conecte-se conosco


Educação

Confira o gabarito do Enem 2019

Avatar

Publicado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na tarde de hoje (13), os gabaritos com as respostas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de 2019. O instituto disponibilizou também as versões digitais dos cadernos de prova.

Apesar da possibilidade de conferência do gabarito, as notas dos estudantes ainda serão reveladas. Elas serão calculadas usando uma metodologia chamada de “Teoria de Resposta ao Item” (TRI), que leva em consideração a média de acertos total em determinadas questões para calcular a probalidade de “chutes” em questões mais difíceis. O método, apelidado de “sistema antichute” cria um cálculo variável das notas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em janeiro de 2020.

Confira o gabarito oficial:

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil

 

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil

Enem2019

2019_11_13_gabarito_enem_dia2-rosa, por Agência Brasil

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil

Enem2019

Enem2019 – Agência Brasil
Edição: Bruna Saniele
Comentários Facebook

Educação

Festival com mais de 2 mil atividades celebra os 100 anos da UFRJ

Avatar

Publicado


.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu 2.123 propostas de atividades para serem apresentadas durante o Festival do Conhecimento que começa amanhã (14) e vai até o dia 24 deste mês, para comemorar os 100 anos da instituição, completados este ano e, também, debater a pandemia do novo coronavírus que o Brasil e o mundo estão enfrentando no momento. 

Desse total, 581 projetos são lives (eventos pela internet ao vivo) e 1.542 são atividades gravadas. As inscrições para propostas já foram encerradas, mas para os ouvintes, elas se estenderão até a próxima segunda-feira (13), na página do festival na internet. Englobando projetos e ouvintes, o número de inscrições recebidas até o momento supera 7.400.

A pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, disse à Agência Brasil que o número de inscrições de atividades, propostas pelos alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados da universidade, inclusive, “foi surpreendente”. Estimou que o total de ouvintes “ainda deve crescer muito”.

Eventos temáticos, entrevistas, rodas de conversa, papo virtual, debates sobre ciência, cultura, enfrentamento à covid-19 compõem os projetos apresentados, informou Ivana. “Todos os temas da produção do conhecimento da UFRJ e muita coisa no campo da saúde. É o maior número de propostas, junto com ciências humanas”.

Sem contato

Ivana Bentes explicou que como as aulas presenciais estão suspensas devido à pandemia, “a gente ficou um pouco nessa angústia, com muitas ações de enfrentamento à covid [covid-19] sendo feitas nos hospitais universitários e no campo das pesquisas científicas que estão servindo de base para muitas questões. Mas a gente tinha os calouros que entraram e não tiveram contato com a universidade. Nós temos 67 mil estudantes sem contato com os professores”.

Daí a ideia de fazer o festival para promover um encontro da comunidade acadêmica, aberto, para mostrar o que a universidade está fazendo. “São ações de enfrentamento da covid [covid-19], mas são também ações de extensão no campo cultural, ações de cuidado, de apoio, de campanha, de redes de solidariedade e de produção científica, que também é o nosso forte”. Na avaliação da pró-reitora de Extensão, o festival significa um momento de celebração dos 100 anos e um encontro virtual entre a comunidade da UFRJ que alcança 80 mil pessoas entre alunos, professores e técnicos administrativos.

Para Ivana, o festival está mobilizando toda a comunidade acadêmica. São pessoas de todas as gerações que durante o festival terão a oportunidade de se apropriarem das tecnologias e experimentarem esse ambiente virtual, até se preparando para o retorno da UFRJ às aulas remotas, previstas para serem iniciadas no dia 13 próximo para cursos de graduação da Faculdade de Medicina. As atividades presenciais plenas só deverão ser retomadas quando as condições sanitárias permitirem. “A UFRJ não vai colocar ninguém em risco para sair do isolamento se a gente não tiver algo muito concreto, como uma vacina”, afirmou Ivana Bentes.

A programação do festival será iniciada às 9h, encerrando sempre às 19h30, com um show musical. O espetáculo do primeiro dia ficará por conta da cantora Elza Soares, que comemora este ano 90 anos de vida. O Festival do Conhecimento é gratuito e aberto para o público.

Edição: Aline Leal

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

UFMG faz campanha para ampliar acesso de alunos a aulas remotas

Avatar

Publicado


.

A fim de garantir o acesso de alunos aos equipamentos necessários para assistirem aulas via internet, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) adotou duas iniciativas: uma campanha chamada Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital, na qual convoca a comunidade para fazer doações de equipamentos ou dinheiro para estudantes; e a concessão de auxílios para compra de material acadêmico, bem como para acesso à internet, compra e empréstimos de computadores para alunos de graduação com deficiência.

As duas iniciativas fazem parte da Política de Inclusão Digital da UFMG. No caso do auxílio para a compra de equipamentos e acesso à internet, os estudantes interessados em concorrer para o recebimento deste benefício precisam acessar o site da pró-reitoria de Assuntos Estudantis da universidade, no endereço na internet.

Já a Bolsa Apadrinhamento terá como destino “alunos de primeira graduação – regularmente matriculados e frequentes – classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III (nessa ordem) em Belo Horizonte e em Montes Claros”, detalhou a UFMG por meio de seu site.

De acordo com a UFMG, as doações podem ser de equipamentos (notebook ou computador desktop) ou de recursos financeiros. No caso dos notebooks e desktops, a recomendação é que os equipamentos tenham a configuração Core 2 Duo, 4GB, 500 HD / 120 SSD, com tela de, no mínimo, 14 polegadas. “Essas condições atendem às necessidades tecnológicas exigidas pelo ensino remoto emergencial”, diz a nota da universidade.

As doações podem ser entregues na sede da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), que fica localizada na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, às terças-feiras, das 9h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Teclados, mouses e caixas de som também serão aceitos. As entregas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected]

As contribuições financeiras podem ser feitas por meio de uma das contas da Fump: Banco do Brasil (agência 1615-2, conta corrente 22.942-3) ou Banco Santander (agência 4546, conta corrente 13.004008-3). O CNPJ da Fump é 17.220.583.0001-69.

Edição: Aline Leal

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana