conecte-se conosco


Mato Grosso

Aluna da EE Bento Muniz conquista primeiro lugar em concurso de redação dos Bombeiros

Publicado

A aluna Carolinne Magalhães Lacerda, do 8º ano da Escola Estadual Vereador Bento Muniz, localizada no município de Tangará da Serra (a 239 km de distância de Cuiabá), conquistou o primeiro lugar no concurso de redação promovido pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM). Com o tema “Queimada: impacto à saúde da população”, o concurso de redação foi direcionado aos alunos do 6º ao 8º ano das escolas estaduais localizadas em Tangará da Serra.

No mês de agosto, o Corpo de Bombeiros realizou uma campanha contra as queimadas e uma das ações foi a realização de palestras nas escolas para conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente e os perigos das mesmas. Após as palestras, eles propuseram às escolas que desenvolvessem uma redação com os alunos sobre essa temática.

A professora de Língua Portuguesa Otatiane Cristina Teodoro Correa, da escola Bento Muniz, propôs a atividade às duas turmas do 8º ano. Ao todo, 20 estudantes da escola fizeram a redação.

Veja Também  Comando Regional da PM em Rondonópolis reinaugura prédios e recebe novas motocicletas

Segundo a professora, o processo de construção do texto teve muita dedicação dos alunos e o concurso foi importante para incentivar a produção de texto e a leitura. “Contribuiu também para desenvolver senso crítico diante de temáticas importantes para a sociedade como é o caso das queimadas”, observou.

As redações passaram por uma seleção realizada por bombeiros militares e professores da rede estadual de ensino. Foram escolhidas as quatro redações com maior destaque dentre todas as que foram apresentadas.

A campeã do concurso, a aluna Carolinne Magalhães foi premiada com uma bicicleta. Segundo ela, a sua redação foi inspirada nos acontecimentos atuais sobre as queimadas e na população que não tem consciência sobre a gravidade da situação, mesmo se tratando de algo tão sério como o fogo.

“Fiquei muito feliz e surpresa com a premiação, porque não pensei que poderia ganhar o prêmio. Sou muito grata à escola e aos professores pelo incentivo que têm dado aos alunos, grata também ao Corpo de Bombeiros pela oportunidade e iniciativa. Espero motivar outros alunos com essa vitória”, disse a aluna.

Veja Também  TCs discutem com CNJ estratégia para a retomada de obras paralisadas

O segundo lugar do concurso ficou com a aluna Rafaela Vitória Batista, da EE Professora Jada Torres, o terceiro lugar com Carlos Eduardo Pinheiro e o quarto lugar com a aluna Maria Clara da Silva, ambos da EE Doutor Hélcio de Souza.

Para a coordenadora pedagógica da EE Bento Muniz, Vilma Aparecida dos Santos Silva, o trabalho desenvolvido por meio da palestra e o incentivo à produção de texto foi de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos. “Observamos em nossos alunos o respeito à farda dos oficiais presentes na escola e o gosto em participar do concurso. Esperamos que novos projetos desta natureza possam surgir e que beneficiem os alunos na aprendizagem e na sua formação cidadã”, destacou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Secretaria de Saúde reabre inscrições do processo seletivo do Hospital Regional de Cáceres

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde publicou na edição do Diário Oficial, que circulou no último dia 13 de novembro, a reabertura das inscrições do processo seletivo para contração emergencial de 325 profissionais para o Hospital Regional de Cáceres.

O encerramento das inscrições será no dia 22 de novembro, às 18h, horário de Brasília. A aplicação das provas ocorrerá no dia 08 de dezembro. Nessa nova etapa, os interessados deverão realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzM7U6cwBCSAJ-qPzY3nkTbR_fki7STXkCtuaMIk5r6__gfw/viewform

As vagas ofertadas são 41 para enfermeiro, um enfermeiro auditor, 164 técnicos em enfermagem, um engenheiro do trabalho, três para técnico em segurança do trabalho, 12 farmacêuticos, cinco técnicos de imobilização ortopédica, 13 técnicos em radiologia, 10 fisioterapeutas e duas para psicólogo.

Do total de 325 vagas, 41 estão sendo ofertadas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD) nos cargos de enfermeiro (seis vagas), técnico em enfermagem (27), farmacêutico (2), técnico em radiologia (2), fisioterapeuta (2), maqueiro (1) e nutricionista (1).

Veja Também  Contribuintes negociam R$ 72 milhões de dívidas em atraso com o Governo do Estado

O processo seletivo será realizado mediante prova objetiva e análise de currículo, sendo que o resultado final será publicado e homologado no dia 06 de janeiro de 2020 e divulgado no site da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso.

Para acessar o cronograma com as novas datas processo seletivo clique aqui.

O edital completo pode ser acessado por meio do arquivo abaixo.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Arquivo Público promove evento sobre a trajetória africana em Mato Grosso

Publicado

O Arquivo Público de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e dos Amigos do Centro Histórico de Cuiabá (ACHC), promoverá nesta quinta (21.11) e sexta-feira (22.11) uma série de atividades que contam a trajetória africana em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX.

O evento será realizado em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20.11), em referência à luta contra a discriminação racial e valorização do povo afro-brasileiro.

Palestras e aulas de campo sobre a temática, além de exposições de bonecas negras e feiras de produtos quilombolas são algumas das atividades programadas para os dois dias. A maior parte delas ocorrerá no auditório do Arquivo Público, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Também estão programadas visitas técnicas às igrejas Nossa Sra. da Boa Morte e Nossa Sra. do Rosário e São Benedito, “espaços ocupados pela população negra desde o século XVIII e XIX, conforme registros históricos da época, e materializados na cidade através das edificações”, comentou a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva.

Veja Também  TCs discutem com CNJ estratégia para a retomada de obras paralisadas

Serviço

Semana da Consciência Negra – Mato Grosso Africano nos séculos XVIII e XIX

Data e hora: 21 e 22 de novembro, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Local: Auditório do Arquivo Público

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana