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Várzea Grande

Escola municipal Napoleão José da Costa é a quarta a receber o projeto do TJ ‘Sonhos e Letras’

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A Escola Municipal de Educação Básica ‘Napoleão José da Costa’, no bairro Jardim Marajoara II, foi a quarta unidade escolar de Várzea Grande a integrar o Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande (Jecrim/VG), e assim, ganhar um complexo cultural dotado de biblioteca, brinquedoteca e sala de vídeo, “Sonhos e Letras”. O complexo é fruto de uma parceria entre prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Jecrim/VG e o Tribunal de Justiça do Estado.

As escolas que já integram o Programa são escolhidas pelo grau de vulnerabilidade a que sua população está sujeita. Uma vez implantado o ‘Sonhos e Letras’, ele busca acolher as pessoas em situação de fragilidade, ofertando ações preventivas no combate à violência. “É um programa inovador e de inclusão social. Cada escola tem se transformado em uma estação preventiva e um espaço para que as crianças possam ser crianças e, mais que isso, possam ter condições de se apaixonarem pelo conhecimento. O conhecimento liberta, apresenta novas realidades e os faz entender como devem ser as relações humanas. As escolas selecionadas para abrigar o  Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas estão sediadas em bairros com altos índices de violência, especialmente a doméstica, e temos certeza que esses espaços vão despertar a conscientização das crianças e isso vai ser levado para dentro de suas casas. Estamos formando novos cidadãos, explica a juíza responsável pelo Programa e coordenadora, Amini Haddad de Campos.

O projeto-piloto da Justiça Preventiva foi iniciado em 2017, por meio do Tribunal de Justiça, que busca proteger as famílias em vulnerabilidade social ligadas à dependência química das drogas. Além disso, o projeto é consequência de um termo de cooperação técnica entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Várzea Grande. Outras três EMEBs já receberam o complexo “Sonhos e Letras”: ‘Joaquim Cruz Coelho’, Abdala José de Almeida’ e ‘Emanuel Benedito de Arruda’.

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O secretário municipal de Educação, Sílvio Fidelis, destaca que a parceria reforça o ensino-aprendizagem das escolas e favorece, sobremaneira, os alunos, pois toda atividade realizada tem como principio o lúdico e estimula o conhecimento. “É uma agregação de valor e conhecimento incomensurável”.

A juíza Amini Haddad enfatizou que os espaços são voltados para fomentar o conhecimento e despertar habilidades e a criatividade intelectual dos alunos. “O projeto busca oferecer para os estudantes, por meio da leitura, do teatro, do cinema, do trabalho artesanal e da dimensão transformadora, novos espaços dialogados para auxílio aos seus horizontes de vida, e assim projetar cada vez mais pessoas nas políticas preventivas. Esta ação é essencial para a formação intelectual das crianças e adolescentes. É uma ponte de construção do saber da vida futura. E tudo isso está sendo possível porque a prefeitura de Várzea Grande que tem um olhar diferenciado, sensível e humanizado sobre nossas crianças, possibilitando que elas cresçam e desenvolvam suas potencialidades racionais, emocionais e intelectuais. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento humano de cidadãos que serão autores da sua própria história. Temos uma vontade genuína de fazer o bem e fazer bem feito. Hoje sinto-me realizada pessoal e profissionalmente. Obrigado pela oportunidade e parceria”.

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Na EMEB ‘Napoleoão José da Costa’, o “Sonhos e Letras”, vai atingir de forma direta 536 alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental. A diretora da Unidade, Lilia Gonçalves da Silva, destaca que vários bairros circundam a escola e que a maior parte tem como perfil a vulnerabilidade social, em razão do baixo poder aquisitivo das famílias. “Não tenho dúvidas de que o programa vai estimular hábitos como o de leitura, a curiosidade dos alunos e a partir daí, torná-los mais questionadores e conscientes de seus papéis em sociedade”.

Além do bairro sede da escola, o jardim Marajoara II, frequentam a unidade crianças moradoras dos bairros: Marajoara I, Paula I, Santa Izabel, Itororó, Asa Bela, Nova Fronteira e Paiaguás. 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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Várzea Grande

Secretário de Educação participa de reunião sobre políticas para alfabetização em Brasília

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O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, que também é presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Região Centro-Oeste participou, na terça-feira (10), em Brasília, de reunião com representantes da Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação. Na pauta, a apresentação e discussão de uma proposta inicial para o Programa de Alfabetização. A Sealf é a secretaria responsável por planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos .

Juntamente com o secretário, participaram da reunião o presidente da Undime nacional, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP); vice-presidente da Undime Região Nordeste, Williams Brandão, Dirigente de Elísio Medrado (BA); o vice-presidente da Seccional Ceará, José Marques Aurélio de Souza, Dirigente de Jucás (CE); e a assessora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista.

Pelo MEC participaram o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim; o diretor de Alfabetização Baseada em Evidências, Fábio de Barros; e William Ferreira Cunha, assessor da Sealf.

A proposta da Secretaria e discutida na reunião é que o Programa de Alfabetização Escolar do Governo Federal seja uma construção conjunta entre o MEC e as partes envolvidas no processo de alfabetização, isto é, as redes municipais de educação. "Essa interação é fundamental para que o programa esteja adequado às necessidades das redes", disse Fábio de Barros.

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Na proposta apresentada, estão contempladas ações como: curso de formação continuada em práticas de alfabetização, curso de formação continuada para gestores de pré-escolas e anos iniciais do Ensino Fundamental, Sistema Online de Recursos para Alfabetização, teste de fluência em leitura oral e avaliação de impacto do programa.

Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir dos representantes do Sealf que a Secretaria está considerando em termos de organização do programa e ações, bem como fazer contribuições sob o ponto de vista de quem lida cotidianamente com esse tema. "Esse foi o nosso primeiro contato para tratar do Programa de Alfabetização. Avaliamos que é essencial o MEC escutar quem está lá na ponta e quem tem a experiência e sabe o que funciona e o que não funciona quando falamos em execução de um programa", ponderou o presidente da Undime.

A reunião realizada no Ministério da Educação foi o primeiro encontro do Grupo de Trabalho criado para tratar do Programa de Alfabetização, que é uma das ações da Política Nacional de Alfabetização (PNA), estabelecida pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019.

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Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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Várzea Grande

‘Lixo Zero’ conscientiza alunos da rede pública de Várzea Grande sobre resíduos sólidos

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A ação de conscientização ambiental ‘Lixo Zero’, promovido pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está sendo realizada em 13 escolas da rede pública municipal de Várzea Grande. Os alunos das EMEBs Rita Auxiliadora de Campos; Maria Toledo Areias; Ary Leite de Campos; Irenice Godoy de Campos; Júlio Domingos de Campos; Mamed Untar; Honorato Pedroso de Barros; Eliza Maria da Silva; Paulo Freire; Lenine de Campos Póvoas; Juvenilia Monteiro de Oliveira; Vereador Zeno de Oliveira e Apolônio Frutuoso da Silva participam da ação.

A atividade consiste no trabalho das equipes de estudantes que realizam a coleta de resíduos no entorno das escolas, dentro do projeto ambiental, com ajuda da comunidade e instrutores. De acordo com o coordenador da Educação Ambiental, professor Vagner César Barros, essa ação faz parte de práticas simples que, internalizadas acabam criando nos alunos hábitos e comportamentos de respeito ao ambiente onde vivem , seja na escola ou em sua residência contribuindo assim para territórios mais saudáveis, proporcionando a redução do mosquito Aedes aegypti e consequentemente, menos casos de dengue, zika virus e chikungunya na comunidade.

Barros explicou que a ação ‘Lixo Zero’ foi fomentada a partir das experiências exitosas apresentadas pela realização do Projeto ‘3Rs’ “ Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, com a participação de dez escolas da rede municipal, que ao longo do ano, desenvolveram atividades pedagógicas, de estudo, pesquisa em sala de aula, de campo e visitas a empresas, com a finalidade de refletir sobre a sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os projetos integradores têm como objetivo tornar a aprendizagem da educação ambiental dos alunos mais concreta possibilitando a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento e os conecta a situações vivenciadas pelos alunos em suas comunidades a fim de que o conhecimento faça sentido em sua vida.

Para o secretário Silvio Fidelis, as questões do resíduo (lixo que pode ser reciclado ou reutilizado) e rejeito (lixo que no momento não possui possibilidade de reuso) é uma preocupação na construção de territórios saudáveis e sustentáveis diante do resultado do levantamento em 2017 feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE ) em média 387 kg por ano habitante em nosso país.

“A partir dos resultados positivos apresentados pelo Projeto 3 Rs,  que visa levar para dentro da sala de aula a reflexão a respeito da redução no consumo dos diferentes tipos de resíduos, reciclagem, reutilização e compostagem,  considerados cada vez mais urgente e importante para a comunidade escolar a diversificação das ações pró meio ambiente, pois o futuro da sociedade depende da relação harmoniosa entre a natureza, o homem e dos recursos naturais disponíveis” declarou Fidelis.

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O Projeto LEVO – Local de Entrega Voluntária de Óleo, também está sendo promovido em 13 escolas em Várzea Grande em parceria com a empresa Teoria Verde  e tem como foco a correta destinação de óleo de cozinha usado que, se descartado de forma incorreta ou diretamente na natureza, pode contaminar o solo e a água, causando sérios problemas a população.

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Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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