conecte-se conosco


Cuiabá

Servidores recebem palestras sobre prevenção do câncer de próstata

Avatar

Publicado

Davi Valle

Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, o médico urologista Fernando Leão Costa ministrou uma palestra aos servidores da Prefeitura de Cuiabá com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”. O evento aconteceu para marcar o início da campanha de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul.

De acordo com o Dr. Leão, a ideia é tentar conscientizar os homens sobre os cuidados necessários que se devem tomar em relação à prevenção da doença. Ele destaca que ainda existe o medo e o preconceito, porém com um trabalho sério e a divulgação das campanhas estes “fantasmas” tendem a diminuir. “Ainda nos deparamos com muita resistência, mas quando começamos a palestra o bate-papo, as dúvidas começam a serem sanadas e com isso na maioria das vezes os homens começam a confiar no profissional e acabam até marcando uma consulta”, explica.

Para o médico, esses eventos promovidos pela Prefeitura são de grande importância, já que despertam a luta da prevenção do câncer de próstata, dando a oportunidade de levar para os servidores, informações e alertas que muitas vezes salvam vidas.

Veja Também  Mutirão Fiscal soma 31 mil acordos e tem atendimento até dia 20

Segundo o servidor da secretaria de Gestão, Jandir Tavares, uma palestra voltada para saúde do homem é interessante, pela quantidade de informação que se é ofertada. “Infelizmente nós homens ainda cuidamos bem menos da saúde do que as mulheres, muitas vezes por falta de esclarecimento, medo. Essas palestras nos despertam para darmos mais atenção na nossa saúde, independente de preconceito ou não. Muito gratificante fazer parte de uma equipe que valoriza e pensa nos servidores, tirei muitas dúvidas com o médico”, finaliza.

A CAMPANHA

 

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Ponte de Ferro do Rio Coxipó recebe ação de reparo

Avatar

Publicado

Luiz Alves

A histórica Ponte de Ferro do Rio Coxipó, situada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, está recebendo um trabalho de reparo. A ação da Prefeitura de Cuiabá tem como objetivo garantir a preservação da estrutura e a segurança de milhares de pedestre que, diariamente, utilizam o local como ponto de travessia.

A intervenção se fez necessária por conta do aparecimento de buracos no assoalho, ocasionados pelo envelhecimento da madeira. Após uma vistoria, a Secretaria de Obras Públicas deu andamento à aquisição dos materiais necessários para a restauração, que é executada por mão de obra do próprio Município e deve ser finalizada ainda nesta semana.

“A parte da troca do madeiramento está quase finalizada e, a partir disso, restarão apenas os retoques finais. Por ser uma estrutura que não pode ter suas características modificadas, todos os anos fazemos essa ação de reparo, visando eliminar qualquer tipo de risco à integridade daqueles que costumam transitar pelo local”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Veja Também  Projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade encerra com êxito as atividades de 2019

HISTÓRIA

Tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado em 1984, a Ponte de Ferro do Rio Coxipó foi levantada em 1896. À época, a estrutura tornou-se um marco para a economia de Mato Grosso, facilitando a entrada de mercadorias e a expansão do comércio local. Teve ainda um importante papel para a comunidade do Coxipó, sendo a principal ligação à área urbana.

Além disso, a estrutura carrega consigo um valor arquitetônico, já que, com uma estrutura metálica importada da Europa, sua construção foi baseada nos padrões da Torre Eiffel, na França. Em 1995 a ponte foi derrubada por uma enchente e novamente entregue à população em 2009, depois de passar por um completo processo de restauração.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quinta (12) as obras da EMEB Floriano Bocheceki

Avatar

Publicado

Jorge Pinho

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quinta-feira (12), às 8h, as obras de reforma geral com ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriano Bocheneki, localizada no bairro Parque Atalaia. Em decorrência da forte chuva que caiu em Cuiabá, na última segunda-feira (9), data agendada a princípio, o evento de entrega da obra foi adiado.

Esta é a 10ª obra – entre reforma geral, reconstrução e construção – a ser entregue este ano pela gestão Emanuel Pinheiro, na área da Educação.

Inaugurada em 1987, a unidade atende 390 alunos, da pré-escola I e II até o 6º Ano do Ensino Fundamental.

Executada 100% com recursos do Município, um investimento de R$ 2.359.742,98, a unidade recebeu ampliação da cozinha, ganhou novos refeitório, banheiro para funcionários e muro, além de um novo sistema de esgotamento sanitário e drenagem, pintura, sistema lógico e de proteção e combate a incêndio e pânico, acessibilidade, paisagismo e revitalização da quadra poliesportiva que recebeu pintura nova e a troca de tela.

Os ambientes administrativo e pedagógico ganharam 16 novos aparelhos de ar condicionado do programa Climatizar é Humanizar, e as oito salas de aula quadros de vidro. Toda a unidade foi reequipada com novos móveis, equipamentos para a cozinha, material pedagógico e playground.

Veja Também  Atos de nomeação e convocação dos aprovados no concurso público da Educação são publicados

Todos os ambientes da unidade foram reorganizados entre eles a biblioteca e as salas de Informática, Multifuncional e de Apoio. A unidade ganhou também um novo estacionamento, despensa para secos e refrigerados.

 

SERVIÇO

Entrega da reforma geral e ampliação da EMEB Floriano Bocheneki

Data: 12/12

Hora: 8 horas

Local: Rua SD, Quadra 62, nº 438, bairro Parque Atalaia

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana