido a implementação de barreiras sanitárias no município de Cuiabá, no combate a pandemia do novo Coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária será a responsável por elaborar o projeto. A barreira sanitária poderá ocorrer na cidade inteira, em um bairro só ou algumas regiões da capital. “Essa divisão é técnica, obedece a protocolos sanitários e epidemiológicos. Esses números vão ser concluídos nesse final de semana e vão servir de base para que eu possa editar o decreto de quais as regiões terão que obedecer a quarentena coletiva obrigatória”, afirma Pinheiro. O prazo estabelecido para entrega da nova proposta ao Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus é até terça-feira (07).

O novo documento cumpre com uma das finalidades previstas no ato da suspensão do decreto nº 7.975, assinado pelo chefe do Executivo Municipal na última quinta-feira, que revoga a realização de rodízios no tráfego de veículos automotores e limitação, por CPF, nos atendimentos presenciais realizados por bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas.

“Não se combate a pandemia por decreto, pontuou Pinheiro. Combate-se a pandemia com gestos, com ações e, principalmente, com a participação de todos! Porque estamos todos no mesmo barco. Mato Grosso virou epicentro da Covid-19 no país. Os números crescem assustadoramente no interior. E Cuiabá é a capital do Estado, a cidade mais populosa. Vai ser impactada com relação a isso. Por isso temos que continuar fazendo o nosso dever de casa, combater os principais focos de aglomeração e também diminuir a circulação pela cidade, especialmente no centro de Cuiabá. “Durante a semana, estabelecerei essas ou outras medidas que possam conter a circulação pela cidade e a aglomeração em vários estabelecimentos e em vários pontos de Cuiabá”, concluiu o prefeito.

 

Clique no arquivo em anexo e veja o decreto na íntegra:

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana