conecte-se conosco


Cuiabá

Heliponto do HMC passa por testes de pouso e decolagem

Avatar

Publicado

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Na manhã desta terça-feira (05) foram realizados os testes de pouso e decolagem no heliponto do Hospital Municipal de Cuiabá para verificar a estrutura e a capacidade da área. Cada pouso e cada decolagem foram realizados duas vezes por militares do Exército Brasileiro.

De acordo com o gestor administrativo do HMC, Marcello Norbiatto, que acompanhou os testes, os resultados foram bastante satisfatórios. “O heliponto do HMC comporta aproximadamente 4,5 toneladas, que é o suficiente para as aeronaves que pousarão aqui no hospital trazendo pacientes. Agora faltam alguns detalhes para que o heliponto comece a funcionar dentro dos padrões necessários”, comentou.

Para que o heliponto atenda totalmente os parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, ainda faltam a pintura, os itens de iluminação para possibilitar pousos noturnos e a colocação do gramado no entorno da pista. Além disso, é preciso que o heliponto seja homologado. “O pedido de homologação para o funcionamento do heliponto já foi encaminhado à ANAC pela Secretaria de Aviação Civil – SAC e o prefeito Emanuel Pinheiro está acompanhando o trâmite de perto para garantir a agilidade do processo. A previsão é que até o fim deste mês tudo já esteja dentro das normas prescritas”, disse Norbiatto.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro o heliponto do HMC será um ganho para a população de todo o estado. “Esta pista permitirá maior agilidade na condução de pacientes em estado grave para o hospital, bem como mais rapidez e segurança para o transporte de órgãos para transplantes, o que significará mais chance de salvar vidas”, afirmou Pinheiro.

 

 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 deste domingo (12)

Avatar

Publicado


.

Neste domingo (12), Cuiabá tem 6231 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1458 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 1208 já estão recuperados da doença e houve 325 óbitos de residentes e 156 de não residentes.

Na rede hospitalar há 319 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 210 na UTI e 109 em enfermaria. Também estão internados 214 pacientes com suspeita da doença, sendo 94 na UTI e 120 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 216 são de residentes em Cuiabá e 88 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 172 pessoas são de Cuiabá e 57 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 12 óbitos de residentes, chegando a um total de 325 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos:

-Mulher, 61 anos, internada em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 10/07.

-Mulher, 77 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 10/07.

-Mulher, 76 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão, nefropatia e cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Mulher, 81 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 47 anos, internado em hospital público. Tinha pneumopatia e diabetes. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 72 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 78 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 11/07.

-Mulher, 68 anos, internada em hospital privado. Tinha cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 49 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 79 anos, internado em hospital privado. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 91 anos, internado em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 80 anos, internado em hospital privado. Diabetes e cardiopatia. Foi a óbito em 12/07.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Município inicia construção de via que interliga avenidas República do Líbano e Dr. Hélio Ribeiro

Avatar

Publicado


.

Em parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura de Cuiabá está criando mais um corredor de mobilidade urbana na Capital. Com obra já em andamento, em poucos meses a população cuiabana poderá contar com uma nova via que interliga a Avenida República do Líbano com a Avenida Dr. Hélio Ribeiro, nas proximidades do Parque das Águas. 

A construção da via faz parte de um trabalho coordenado pelas secretarias municipais de Obras Públicas e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Conforme o projeto, a avenida tem como ponto de partida a Rua Afeganistão, que inicia na República do Líbano, e segue até próximo a rotatória que dá acesso à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). 

“Estamos interligando Cuiabá e facilitando o acesso das pessoas para diferentes regiões. Dessa forma, vamos proporcionar um trânsito e mais humanizado e voltado para o futuro. Esse trecho era uma região ainda não descoberta e, com a interligação, vai valorizar a região e modernizar nossa mobilidade urbana”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A obra foi iniciada a cerca de dois meses e deve ser totalmente concluída até o fim deste ano. No local, onde antes não existia possibilidade de tráfego, já foi feito a limpeza do terreno e abertura da via. Também foi executada a edificação do sistema de drenagem de águas pluviais e muro de gabião. Neste momento, é realizado o trabalho de terraplanagem. 

“A partir deste mesmo ponto, futuramente, vamos prolongar a interligação até a Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na lateral da Havan. São obras que vão desafogar duas importantes regiões da Capital, que possuem uma grande movimentação de veículos. Para essa segunda etapa, também já temos o projeto pronto, mas ainda não iniciamos os trabalhos”, conclui Pinheiro. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana