conecte-se conosco


Politica MT

Jangada recebe 10ª edição do mutirão da Assembleia Social

Avatar

Publicado

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Quase 700 serviços gratuitos foram prestados na 10ª edição deste ano do mutirão da Assembleia Social, desta vez, realizada na Câmara Municipal de Jangada (80km de Cuiabá), na última sexta-feira (8).

Quando a equipe do braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso chegou ao local, antes das 8 horas, centenas de jangadenses já aguardavam os atendimentos, que seguiu até o início da tarde do mesmo dia.

Foram oferecidos serviços de cidadania – emissão do RG (primeira ou segunda via), orientações da Defensoria Pública e do Procon; de bem-estar – design de sobrancelhas e massagem, esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo; de orientações em saúde – medição de pressão arterial e cálculo da massa corpórea; e recreação com as crianças presentes. Para animar a manhã, houve apresentação ao vivo de Daniel Trajano no violão e na voz.

A diretora da Assembleia Social não esconde o orgulho de promover a 10ª edição apenas em 2019. “O que é legal de nossos mutirões é que a gente traz desde o Espaço Cidadania [da ALMT] até uma maquiagem. Nosso objetivo é trazer dignidade e acolhimento às pessoas. A gente tem um carinho especial pelos mutirões, porque é onde a gente, de fato, se aproxima da comunidade, pode abraçar e agradecer as pessoas e cumprir o nosso papel enquanto Poder Legislativo”, enaltece.

O serviço de maior demanda foi a emissão de identidade. Todos os interessados foram atendidos, sendo que aqueles que não puderam finalizar o procedimento de emissão de RG – por exceder o tempo do mutirão – receberam os procedimentos necessários para emitir sem custo pelo posto de atendimento da Prefeitura de Jangada.

Seu Mirno Benedito Santana, de 77 anos, conseguiu solicitar sua identidade. Acompanhado pela filha, aguardou pacientemente sua vez. Ele solicitou a segunda via, porque o RG que porta está com foto ainda em preto e branco. “Vim trocar meu documento, porque já está muito velho”, sintetizou.

Para cortar o cabelo, a fila era quase que exclusiva de meninos (com idade aparente de até uns 10 anos). Dona Umbelina Lima da Costa, de 64 anos, quebrou o “padrão” e aproveitou a oportunidade para mudar o visual. Fez novo corte e pintou as unhas. “Aqui você não encontra cabeleireiro, é difícil”, e completou dizendo que gostou muito.

A solicitação do mutirão para Jangada foi da liderança local conhecida como Júnior de Paula. O morador comemorou o resultado da ação e agradeceu. “Aproveito para agradecer à Assembleia Legislativa por trazer este projeto para a nossa comunidade”.

Foram parceiros desta edição a Câmara Municipal de Jangada, o Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem), o Espaço Cidadania, a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec), a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Procon, a ONG Autoestima e a Ariel Internet.

Comentários Facebook

Politica MT

Deputado cobra imediata abertura de 10 novos leitos UTI em Cáceres

Avatar

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) cobrou, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (14), a instalação imediata de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Luiz, em Cáceres. A medida visa atender a população de 22 municípios da região oeste de Mato Grosso onde já foram confirmados mais de 2 mil casos de Covid-19 e 46 óbitos.

Conforme o parlamentar, se o Governo do Estado destinar os equipamentos para a unidade hospitalar, a resposta será imediata e pode salvar muitas vidas. São necessários ventiladores pulmonares, monitores de multiparâmetro e aspiradores portáteis. 

“É importante destacar que o hospital dispõe de capacidade para ofertar atendimento e que os equipamentos podem ser cedidos por meio de empréstimo” A unidade tem equipe multidisciplinar, que inclui maqueiro, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, enfermeiro, técnico de enfermagem e  médico intensivista prontos para receber mais demandas de pacientes.

Atualmente, o Hospital São Luiz possui 31 leitos de clínica médica contratualizados junto ao Estado, parte desses leitos podem ser transformados em UTI, como explica o parlamentar, desde que haja parceria da Secretaria de Saúde do Estado (SES). “A unidade não apresenta 100% de taxa de ocupação e a necessidade da sociedade pelos leitos UTI é maior”.

O deputado também vem solicitando junto ao Governo a implantação de 10 novos leitos de UTI para o Hospital Regional de Cáceres, totalizando 40 novos leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI, e não 30 leitos (20 clínicos e 10 de UTI) como anunciou o Estado. “Tenho buscado sensibilizar o governador Mauro Mendes desde o início de abril para a necessidade de mais investimentos na nossa região”.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Politica MT

Processos do Intermat são apreciados pela Comissão de Agropecuária

Avatar

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A segunda reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira (14), analisou 11 matérias entre projetos de lei e processos envolvendo o Intermat.

Na oportunidade, o presidente da Comissão, deputado Ondanir Bortolllini, o Nininho, designou relatores para apreciação das matérias; os processos do Intermat se destacaram durante a reunião com dois pedidos de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Os processos envolvem a região dos municípios de Peixoto de Azevedo, Cláudia, Feliz Natal, Novo Mundo, Marcelândia e região de fronteira com a Bolívia, considerada com históricos graves referentes à questão fundiária no estado.

“Fizemos um estudo sobre eles e o [processo] nº 814 do Intermat consta limítrofe em Peixoto de Azevedo com a gleba Jarinã e o assentamento Caximbó, por isso, em função de ser uma região com muita incidência de sobreposição de medidas, encaminhei ao Incra para que o órgão possa se manifestar, em razão de ser área federal”, destacou Barranco.

O presidente Nininho abriu exceção e concedeu o pedido de vista à Barranco, “sabendo da preocupação com essa questão nessa região, entendo que devemos abrir exceção para novo pedido de vista, por se tratar dos históricos conflitos agrários”, disse.

Confira a pauta dos projetos apreciados na segunda reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária:

PL n.º 392/2020. Autor: dep dr. Gimenez. -institui o Plano Estadual de Apoio à Produção Rural de Mato Grosso, impactada direta ou indiretamente pela crise de saúde em razão do Covid-19. Pela Rejeição.

PL n.º 406/2020. Dep. Thiago Silva – cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Aprovação.

PL n.º 407/2020. Dep. Thiago Silva- cria o Programa da Agricultura de Interesse Social Emergencial – PAIS Emergencial, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Pela Prejudicidade.

Processo n.º 817/20. Intermat – regularização de ocupação fundiária. Requerente: Marcos José Melozzi e Outra. Município: Tabaporã/MT. Pela Aprovação.

Processo n.º 822/20. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: José Carlos de Oliveira Guimarães Júnior. Município: Cuiabá/MT. Pela Aprovação.

Processo n.º 814/20. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Maycon Sponchiado. Município: Peixoto do Azevedo/MT. Pela Aprovação.

Distribuição e designação de relatoria dos projetos de lei:

PL n.º 843/2019. Autor: Dep. Dilmar Dal Bosco- altera o parágrafo 2º do artigo 7º da Lei nº 10.703, de 29 de maio de 2018, que “Institui o Passaporte Equestre e dá outras providências. Pela Aprovação.

PL n.º 1111/2019. Dep. Wilson Santo- institui o “Passe Equestre” e dá outras providências. Pela prejudicidade.

Processo n.º 916/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Cristina Krug Ometto. Município: Peixoto de Azevedo/MT. Pedido de vista do deputado Valdir Barranco.

Processo n.º 917/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Miriam Krug Ometto. Município: Peixoto de Azevedo/MT. Pedido de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Processo n.º 918/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Marco Antônio Junqueira Franco. Município: União do Sul/MT. Pedido de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana