conecte-se conosco


Mato Grosso

Estudantes de Rondônia conhecem as tecnologias utilizadas pela Politec nas perícias criminais

Publicado

Com a finalidade de ampliar o universo de conhecimentos na área de informática os estudantes do terceiro ano do ensino médio da Instituto Federal de Rondônia, do campus de Vilhena, realizaram uma visita acadêmica na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) nesta quinta-feira (07.11). Na oportunidade, os estudantes conheceram as Gerências de Balística Forense, Documentoscopia e de Computação Forense.

O foco da visita foi a demonstração das tecnologias e equipamentos utilizados pela perícia no auxílio às investigações criminais e operações de Segurança Pública. Um dos equipamentos apresentados é o “Comparador Espectral de Vídeo”, que permite capturar, processar e armazenar imagens digitais para a verificação de autenticidade de documentos, com a aplicação de diversas fontes de iluminação para a análise documental.

Eles conheceram, também, o comparador balístico que possui uma câmera fotográfica microscópica de alta resolução, para captura de imagens de projéteis padrões com os projéteis ou estojos coletados em locais de crime ou em cadáveres, para a identificação de armas de fogo que originaram os disparos em crimes.  

Veja Também  Conselheira é mediadora em debate sobre avaliação de políticas públicas

Em outro momento os alunos puderam conhecer a rotina de trabalhos dos peritos da Gerência de Perícias em Computação Forense, que é responsável pela realização perícias em computadores, dispositivos eletrônicos, e meios digitais, como celulares.

O gerente de perícias de computação forense, Max Martins, apresentou as ferramentas tecnológicas e softwares empregados no desbloqueio de aparelhos, na extração e análise de dados recuperação de imagens, mensagens e vídeos relacionados a todos os tipos de crimes investigados pela polícia.

As visitas despertaram o interesse e curiosidade dos estudantes que puderam contribuir com perguntas aos profissionais. “O Instituto Federal de Rondônia trabalha o ensino médio integrado com o ensino técnico, e no terceiro ano nós organizamos uma visita relacionada à área de informática com o objetivo de mostrar o mercado de trabalho para eles, apresentando o leque de opções para o curso que eles estão se formando, de áreas de atuação, e a perícia é uma delas. Após a visita na Politec estamos programando uma visita á Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e ao Iphan”, ressaltou a professora Marisa Rodrigues de Lima.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Secretaria de Saúde reabre inscrições do processo seletivo do Hospital Regional de Cáceres

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde publicou na edição do Diário Oficial, que circulou no último dia 13 de novembro, a reabertura das inscrições do processo seletivo para contração emergencial de 325 profissionais para o Hospital Regional de Cáceres.

O encerramento das inscrições será no dia 22 de novembro, às 18h, horário de Brasília. A aplicação das provas ocorrerá no dia 08 de dezembro. Nessa nova etapa, os interessados deverão realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzM7U6cwBCSAJ-qPzY3nkTbR_fki7STXkCtuaMIk5r6__gfw/viewform

As vagas ofertadas são 41 para enfermeiro, um enfermeiro auditor, 164 técnicos em enfermagem, um engenheiro do trabalho, três para técnico em segurança do trabalho, 12 farmacêuticos, cinco técnicos de imobilização ortopédica, 13 técnicos em radiologia, 10 fisioterapeutas e duas para psicólogo.

Do total de 325 vagas, 41 estão sendo ofertadas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD) nos cargos de enfermeiro (seis vagas), técnico em enfermagem (27), farmacêutico (2), técnico em radiologia (2), fisioterapeuta (2), maqueiro (1) e nutricionista (1).

Veja Também  Maratona de criação de projetos para o audiovisual está com inscrições abertas

O processo seletivo será realizado mediante prova objetiva e análise de currículo, sendo que o resultado final será publicado e homologado no dia 06 de janeiro de 2020 e divulgado no site da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso.

Para acessar o cronograma com as novas datas processo seletivo clique aqui.

O edital completo pode ser acessado por meio do arquivo abaixo.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Arquivo Público promove evento sobre a trajetória africana em Mato Grosso

Publicado

O Arquivo Público de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e dos Amigos do Centro Histórico de Cuiabá (ACHC), promoverá nesta quinta (21.11) e sexta-feira (22.11) uma série de atividades que contam a trajetória africana em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX.

O evento será realizado em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20.11), em referência à luta contra a discriminação racial e valorização do povo afro-brasileiro.

Palestras e aulas de campo sobre a temática, além de exposições de bonecas negras e feiras de produtos quilombolas são algumas das atividades programadas para os dois dias. A maior parte delas ocorrerá no auditório do Arquivo Público, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Também estão programadas visitas técnicas às igrejas Nossa Sra. da Boa Morte e Nossa Sra. do Rosário e São Benedito, “espaços ocupados pela população negra desde o século XVIII e XIX, conforme registros históricos da época, e materializados na cidade através das edificações”, comentou a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva.

Veja Também  Maratona de criação de projetos para o audiovisual está com inscrições abertas

Serviço

Semana da Consciência Negra – Mato Grosso Africano nos séculos XVIII e XIX

Data e hora: 21 e 22 de novembro, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Local: Auditório do Arquivo Público

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana