conecte-se conosco


Cuiabá

17ª Edição da Parada de Diversidade Sexual acontece neste sábado (16)

Avatar

Publicado

Arquivo

O Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá realiza nesse sábado (16) a 17ª Edição da Parada da Diversidade Sexual. O tema escolhido para esse ano foi: “Resistência, Amor e Luta”. O ponto de concentração popular será na Praça Ipiranga, a partir das 14h, seguindo para Orla do Porto, onde haverá apresentações artísticas regionais e nacionais.

A expectativa de público esperada é de cerca de 20 mil pessoas. A Parada já foi consolidada como o principal ato de resistência e afirmação dos direitos LGBTQI+.

O presidente do Conselho, Valdomiro Arruda, explica que neste ano, além da sexualidade, o movimento estende o debate também à classe trabalhadora. “Vamos abordar questões pertinentes à rotina dos LGBTQI+, especialmente no que diz respeito aos obstáculos enfrentados na área trabalhista”, comenta Valdomiro.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Clovis Arantes, o encontro, que já acontece há mais de uma década, é uma maneira de ampliar o espaço de luta, dando visibilidade à causa e levando informação à sociedade. “Continuamos ainda tendo que chamar atenção para o fato de não buscamos privilégios, apenas estamos exigindo igualdade de direitos e respeito às diferenças de cada um”, diz.

Veja Também  Atendimento via 0800 da Ouvidoria Geral estará suspenso nesta sexta-feira (13)

Na oportunidade, Clovis deixa um questionamento para toda sociedade. “Travestis, homens e mulheres Trans sofrem todos os dias a dor de serem preteridos quando saem em busca de uma vaga de trabalho. Não são poucas as denúncias de abuso, somente por conta da orientação sexual. Isso se apresenta nas mais variadas formas. No Brasil, a expectativa de vida desta população não passa de 35 anos, os problemas começam ainda na fase escolar. Diante disso é preciso perguntar: como seria um mercado de trabalho possível para, de fato, incluir a todos?”, pergunta.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo do trajeto, que cruza as avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV Novembro, milhares de pessoas vão colorir as ruas de Cuiabá. Na Orla, artistas como Seven, Henderson Santana, Almerinda, Pedro Tavares, Bia Trindade,  Daiely Cristina, Wallazi, talentosas Dragas , artistas da cidade de Cuiabá e do interior do Estado,  fazem as apresentações, que se estendem até às 23h.

A Parada é realizada pelo Grupo Livremente: Conscientização e Direitos Humanos (LGBTQI), Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá (CMADS) e sob a coordenação geral do Conselho Estadual de Educação, União Brasileira de Mulheres, Mães pela Diversidade e Conselho da Juventude (Conjuv). O evento tem o apoio da Prefeitura de Cuiabá,

Veja Também  Secretário de Ordem Pública apresenta novo gestor do Procon Municipal

SERVIÇO:

O que: 17ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá
Quando: Sábado (16)
Concentração: Praça Ipiranga
Horário: 14h 
Chegada: Orla do Porto, com shows até 23h

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeito lamenta o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Avatar

Publicado

Divulgacao

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12). Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. Cuiabano, nascido no dia 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal.

Um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Benedito ocupou também um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e o mais conhecido, professor.

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. Não só a família como a minha em particular sentirá muito essa perda. Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana”, lamentou o prefeito.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a dedicação do professor Benedito. “Um profissional íntegro, responsável e dedicado, que deixou ensinamentos valiosos a tantas pessoas. Que ele descanse em paz e que Deus dê forças à família e aos amigos nesse momento difícil”, disse.

Veja Também  Confira as principais atrações e eventos para o final de semana na Capital

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretário de Ordem Pública apresenta novo gestor do Procon Municipal

Avatar

Publicado

Luiz Alves

O Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, realizou uma solenidade, nesta quinta-feira (12), para nomeação do novo gestor que irá comandar a secretaria adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal. Quem assume é o servidor público, Genilto Adenalto Nogueira, que anteriormente estava lotado na secretaria de Governo da Prefeitura.

A substituição tem por objetivo fortalecer e implementar planos de governo do Prefeito Emanuel Pinheiro nas pastas que estão diretamente ligadas para o atendimento ao público.“Temos uma responsabilidade imensa perante o município, estamos tomando algumas providências para melhorar a parte administrativa e operacional de nossa Secretaria”, pontua Sales.

“À frente deste órgão, tornaremos as ações mais efetivas e dinâmicas à população, levando mais informação, conhecimento e fortalecendo o elo entre os consumidores e fornecedores, humanizando ainda mais a relação de proteção e defesa do consumidor.”, disse o secretário-adjunto.

Currículo

Há 30 anos atuando no serviço público nas áreas da Participação Comunitária Urbana e Rural, em solução de questões por meio de mutirões e cooperação mútua nos seguintes cargos: – Assessor Administrativo na Câmara Municipal de Cuiabá; -Diretor Operações Urbanas –PMC; -Secretário Adjunto Secretaria de Administração – PMC; – Assessor Parlamentar de Bancada Assembleia Legislativa de Mato Grosso; – Chefe de Gabinete Vice Governador – MT; – Secretário Adjunto de Transporte- MT e Coordenador de Mutirões do Governo de MT; – Secretário Adjunto Casa Civil-MT; – Delegado da SUNAB – MT; – Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental do Vale do Rio Cuiabá – MT REGIONAL – Gov. de MT; – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana – MT; – Secretário Adjunto de Direitos Humanos – MT; Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas-MT; – Secretário Adjunto de Justiça do Estado de Mato Grosso; – Presidente do Plano Estadual de Enfrentamento as Drogas no Estado de MT; – Diretor de Patrimônio, Administrativo e Financeiro do MTPAR.

Veja Também  Atendimento via 0800 da Ouvidoria Geral estará suspenso nesta sexta-feira (13)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana