conecte-se conosco


Cuiabá

Curso de salgadeiro do Qualifica 300 dá dicas de padronização dos produtos

Avatar

Publicado

José Ferreira

Clique para ampliar

Muito mais do que simplesmente aprender a fazer salgados tradicionais, as alunas do curso de Salgadeiro do programa Qualifica Cuiabá 300, estão conhecendo ideias inovadoras para fazer o diferencial no mercado de trabalho. Por meio das técnicas criadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), elas poderão fazer das receitas mais simples às mais elaboradas.

Durante o curso, realizado na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Nova Esperança, elas reaprenderam, por exemplo, a receita de quibe. Além daquele feito com carne de vaca elas descobriram versões com frango, carne de porco, soja, legumes, entre outros.

É o que conta a aluna Elizabeth Nunes da Silva, que nunca tinha ouvido falar destas possibilidades. “Nesse curso estou tendo a oportunidade de aprender muitas coisas novas. Já estou com muitas ideias. Já vou começar a fazer salgados em bandejas, só para pessoa fritar ou assar em casa. Estou gostando muito. Tenho certeza que vou sair desse curso totalmente qualificada”, disse.

Dentro do conteúdo programático, o curso ensina boas práticas de fabricação, formas corretas de manuseio dos utensílios, técnicas de higiene, atendimento ao público e acima de tudo, como manter um padrão de qualidade. Para a professora e especialista no Ramo Alimentício, Naiara Seba, o diferencial do curso está aí, na padronização do que será feito para vender.

“No curso de salgadeiro não é simplesmente chegar e começar a fazer salgados tem que saber fazer o cálculo da produção. Ela considera esse ser o diferencial do curso, pois elas aprendem a fazer o cálculo de produção para não ter o desperdício e assim obter o lucro almejado. Aqui são ensinados os mecanismos e ferramentas da inovação. O que precisa ser feito para sair do padrão e fazer a diferença, entendendo que podem variar, pois existe uma diversidade de salgados que podem ser feitos”, disse.

Para a dona de casa, Mirian Souza Machado, mãe de dois filhos que jogam bola profissionalmente, vai colocar em prática o que aprendeu para vender nos jogos. “Isso vai me ajudar e muito a custear os gastos e ainda mais incentivá-los a não desistir. Além de ser uma qualificação, uma rica oportunidade de aprender uma profissão. Estou muito satisfeita. Sempre sonhei em fazer um curso como esse”, declarou a aluna.

“Os alunos são preparados para trabalhar em qualquer lugar, seja com seu próprio negócio ou numa empresa. O programa Qualifica profissionaliza, basta ter um pouco de força de vontade. Posso garantir que todos os participantes saíram daqui com orgulho de dizer que são salgadeiros”, concluiu a professora.

2ª ETAPA- O Programa Qualifica Cuiabá 300 já está na segunda etapa, onde foram selecionadas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para a realização dos cursos de formação de Recepcionista, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Mestre de Obras, Pintor de obras, Instalador, operador e montador de computadores, Confeiteiro, Padeiro, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo de informática e Assistente de RH.

Essa é a 2ª edição do Programa Qualifica 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro.

As unidades contempladas foram os Cras dos bairros CPA, Osmar Cabral, Dom Aquino, Tijucal, Praieiro, Nova Esperança, Pedra 90, Pedregal, Planalto e no Centro de Referência de Assistência Especializada (Creas) Norte. As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 2ª etapa, serão capacitadas 1.080 pessoas com término das atividades previstas para o dia 18 de novembro. 

Comentários Facebook

Cuiabá

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira (3)

Avatar

Publicado


.

Conforme determinado no art. 13 do decreto nº 7.929, a Prefeitura de Cuiabá formalizou um Termo de Compromisso com os representantes dos shoppings centers e do Shopping Popular de Cuiabá. O documento foi assinado nesta terça-feira (2) e institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para minimizar os efeitos da propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

Nesta quarta-feira (3), as atividades varejistas do setor voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos. Conforme o plano estratégico, os shoppings centers retornam com horário de atendimento de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h, e o sistema delivery operando de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Para o Shopping Popular, o horário estabelecido é de segunda a sábado, das 09h às 17h.

“Temos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse e o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Para ambas atividades, o decreto nº 7.929 determina que, até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços. Após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade. Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo. Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas. 

Participaram do ato de formalização do Termo de Compromisso, os diretores dos shoppings centers e do Shopping Popular, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, e os vereadores Adevair Cabral, e Ricardo Saad. 

OUTRAS MEDIDAS 

  1. – Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m , bem como aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento;
  2. – Demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas;
  3. – Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;
  4. – Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;
  5. – Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas; 
  6. – Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;
  7. – Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5m. 
  1. Veja no anexo abaixo a cartilha com as medidas de biossegurança 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá registra mais dois óbitos confirmados por COVID-19

Avatar

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam mais dois óbitos confirmados por COVID-19 na capital. A primeira vítima era uma mulher de 72 anos, que estava internada no Hospital de Referência para COVID-19. Ela foi a óbito nesta segunda-feira (1º), à noite.

O segundo óbito foi de um homem de 67 anos, que estava internado na UPA Pascoal Ramos desde a madrugada de segunda-feira (1º). Ele era diabético e hipertenso e chegou com um quadro de insuficiência respiratória aguda e morreu na manhã de hoje (2). De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Cuiabá. chega a 13 o número de óbitos em decorrência do novo Coronavírus registrados pela capital. 

Nesta segunda-feira (1º), Cuiabá tem 795 casos confirmados de residentes no município e 257 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 216 já estão recuperados da doença e houve 11 óbitos de residentes e 16 de não residentes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana