conecte-se conosco


Várzea Grande

Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande inicia captação de córnea para realização de transplante

Avatar

Publicado

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, já está apto para fazer a captação de córneas para o transplante. Essa é a primeira etapa para que a unidade que é Referência em Saúde em Várzea Grande, segunda maior cidade de Mato Grosso, possa participar do seleto rol de hospitais capacitados para receber ou promover transplantes de qualquer natureza.

“Estamos avançando. Isto que é importante, pois promovemos Saúde Pública através do Sistema Único de Saúde – SUS, sem custo para os pacientes”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que este é o primeiro de muitos resultados da parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz que faz capacitação na maior unidade de saúde do município.

O Banco de Olhos da unidade deu início a atividade no dia 16 de outubro e, o primeiro procedimento foi realizado no dia 1 de novembro. O processo de credenciamento do HPSMVG se deu em função da permissão da diretoria vigente em conceder ao Banco de Olhos de Cuiabá, o trabalho de conscientização de possíveis doadores, bem como a abordagem da família para que autorize a captação de córneas.

A certificação do Hospital Osvaldo Cruz possibilitou o credenciamento dessa atividade, além do Pronto Socorro ter Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Há pelos menos seis meses, o Hospital e Pronto Socorro do Município de Várzea Grande vinha buscando junto ao Banco de Olhos de Cuiabá, uma parceria de serviço para que a unidade pudesse realizar esse procedimento no próprio município, uma vez que possui equipe multidisciplinar capacitada para fazer toda a triagem que envolve o sistema de transplante de córnea.  

Como explica a enfermeira auditora, Valdineya Leite Duarte, responsável pelo Banco de Olhos do PS, a parceria foi firmada em outubro e em novembro foi feita a primeira captação de córneas. “Esse procedimento realizado no Pronto Socorro de Várzea Grande é considerado um avanço e abre perspectivas para a captação não só de córneas, mas futuramente de todo o globo ocular. Abre também expectativas da unidade hospitalar em fazer a retirada de outros órgãos para transplante”, projetou.

“É um passo enorme que estamos dando, pois neste primeiro momento só faremos a captação de córnea e futuramente de outros órgãos, para depois, com a especialização, como equipamentos modernos e outros avanços podermos fazer o procedimento completo do transplante e oferecer mais este serviço para os pacientes do SUS”, disse Nei Provenzano, Diretor-Geral do HPSMVG.

A enfermeira reafirmou ainda que para que a doação de córneas seja efetivada é preciso que haja a confirmação do óbito e principalmente, a devida autorização da família. “É um processo doloroso, uma vez que a abordagem tem de ser feita para o parente de primeiro grau, e com tempo hábil para que todo o processo seja realizado dentro dos padrões determinados, na captação e no transporte do órgão. Após essas formalidades são realizados todos os exames que definirão se o órgão está em condições de ser transplantado. Todas as etapas são devidamente documentadas para que não ocorram imprevistos. Todas essas atividades precisam estar bem alinhadas com as demais unidades do país, a fim de que essa meta seja alcançada, a de possibilitar que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas com os serviços de transplante”.

Para a captação da córnea, terá que ser respeitado o prazo de até 6 horas após o falecimento, para a retirada em casos de óbito normal. Já para os encaminhados para o Instituto Médico Legal – IML, desde que mantido sob refrigeração, este prazo pode ser de até 12 horas para a retirada, bastando comunicar o Banco de Olhos para providenciar a remoção do cadáver e promover a retirada.

“Tenho sempre pautado a busca pela saúde plena e humanizada para atender a todos que necessitam do Poder Público como suporte para uma área tão importante como essa”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook

Várzea Grande

Nova Praça Sarita Baracat resgata a história política e cultural de Várzea Grande

Avatar

Publicado


28/02/2020    1

Marco histórico, político e cultural de Várzea Grande, a Praça Prefeita Sarita Baracat de Arruda foi entregue a população e vai se tornar um novo espaço de lazer e entretenimento para a população e para as famílias.

Antiga Praça Aquidaban, inaugurada pela então prefeita de Várzea Grande, Sarita Baracat de Arruda em 1968, na região central do município e em uma das principais avenidas a Couto Magalhães, e que na época homenageou um indígena que viveu na cidade, o novo espaço adotou um conceito diferenciado, aliando lazer, entretenimento, pratica esportiva e principalmente despertando na população a necessidade de zelar pelas áreas públicas e por um convívio mais humanizado.  

O novo espaço está localizado na região central e foi contemplado com Programa Municipal de Revitalização dos Equipamentos Públicos de Lazer do município promovido pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O programa investiu R$ 1 milhão na reforma e ampliação de 3.483,44 m² de área total da Praça Prefeita Sarita Baracat.  O programa global injetou cerca de R$ 2 milhões para melhorias de 12 Praças Municipais. A ação faz parte do pacote de obras, reestruturação, ampliação e revitalização de espaços públicos de lazer e entretenimento.

Lucimar Sacre de Campos, lembrou ter sido Sarita Baracat uma grande entusiasta de espaços de lazer para as pessoas e famílias.  “Por este motivo homenageamos Sarita Baracat que nos apoiou desde quando chegamos à administração municipal e sempre exortou a sensibilidade que as mulheres gestoras têm para com pequenas iniciativas de grande repercussão social”, disse a prefeita sinalizando aos presentes que a própria Sarita Baracat enquanto prefeita inaugurou aquele espaço 52 anos atrás.

“Desejamos que todos os cidadãos de Várzea Grande tenham o espírito público e a dedicação que Sarita teve enquanto mulher, mãe, professora e prefeita, mas muito mais como cidadã que ama a terra aonde nasceu e aonde foram- lhes dadas tantas oportunidades. A prefeitura sempre estará de portas abertas, para quem, de forma proativa contribuiu e ainda contribui com o desenvolvimento e progresso do município. Formaremos assim uma cidade diferenciada, com progresso e que busca a qualidade de vida integral para todos”, frisa Lucimar Sacre de Campos.

Conforme o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o projeto de revitalização e recuperação de espaços públicos, destinado os mesmos para resgatar a qualidade de vida e o conceito de convivência familiar entre as pessoas, teve início nesta gestão com a finalidade de otimizar e revitalizar os espaços públicos.

“Quando assumimos, começamos a fazer projetos de como iríamos planejar, executar e concluir o resgate destes espaços e isto que estamos implementando sob o comando da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Sem dúvida é uma das mais belas praças de Várzea Grande. Com a ampliação, revitalização e ornamentação atrairemos visitantes de todas as partes, além de fomentar e fortalecer o comércio local da região central. O local recebe um totem com a bibliografia da ex-prefeita Sarita Baracat, a nossa homenageada e do fundador de Várzea Grande, Couto Magalhães nome da avenida em que se encontra localizada a praça”, disse o secretário.

A reforma e ampliação contempla a instalação de novas e modernas luminárias retangulares em LED, novos postes, parque infantil, Estação Fit VG 7, espaço de convivência e lazer, pórtico de referência da cidade, estacionamentos, pavimentação com paver colorido, espaço de lazer, piso tátil que facilita a mobilidade de deficiente visual, pintura destacada, bancos, pergolado, troca de conjunto semafórico, e outros equipamentos que constam no projeto urbanísticos  especializados. O busto de Couto Magalhães que foi instalado na praça no aniversário de 100 anos de Várzea Grande, foi totalmente restaurado.

A arborização segue novos conceitos de parques nacionais.  No local foram plantadas 40 novas árvores e a manutenção de duas espécies já existentes (pitomba e palmeira-real). A praça teve transformação significativa e adquiriu detalhes que formam sua imagem atual com modernização, acessibilidade e mobilidade urbana para população.

O senador Jayme Campos que já administrou Várzea Grande por três mandatos, assinalou que a cidade vive um novo momento em sua história e que tem conseguido através da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, aliar crescimento econômico, fomentado pelas obras públicas que geram emprego e renda, com ações importantes como o resgate de espaços antes abandonados cedendo espaço para áreas de lazer, entretenimento, prática esportiva e principalmente incentivando a integração social entre pessoas, entre famílias.

“Em todas as regiões e bairros de Várzea Grande tem a presença do Poder Público municipal fazendo obras, ações e medidas que melhoram a qualidade de vida da população”, disse Jayme Campos.

“O posto da Guarda Municipal foi reconstruído para melhor acomodação dos profissionais, sendo o espaço remodelado e com novo mobiliário o que garante maior segurança para pedestres e lojistas na região central. A obra é moderna e garante a visualização de 180° dos guardas por toda a extensão da praça que está compreendida entre as ruas 24 de Outubro e Tenente Cipriano. O posto de apoi1o da guarda terá expediente 24 horas, nos sete dias da semana, além de viaturas para realizar rondas na região central”, frisa o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero.

O representante da homenageada “Sarita Baracat”, o secretário de governo, Kalil Baracat disse que a família recebe a justa homenagem com muita gratidão. “Minha avó sempre foi protagonista da História de Várzea Grande no segmento educacional e político com relevantes trabalhos desenvolvidos em prol do progresso da cidade. Ela atuou como deputada estadual e prefeita de Várzea Grande, um ícone feminino no cenário político da época. Estamos felizes e lisonjeados pela homenagem da gestão atual”, frisa.

Para a lojista Cleonice Pereira Oliveira, a reforma da praça trouxe mais qualidade de vida à região central, pois é completa com segurança, parque e academia. “Estamos felizes com este ato da gestão porque ficou muito linda e ecologicamente correta, além de termos um posto de segurança da guarda municipal. Saímos do ruim para o extraordinário. Os comerciantes estão contentes com a iniciativa que irá alavancar as compras e consequentemente fomentar a economia da região”.   

A solenidade contou com apresentações culturais do Siriri Infantil e Juvenil Estrela Guia, rasqueado e Banda Musical da Prefeitura de Várzea Grande, e a exposição de quiosques com comidas típicas representadas pelas famílias tradicionais da cidade como Reveles, Coelho, Felfili, Baracat, entre outras.  

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Servidores e familiares têm novo prazo para adesão a Plano de Saúde

Avatar

Publicado


27/02/2020    11

Servidores da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, que desejarem aderir ao Plano de Saúde da Empresa Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico, poderão oficializar o contrato até o dia 8 de março. Os dependentes – filhos até 24 anos, cônjuge e ou companheiro – também poderão participar do benefício de saúde particular.  Aqueles que realizarem a adesão até a data prevista terão 60 dias de redução no período de carência.

A Prefeitura de Várzea Grande e a corretora de seguro Real Prime no mês de outubro de 2019, divulgaram o Extrato de Convênio de adesão do plano de saúde aos 8 mil servidores do município, e na ocasião 900 funcionários fizeram a adesão. Nesta nova etapa, a meta da corretora é de que 200 novos usuários realizem a contratação ao plano de saúde.

De acordo com a corretora de vendas da Real Prime, Andréia Flores, para ingressar ao plano de saúde Unimed os interessados deverão encaminhar os documentos pessoais (cópia do RG e CPF, comprovante de endereço, cópia de certidão de casamento e nascimento – no caso de dependente).

A corretora informa que não é preciso se deslocar até a empresa para fazer o cadastro, basta apenas encaminhar os documentos exigidos via WhatsApp 99235.0136 que a adesão será efetivada. “Porém se surgir imprecisões sobre o plano ou se quiser outras informações poderão ligar para o número de telefone 3054.3510 que nossas atendentes irão sanar todas as dúvidas”.

Outra novidade, segundo Andréia Flores, é que a partir de agora os usuários que manifestarem o desejo de ingressar para  a Unimed, mas que ainda estão utilizando outra operadora de plano de saúde poderão realizar a portabilidade, passando assim a fazer parte do nosso plano.

A empresa oferece 4 modalidades do produto, Unimed Fácil; Unimed Flex; Unimed Super Class – Nacional e Estadual e Unimed Premium Nacional. A tabela de preços não sofreu alteração, sendo a mesma utilizada na etapa da primeira adesão.

O secretário de Administração, Pablo Gustavo Moraes Pereira, lembra que a adesão ao plano de saúde não é obrigatória, porém aqueles que se interessar em obter o benefício terão uma tabela de preços diferenciada e dentro dos recursos de cada funcionário. “Por se tratar de um plano coletivo, esse tipo de cobertura conta com serviços e preços mais acessíveis, o que é um diferencial na escolha da operadora de serviços de saúde”, assegurou o secretário.

O titular da Pasta explicou que a procura de empresas como a Unimed decorre do fato da Prefeitura de Várzea Grande, sob o comando da prefeita Lucimar Sacre de Campos, manter regularidade no Calendário de Pagamento de Salário, o que possibilita ao servidor público, em obter um plano de saúde privado para si e para sua família.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana