conecte-se conosco


Mato Grosso

Primeira-dama desfila com mulheres em tratamento contra o câncer de mama

Avatar

Publicado

Batom, rímel, sombra, blush, turbantes, foram alguns dos itens que reforçaram a beleza de mulheres de diversas idades que venceram ou ainda estão em tratamento para combater o câncer de mama. Toda esta produção ocorreu durante a 11ª MACARROMamma, jantar beneficente organizado pela Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama – MTmamma, realizado na noite de sábado (09.11), no Cenarium Rural.

Com um grande olhar humanizado às causas sociais, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, foi uma das madrinhas da iniciativa, responsável por viabilizar o local do evento, auxiliar na venda de ingressos que serão revertidos às ações de prevenção, além de disponibilizar voluntários para a maquiagem e produção das assistidas. 

Ao lado de Naiana e Ivania, Virginia desfilou na passarela do evento em uma clara celebração à vida. “Para mim é uma honra estar aqui, ser convidada pelo MT Mamma e conhecer essas mulheres tão maravilhosas. Eu acredito muito em Deus e o recado que eu deixo é que essas mulheres tenham fé acima de tudo e confiem na vontade d’Ele, que Ele fará todo o resto”, afirmou a primeira-dama.

A confiança é o que mantém a professora Naiana Rodrigues firme de que vencerá o câncer. O diagnóstico veio em julho deste ano, mas felizmente Naiana estava atenta aos sinais. “Minha história com o câncer começa quando um belo dia eu levanto da cama, me olho no espelho e acho um nódulo. Eu já tinha o hábito de fazer o autoexame e neste dia eu achei o nódulo”, relembrou. 

Veja Também  TCE aprecia 89 processos em sessões do Pleno e da 2ª Câmara

Logo após, Naiana fez a cirurgia para a retirada do tumor e atualmente está passando por quimioterapia. Mas nada disso é motivo para desanimá-la. Ao lado da primeira-dama na passarela, Naiana dançou e exibiu toda a beleza de uma mulher que aos 37 anos luta todos os dias por sua vida. 

Durante o mês de outubro, o Governo de Mato Grosso vestiu-se de rosa para apoiar a campanha de prevenção. Exemplo disso foi a realização de um mutirão no Hospital Estadual Santa Casa de consultas em mastologia e a realização de exames de mamografia, que atendeu a quase 300 mulheres.

Ao lado de Virginia, o governador Mauro Mendes fez questão de parabenizar o MT Mamma por mais uma edição da campanha de prevenção e à esposa, pela iniciativa de apoio à causa. 

“O trabalho que o MT Mamma faz no Estado de Mato Grosso é um trabalho de longa data, importante para o acolhimento e apoio destas mulheres que estão em tratamento. O Outubro Rosa é uma grande campanha para que as mulheres possam detectar essa doença no tempo adequado para que o tratamento tenha sucesso”, pontuou o governador. 

E sucesso também é a palavra que define os 10 anos de atuação do MT Mamma. Na ocasião, a presidente da entidade, Cleuza Dias, agradeceu o apoio do Poder Executivo, representado por Virginia Mendes, lembrando que o evento só foi possível graças ao empenho dos voluntários. 

Veja Também  Primeira-dama recebe homenagem do Corpo de Bombeiros

“Nós tivemos total apoio do Governo do Estado nessa causa e é muito bom o poder público andar de braços dados com entidades que cuidam deste apoio às pessoas com câncer de mama. Então essa parceria veio coroar o nosso Outubro Rosa e os 10 anos do MT Mamma”, ressaltou Cleuza.

E mesmo enfrentando a doença, Naiana não perdeu a oportunidade de deixar uma mensagem a todas as mulheres. “Eu sempre falo para as mulheres ao meu redor que se olhem, que se amem, que se cuidem. Eu descobri o câncer porque eu me olhei, porque eu me toquei. Independente de toda a correria que a mulher passa diariamente, que ela pare um pouco e se olhe, que pese o quanto é importante cuidar de sua saúde”.

Também prestigiaram o evento o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e sua esposa, Mônica Carvalho, a promotora de Justiça, Márcia Furlan, o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, entre outras autoridades e representantes de instituições.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Parecer favorável às contas de Porto Alegre do Norte segue para Câmara Municipal

Avatar

Publicado

Assunto:CONTAS ANUAIS DE GOVERNO MUNICIPAL
Interessado Principal:PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO
ALEGRE DO NORTE
JAQUELINE JACOBSEN
CONSELHEIRA INTERINA
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

O município de Porto Alegre do Norte recebeu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo do exercício de 2018 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. As contas agora seguem para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre do Norte, que ficará responsável pelo julgamento final. A decisão do TCE-MT ocorreu na sessão extraordinária do Pleno de 28/11 e o Processo nº 167797/2018 teve como relatora a conselheira interina Jaqueline Jacobsen.

No voto, a conselheira destacou que, para as ações e serviços públicos de saúde, foram destinados 27,30% da arrecadação de impostos; na manutenção e desenvolvimento do ensino destinou-se a quantia correspondente a 29,21% da receita legalmente prevista; e, quanto aos recursos do Fundeb, tem-se a destinação de 66,93% da respectiva receita do fundo na remuneração e valorização dos profissionais do magistério.

Diante de algumas irregularidades verificadas, a conselheira recomendou ao gestor, Daniel Rosa do Lago, que observe os prazos estabelecidos pelo TCE-MT para o envio das informações e documentos solicitados; elabore as metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; observe o limite de repasse ao Poder Legislativo; observe a sua disponibilidade financeira, procedendo ao remanejamento de recursos de fontes não vinculadas ou à anulação de restos a pagar não processados do exercício corrente e dos anteriores; e se abstenha de assumir obrigações financeiras sem que haja disponibilidade de recursos para sua quitação por fonte de despesa.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Veja Também  Primeira-dama recebe homenagem do Corpo de Bombeiros
Continue lendo

Mato Grosso

Equilíbrio financeiro ganha destaque nas contas de São José do Rio Claro

Avatar

Publicado

Assunto:CONTAS ANUAIS DE GOVERNO MUNICIPAL
Interessado Principal:PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO RIO CLARO
ISAIAS LOPES DA CUNHA
CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

Obediência ao equilíbrio financeiro e fiscal entre receita e despesa foi um dos destaques das contas anuais de governo de São José do Rio Claro referentes a 2018, sob a gestão do prefeito Valdomiro Lachovicz. Diante dessa constatação, o conselheiro interino Isaias Lopes da Cunha, relator dos processos 16.681-2/2018 e 19.398-4/2019 (apenso), votou pela emissão de parecer favorável à aprovação das contas. O voto foi seguido pela unanimidade do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que se reuniu na sessão extraordinária do dia 28/11.

No voto, o conselheiro destacou que o prefeito cumpriu os percentuais constitucionais na área da educação e saúde. Na educação, foi aplicado o correspondente a 30,70% das receitas provenientes de impostos municipais e transferências estadual e federal. Quanto ao Fundeb, foram usados 93,29% dos recursos recebidos na valorização e remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. Já na saúde, foram aplicados 30,88% do produto da arrecadação dos impostos.

Como foram apontadas algumas irregularidades na gestão, o conselheiro relator recomendou ao prefeito que adote imediatamente as providências elencadas no artigo 22 da LRF; envie corretamente as informações referentes aos créditos adicionais por meio do Sistema Aplic, evitando divergência de informações; reduza o percentual de autorização para abertura de créditos adicionais para 15% na elaboração da Lei Orçamentária para os exercícios seguintes; entre outros apontamentos.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Veja Também  TCE aprecia 89 processos em sessões do Pleno e da 2ª Câmara
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana