conecte-se conosco


Politica MT

Presidente da ALMT destaca produção do filme 'Cuiabá 300 anos em 100 minutos'

Avatar

Publicado

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

"O registro histórico é um dos alicerces que dá sentido aos povos e, principalmente, aos moradores de uma cidade. Com Cuiabá não é diferente. Preservar a memória institucional da cidade é manter os fatos vivos. É uma forma de fortalecer as raízes culturais e valorizar nossa gente". A afirmação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), durante sessão solene que homenageou o trabalho das personalidades envolvidas na produção do longa-metragem "Cuiabá 300 anos em 100 minutos", realizada na sexta-feira (8), no Plenário das Deliberações, numa iniciativa do deputado Wilson Santos (PSDB).

O evento também reconheceu a importância de pessoas que contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento da cidade. Dentre eles, o cuiabano e general de Exército Júlio Cesar de Arruda, que recebeu a comenda Marechal Cândido da Silva Rondon, bem como outras personalidades que receberam moção de aplausos.

“É uma sessão histórica para a Assembleia Legislativa. Homenageamos pessoas que fizeram a Cuiabá dos 300 anos. São personagens que trabalharam muito por Cuiabá. É o caso da dona Eulália da Silva Soares [que faz o tradicional bolo de arroz e de queijo], do general, de Bonilha Filho, dentre outros que trabalharam muito aqui e nesse rol me incluo porque também convivi toda minha vida em Cuiabá. Esse momento é muito gratificante”, afirmou Botelho. 

Em seu discurso, ressaltou todo o trabalho até que o filme estivesse pronto. “Vocês escreveram um pouco da história destes 300 anos da nossa querida Cuiabá através deste filme. Souberam usar bem isso, ouvindo pessoas, deixando as pessoas contarem as histórias através dos painéis, por isso esta homenagem é tão especial e merecida. Parabéns a toda a equipe que pensou, que produziu, que participou do filme 'Cuiabá 300 anos em 100 minutos'”, comemorou Botelho.

O médico Ivens Cuiabano Scaff participou do longa-metragem como médico antigo e poeta. “A capital tem uma característica interessante. É um ponto de chegada, aqui vivia os bororos e vieram os bandeirantes, época em que descobriram ouro, foi uma loucura que quase esvaziou São Paulo. Desde essa corrida pelo ouro vieram levas e levas de imigrantes. Então, Cuiabá tem essa característica de ser uma cidade atrativa. Eu, por exemplo, sou neto de libaneses, temos migração japonesa, italiana, do Rio Grande do Sul, do Paraná e é esse pote de fusão que faz Cuiabá ser o que é”, avaliou.

Idealizador do filme-documentário, Dario César Scherner disse que a sessão solene brinda o documentário que registrou homens e mulheres que representam a maioria das profissões em Cuiabá desde a sua fundação. 

“Temos uma linha do tempo na área da saúde, de como os médicos iam trabalhar antes, a cavalo, depois de motocicletas, como era medicina domiciliar até chegar na tecnologia de hoje. A mesma coisa os advogados, quem eram os advogados há 300 anos e quais são os baluartes do direito atualmente. Assim, também no esporte, culinária, cinema, artes visuais, música, cultura, com o ser cuiabano, o fazer cuiabano. Seja em qualquer segmento tem esses testemunhais de pessoas escolhidas a dedo, para que pudéssemos registrar um pouquinho em 100 minutos, para que Cuiabá tenha esse registro para as próximas gerações”, explicou Scherner.

Comenda – O general Júlio César de Arruda agradeceu a condecoração e lembrou as dificuldades que enfrentou para estudar, já que seus pais não dispunham de condições financeiras para dar estudo aos 10 filhos. “Então, o caminho que Rondon fez eu também fiz, de estudar e prestar concurso, ir para a carreira militar e chegar onde estou hoje. É uma satisfação enorme receber essa comenda. Rondon tem que ser exemplo para todos nós”, finalizou.

Comentários Facebook

Politica MT

Deputado cobra imediata abertura de 10 novos leitos UTI em Cáceres

Avatar

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) cobrou, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (14), a instalação imediata de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Luiz, em Cáceres. A medida visa atender a população de 22 municípios da região oeste de Mato Grosso onde já foram confirmados mais de 2 mil casos de Covid-19 e 46 óbitos.

Conforme o parlamentar, se o Governo do Estado destinar os equipamentos para a unidade hospitalar, a resposta será imediata e pode salvar muitas vidas. São necessários ventiladores pulmonares, monitores de multiparâmetro e aspiradores portáteis. 

“É importante destacar que o hospital dispõe de capacidade para ofertar atendimento e que os equipamentos podem ser cedidos por meio de empréstimo” A unidade tem equipe multidisciplinar, que inclui maqueiro, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, enfermeiro, técnico de enfermagem e  médico intensivista prontos para receber mais demandas de pacientes.

Atualmente, o Hospital São Luiz possui 31 leitos de clínica médica contratualizados junto ao Estado, parte desses leitos podem ser transformados em UTI, como explica o parlamentar, desde que haja parceria da Secretaria de Saúde do Estado (SES). “A unidade não apresenta 100% de taxa de ocupação e a necessidade da sociedade pelos leitos UTI é maior”.

O deputado também vem solicitando junto ao Governo a implantação de 10 novos leitos de UTI para o Hospital Regional de Cáceres, totalizando 40 novos leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI, e não 30 leitos (20 clínicos e 10 de UTI) como anunciou o Estado. “Tenho buscado sensibilizar o governador Mauro Mendes desde o início de abril para a necessidade de mais investimentos na nossa região”.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Politica MT

Processos do Intermat são apreciados pela Comissão de Agropecuária

Avatar

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A segunda reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira (14), analisou 11 matérias entre projetos de lei e processos envolvendo o Intermat.

Na oportunidade, o presidente da Comissão, deputado Ondanir Bortolllini, o Nininho, designou relatores para apreciação das matérias; os processos do Intermat se destacaram durante a reunião com dois pedidos de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Os processos envolvem a região dos municípios de Peixoto de Azevedo, Cláudia, Feliz Natal, Novo Mundo, Marcelândia e região de fronteira com a Bolívia, considerada com históricos graves referentes à questão fundiária no estado.

“Fizemos um estudo sobre eles e o [processo] nº 814 do Intermat consta limítrofe em Peixoto de Azevedo com a gleba Jarinã e o assentamento Caximbó, por isso, em função de ser uma região com muita incidência de sobreposição de medidas, encaminhei ao Incra para que o órgão possa se manifestar, em razão de ser área federal”, destacou Barranco.

O presidente Nininho abriu exceção e concedeu o pedido de vista à Barranco, “sabendo da preocupação com essa questão nessa região, entendo que devemos abrir exceção para novo pedido de vista, por se tratar dos históricos conflitos agrários”, disse.

Confira a pauta dos projetos apreciados na segunda reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária:

PL n.º 392/2020. Autor: dep dr. Gimenez. -institui o Plano Estadual de Apoio à Produção Rural de Mato Grosso, impactada direta ou indiretamente pela crise de saúde em razão do Covid-19. Pela Rejeição.

PL n.º 406/2020. Dep. Thiago Silva – cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Aprovação.

PL n.º 407/2020. Dep. Thiago Silva- cria o Programa da Agricultura de Interesse Social Emergencial – PAIS Emergencial, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Pela Prejudicidade.

Processo n.º 817/20. Intermat – regularização de ocupação fundiária. Requerente: Marcos José Melozzi e Outra. Município: Tabaporã/MT. Pela Aprovação.

Processo n.º 822/20. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: José Carlos de Oliveira Guimarães Júnior. Município: Cuiabá/MT. Pela Aprovação.

Processo n.º 814/20. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Maycon Sponchiado. Município: Peixoto do Azevedo/MT. Pela Aprovação.

Distribuição e designação de relatoria dos projetos de lei:

PL n.º 843/2019. Autor: Dep. Dilmar Dal Bosco- altera o parágrafo 2º do artigo 7º da Lei nº 10.703, de 29 de maio de 2018, que “Institui o Passaporte Equestre e dá outras providências. Pela Aprovação.

PL n.º 1111/2019. Dep. Wilson Santo- institui o “Passe Equestre” e dá outras providências. Pela prejudicidade.

Processo n.º 916/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Cristina Krug Ometto. Município: Peixoto de Azevedo/MT. Pedido de vista do deputado Valdir Barranco.

Processo n.º 917/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Miriam Krug Ometto. Município: Peixoto de Azevedo/MT. Pedido de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Processo n.º 918/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Marco Antônio Junqueira Franco. Município: União do Sul/MT. Pedido de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana