conecte-se conosco


Politica MT

General do Exército é homenageado em evento alusivo aos 300 anos de Cuiabá

Avatar

Publicado

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) concedeu na noite de sexta-feira (8) a comenda Marechal Rondon ao cuiabano e general do Exército Júlio César de Arruda, durante sessão solene alusiva aos 300 anos de Cuiabá.

Após ingressar nas Forças Armadas ainda na adolescência, Júlio César de Arruda, chegou a ser comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Atualmente, é o comandante do Comando Militar do Leste que engloba Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.  

Nascido em 9 de janeiro de 1959, Júlio César de Arruda é um dos poucos cuiabanos a atingir o posto de general 4 estrelas do Exército brasileiro. A patente de general foi alcançada no dia 31 de março de 2019, após criterioso processo de escolha da Presidência da República.

Arruda possui doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado com ênfase em Engenharia e Operações Especiais e exerceu a função de assessor militar do gabinete de segurança institucional da Presidência da República.

“É uma honra homenagear um dos cuiabanos de alto prestígio no Exército e sempre disposto a contribuir com melhorias para o Brasil”, disse o deputado Wilson Santos.

Júlio César de Arruda, por sua vez, se mostrou satisfeito com o reconhecimento do Parlamento. “Agradeço e muito ao deputado Wilson Santos. Marechal Cândido Rondon é um exemplo aos militares e receber uma homenagem que leva o nome deste grande mato-grossense é de um orgulho que não cabe no peito”, declarou.

A solenidade que ocorreu no plenário Renê Barbour contou com a presença da primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o comandante do 44º Batalhão Saulo Ramos, o comandante da 13ª Brigada Infantaria Motorizada de Cuiabá, e o coronel do 9ª BEC de Cuiabá, André Vieira.

Histórico no Exército – O general do Exército Júlio César de Arruda ingressou na carreira militar aos 15 anos, influenciado por um dos seus irmãos que havia ingressado no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 44ª Batalhão da Infantaria Motorizada.

Em 1974, Júlio César de Arruda foi aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sendo o único aprovado em Cuiabá.

De lá, ingressou diretamente na Academia Militar das Agulhas Negras, onde chegou a exercer o posto de comandante. Trata-se do único estabelecimento de ensino superior que forma os oficiais combatentes de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares e de politica, estratégia e alta administração do Exército é possuidor dos cursos básicos de Paraquedista, Básico de Montanhismo, Mestre de Salto, Ações de Comandos e Forças Especiais e dos Estágios Básico e Avançado de Salto Livre.

Comentários Facebook

Politica MT

Deputado cobra imediata abertura de 10 novos leitos UTI em Cáceres

Avatar

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) cobrou, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (14), a instalação imediata de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Luiz, em Cáceres. A medida visa atender a população de 22 municípios da região oeste de Mato Grosso onde já foram confirmados mais de 2 mil casos de Covid-19 e 46 óbitos.

Conforme o parlamentar, se o Governo do Estado destinar os equipamentos para a unidade hospitalar, a resposta será imediata e pode salvar muitas vidas. São necessários ventiladores pulmonares, monitores de multiparâmetro e aspiradores portáteis. 

“É importante destacar que o hospital dispõe de capacidade para ofertar atendimento e que os equipamentos podem ser cedidos por meio de empréstimo” A unidade tem equipe multidisciplinar, que inclui maqueiro, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, enfermeiro, técnico de enfermagem e  médico intensivista prontos para receber mais demandas de pacientes.

Atualmente, o Hospital São Luiz possui 31 leitos de clínica médica contratualizados junto ao Estado, parte desses leitos podem ser transformados em UTI, como explica o parlamentar, desde que haja parceria da Secretaria de Saúde do Estado (SES). “A unidade não apresenta 100% de taxa de ocupação e a necessidade da sociedade pelos leitos UTI é maior”.

O deputado também vem solicitando junto ao Governo a implantação de 10 novos leitos de UTI para o Hospital Regional de Cáceres, totalizando 40 novos leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI, e não 30 leitos (20 clínicos e 10 de UTI) como anunciou o Estado. “Tenho buscado sensibilizar o governador Mauro Mendes desde o início de abril para a necessidade de mais investimentos na nossa região”.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Politica MT

Processos do Intermat são apreciados pela Comissão de Agropecuária

Avatar

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A segunda reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira (14), analisou 11 matérias entre projetos de lei e processos envolvendo o Intermat.

Na oportunidade, o presidente da Comissão, deputado Ondanir Bortolllini, o Nininho, designou relatores para apreciação das matérias; os processos do Intermat se destacaram durante a reunião com dois pedidos de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Os processos envolvem a região dos municípios de Peixoto de Azevedo, Cláudia, Feliz Natal, Novo Mundo, Marcelândia e região de fronteira com a Bolívia, considerada com históricos graves referentes à questão fundiária no estado.

“Fizemos um estudo sobre eles e o [processo] nº 814 do Intermat consta limítrofe em Peixoto de Azevedo com a gleba Jarinã e o assentamento Caximbó, por isso, em função de ser uma região com muita incidência de sobreposição de medidas, encaminhei ao Incra para que o órgão possa se manifestar, em razão de ser área federal”, destacou Barranco.

O presidente Nininho abriu exceção e concedeu o pedido de vista à Barranco, “sabendo da preocupação com essa questão nessa região, entendo que devemos abrir exceção para novo pedido de vista, por se tratar dos históricos conflitos agrários”, disse.

Confira a pauta dos projetos apreciados na segunda reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária:

PL n.º 392/2020. Autor: dep dr. Gimenez. -institui o Plano Estadual de Apoio à Produção Rural de Mato Grosso, impactada direta ou indiretamente pela crise de saúde em razão do Covid-19. Pela Rejeição.

PL n.º 406/2020. Dep. Thiago Silva – cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Aprovação.

PL n.º 407/2020. Dep. Thiago Silva- cria o Programa da Agricultura de Interesse Social Emergencial – PAIS Emergencial, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Pela Prejudicidade.

Processo n.º 817/20. Intermat – regularização de ocupação fundiária. Requerente: Marcos José Melozzi e Outra. Município: Tabaporã/MT. Pela Aprovação.

Processo n.º 822/20. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: José Carlos de Oliveira Guimarães Júnior. Município: Cuiabá/MT. Pela Aprovação.

Processo n.º 814/20. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Maycon Sponchiado. Município: Peixoto do Azevedo/MT. Pela Aprovação.

Distribuição e designação de relatoria dos projetos de lei:

PL n.º 843/2019. Autor: Dep. Dilmar Dal Bosco- altera o parágrafo 2º do artigo 7º da Lei nº 10.703, de 29 de maio de 2018, que “Institui o Passaporte Equestre e dá outras providências. Pela Aprovação.

PL n.º 1111/2019. Dep. Wilson Santo- institui o “Passe Equestre” e dá outras providências. Pela prejudicidade.

Processo n.º 916/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Cristina Krug Ometto. Município: Peixoto de Azevedo/MT. Pedido de vista do deputado Valdir Barranco.

Processo n.º 917/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Miriam Krug Ometto. Município: Peixoto de Azevedo/MT. Pedido de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Processo n.º 918/2020. Intermat- regularização de ocupação fundiária. Requerente: Marco Antônio Junqueira Franco. Município: União do Sul/MT. Pedido de vista pelo deputado Valdir Barranco.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana