conecte-se conosco


Mato Grosso

Seminário em Cuiabá debate turismo em terras indígenas

Publicado

Etnoturismo é o tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente os indígenas. Para debater este tema, foi realizado em Cuiabá de 5 a 7 de novembro um seminário que mostrou iniciativas que podem ser desenvolvidas em Mato Grosso para geração de empregos sustentáveis e fortalecimento da base do turismo.

“Fortalecer a economia dos povos indígenas, gerando renda de forma sustentável, é orientação do governador Mauro Mendes. Por isso, a secretaria trabalha projetos que envolvem capacitação e orientação e apoia eventos em parceria com a Funai”, explicou Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo.

A coordenadora de Estruturação e Qualificação do Turismo da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, Bruna Fava, explicou que Mato Grosso é um dos estados onde mais existem etnias indígenas. “O turismo não é só feito do ecoturismo, mas também da cultura. Temos esta relevância histórica e cultural na nossa região e o trabalho que tem sido feito é o de fortalecimento de base comunitária e da resistência cultural”, afirmou.

Veja Também  Mulher grávida é presa transportando cloridrato de cocaína de MT para Maranhão

Aproximadamente 120 indígenas participaram do evento, que foi promovido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Seadtur, e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Foram realizadas apresentações sobre etnoturismo e de ações presentes e futuras realizadas pelos diversos segmentos do turismo.

Entre os temas do evento, foram abordados: planejamento e gestão do turismo, etnoturismo na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu e potencialidades do etnoturismo em terras indígenas.

Para Paolo Apeodonepa, indígena da aldeia Umutina, ainda há resistência de seu povo para aceitar este tipo de atividade, mas acredita que é preciso investir. “Quando trabalhamos em equipe só ganhamos. O povo não índio subestima a capacidade do índio, mas está errado. Pelo que a gente acompanha, é importante ver que podemos ajudar no desenvolvimento para todos’’, disse.

O chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Funai, Rodrigo Coimbra, informou que o seminário buscou também divulgar a normatização sobre etnoturismo (03/2015). “A normativa tornou esses procedimentos de conhecimento da comunidade e promove junto aos indígenas uma capacitação para que busquem parcerias e formas de implementar o turismo dentro de seu território”, finalizou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Secretaria de Saúde reabre inscrições do processo seletivo do Hospital Regional de Cáceres

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde publicou na edição do Diário Oficial, que circulou no último dia 13 de novembro, a reabertura das inscrições do processo seletivo para contração emergencial de 325 profissionais para o Hospital Regional de Cáceres.

O encerramento das inscrições será no dia 22 de novembro, às 18h, horário de Brasília. A aplicação das provas ocorrerá no dia 08 de dezembro. Nessa nova etapa, os interessados deverão realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzM7U6cwBCSAJ-qPzY3nkTbR_fki7STXkCtuaMIk5r6__gfw/viewform

As vagas ofertadas são 41 para enfermeiro, um enfermeiro auditor, 164 técnicos em enfermagem, um engenheiro do trabalho, três para técnico em segurança do trabalho, 12 farmacêuticos, cinco técnicos de imobilização ortopédica, 13 técnicos em radiologia, 10 fisioterapeutas e duas para psicólogo.

Do total de 325 vagas, 41 estão sendo ofertadas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD) nos cargos de enfermeiro (seis vagas), técnico em enfermagem (27), farmacêutico (2), técnico em radiologia (2), fisioterapeuta (2), maqueiro (1) e nutricionista (1).

Veja Também  Arquivo Público promove evento sobre a trajetória africana em Mato Grosso

O processo seletivo será realizado mediante prova objetiva e análise de currículo, sendo que o resultado final será publicado e homologado no dia 06 de janeiro de 2020 e divulgado no site da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso.

Para acessar o cronograma com as novas datas processo seletivo clique aqui.

O edital completo pode ser acessado por meio do arquivo abaixo.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Arquivo Público promove evento sobre a trajetória africana em Mato Grosso

Publicado

O Arquivo Público de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e dos Amigos do Centro Histórico de Cuiabá (ACHC), promoverá nesta quinta (21.11) e sexta-feira (22.11) uma série de atividades que contam a trajetória africana em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX.

O evento será realizado em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20.11), em referência à luta contra a discriminação racial e valorização do povo afro-brasileiro.

Palestras e aulas de campo sobre a temática, além de exposições de bonecas negras e feiras de produtos quilombolas são algumas das atividades programadas para os dois dias. A maior parte delas ocorrerá no auditório do Arquivo Público, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Também estão programadas visitas técnicas às igrejas Nossa Sra. da Boa Morte e Nossa Sra. do Rosário e São Benedito, “espaços ocupados pela população negra desde o século XVIII e XIX, conforme registros históricos da época, e materializados na cidade através das edificações”, comentou a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva.

Veja Também  Nova Santa Helena recebe do TCE parecer favorável à aprovação das contas

Serviço

Semana da Consciência Negra – Mato Grosso Africano nos séculos XVIII e XIX

Data e hora: 21 e 22 de novembro, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Local: Auditório do Arquivo Público

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana