conecte-se conosco


Cuiabá

“Cuiabá 300 Cores” abre exposição na Casa Cuiabana com siriri e cururu

Avatar

Publicado

A partir desta quinta-feira (14), a Casa Cuiabana recebe a exposição coletiva “Cuiabá 300 Cores”. Pensado para aumentar a visibilidade e o debate da arte regional, o projeto, que foi aprovado em edital FUNDO/2019 da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, expõe obras em diferentes linguagens artísticas, como artesanato, pintura em tela, música e audiovisual. A abertura acontece a partir das 19h30, com entrada gratuita e conta com apresentações de siriri e cururu de escolas e instituições parceiras.

Incorporadas ao projeto estão oficinas de artes plásticas com artistas convidados como Meire Pinheiro, Régis Gomes e Victor Hugo. Algumas delas já foram realizadas no Complexo Pomeri e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Idealizadora do projeto, Grasiela Pereira Pinheiro, mais conhecida como Bia Pinheiro é “pau-rodada” e apaixonada pela arte e cultura cuiabana. A ideia do projeto surgiu do desejo de disseminar essa paixão por Cuiabá fomentando os artistas locais nos mais diversos cenários da Capital. Além disso, a exposição leva as cores da chita, do siriri, do cururu, da vida na beira do rio e também da cidade cosmopolita que Cuiabá vem se tornando para todos os cantos da cidade.

Veja Também  Ponte de Ferro do Rio Coxipó recebe ação de reparo

“É um presente para a cidade e seus 300 anos. Um dos grandes objetivos do projeto é a democratização da arte e da cultura por meio da inclusão social. É uma explosão de cores que exalta, apresenta e incentiva as nossas manifestações culturais, além de retratar a nossa fauna, flora, danças, religiosidade, etnias, sons e folclores, estampadas de maneira latente pelos nossos artistas”, explica Bia Pinheiro.

As oficinas serão ofertadas até o próximo dia 15 de dezembro e qualquer pessoa e/ou instituição pode participar. Os interessados podem entrar em contato com a idealizadora do projeto Bia Pinheiro pelo telefone (65) 99643-3001.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeito lamenta o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Avatar

Publicado

Divulgacao

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12). Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. Cuiabano, nascido no dia 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal.

Um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Benedito ocupou também um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e o mais conhecido, professor.

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. Não só a família como a minha em particular sentirá muito essa perda. Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana”, lamentou o prefeito.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a dedicação do professor Benedito. “Um profissional íntegro, responsável e dedicado, que deixou ensinamentos valiosos a tantas pessoas. Que ele descanse em paz e que Deus dê forças à família e aos amigos nesse momento difícil”, disse.

Veja Também  Prefeitura leva Mutirão da Limpeza para duas comunidades da região Leste

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretário de Ordem Pública apresenta novo gestor do Procon Municipal

Avatar

Publicado

Luiz Alves

O Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, realizou uma solenidade, nesta quinta-feira (12), para nomeação do novo gestor que irá comandar a secretaria adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal. Quem assume é o servidor público, Genilto Adenalto Nogueira, que anteriormente estava lotado na secretaria de Governo da Prefeitura.

A substituição tem por objetivo fortalecer e implementar planos de governo do Prefeito Emanuel Pinheiro nas pastas que estão diretamente ligadas para o atendimento ao público.“Temos uma responsabilidade imensa perante o município, estamos tomando algumas providências para melhorar a parte administrativa e operacional de nossa Secretaria”, pontua Sales.

“À frente deste órgão, tornaremos as ações mais efetivas e dinâmicas à população, levando mais informação, conhecimento e fortalecendo o elo entre os consumidores e fornecedores, humanizando ainda mais a relação de proteção e defesa do consumidor.”, disse o secretário-adjunto.

Currículo

Há 30 anos atuando no serviço público nas áreas da Participação Comunitária Urbana e Rural, em solução de questões por meio de mutirões e cooperação mútua nos seguintes cargos: – Assessor Administrativo na Câmara Municipal de Cuiabá; -Diretor Operações Urbanas –PMC; -Secretário Adjunto Secretaria de Administração – PMC; – Assessor Parlamentar de Bancada Assembleia Legislativa de Mato Grosso; – Chefe de Gabinete Vice Governador – MT; – Secretário Adjunto de Transporte- MT e Coordenador de Mutirões do Governo de MT; – Secretário Adjunto Casa Civil-MT; – Delegado da SUNAB – MT; – Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental do Vale do Rio Cuiabá – MT REGIONAL – Gov. de MT; – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana – MT; – Secretário Adjunto de Direitos Humanos – MT; Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas-MT; – Secretário Adjunto de Justiça do Estado de Mato Grosso; – Presidente do Plano Estadual de Enfrentamento as Drogas no Estado de MT; – Diretor de Patrimônio, Administrativo e Financeiro do MTPAR.

Veja Também  Prefeito decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana