conecte-se conosco


Cuiabá

Comerciantes recebem chaves de novos espaços de funcionamento no Mercado do Porto

Avatar

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou 14 estruturas provisórias aos permissionários de bares e restaurantes realocados, por conta da obra revitalização, do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto), na noite de sexta-feira (01). Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a retomada da obra, que está orçada em R$ 2.548.017,77 e será executada pela Secretaria de Obras Públicas.

“Estou muito orgulhoso de realizar o sonho da população cuiabana, dos nossos feirantes, nossos trabalhadores, ao lançar a ordem de serviço da requalificação completa de um dos maiores patrimônios culturais e sociais de Cuiabá, ícone da nossa cuiabania, ponto de encontro da gente cuiabana, que é o nosso Mercado do Porto. Tudo isso é um trabalho de equipe, não é fácil, se fosse, outros prefeitos já tinham feito. Nós prometemos respeitar e não fazer nada goela a baixo, porque sei que estamos mexendo com centenas de vidas. Eu sabia que tinha que ouvi os permissionários. Eles escolheram o projeto em uma assembleia geral, que foi desenvolvido pelo IPDU. Nada de projeto meia boca não, Cuiabá merece muito mais. Um ponto de partida para o desenvolvimento do polo turístico de Cuiabá”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Os espaços, entregues pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, garantirão o desenvolvimento de suas atividades ao longo do período de intervenção. De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques, os trabalhos não causarão prejuízos aos comerciantes.

“Esta é um gestão de parceria, a nossa secretaria é dependente do trabalhos de outras pastas e que bom que o trabalho é feito com muita união e humildade. Este é um momento muito importante para a Prefeitura e para a população. Esta entrega dos box para os permissionários, que vão ocupar o espaço com bares e restaurantes foi feita com muito diálogo, com transparência da gestão do Mercado. E isso tem dado resultado. Este é um trabalho feito a várias mãos, é uma obra da população. Eu fui feirante e sei dá importância que tem esse projeto”, declarou a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques.

O contrato de revitalização estava a cargo da empresa que foi a primeira colocada na licitação, mas foi rescindido em comum acordo. Foi realizado então o chamamento da segunda colocada para dar continuidade na obra. 

Estavam presentes na solenidade os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho, o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, o secretário de Fazenda, Roberto Possas e o vereador por Cuiabá, Luis Cláudio.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira (3)

Avatar

Publicado


.

Conforme determinado no art. 13 do decreto nº 7.929, a Prefeitura de Cuiabá formalizou um Termo de Compromisso com os representantes dos shoppings centers e do Shopping Popular de Cuiabá. O documento foi assinado nesta terça-feira (2) e institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para minimizar os efeitos da propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

Nesta quarta-feira (3), as atividades varejistas do setor voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos. Conforme o plano estratégico, os shoppings centers retornam com horário de atendimento de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h, e o sistema delivery operando de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Para o Shopping Popular, o horário estabelecido é de segunda a sábado, das 09h às 17h.

“Temos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse e o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Para ambas atividades, o decreto nº 7.929 determina que, até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços. Após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade. Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo. Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas. 

Participaram do ato de formalização do Termo de Compromisso, os diretores dos shoppings centers e do Shopping Popular, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, e os vereadores Adevair Cabral, e Ricardo Saad. 

OUTRAS MEDIDAS 

  1. – Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m , bem como aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento;
  2. – Demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas;
  3. – Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;
  4. – Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;
  5. – Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas; 
  6. – Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;
  7. – Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5m. 
  1. Veja no anexo abaixo a cartilha com as medidas de biossegurança 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá registra mais dois óbitos confirmados por COVID-19

Avatar

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam mais dois óbitos confirmados por COVID-19 na capital. A primeira vítima era uma mulher de 72 anos, que estava internada no Hospital de Referência para COVID-19. Ela foi a óbito nesta segunda-feira (1º), à noite.

O segundo óbito foi de um homem de 67 anos, que estava internado na UPA Pascoal Ramos desde a madrugada de segunda-feira (1º). Ele era diabético e hipertenso e chegou com um quadro de insuficiência respiratória aguda e morreu na manhã de hoje (2). De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Cuiabá. chega a 13 o número de óbitos em decorrência do novo Coronavírus registrados pela capital. 

Nesta segunda-feira (1º), Cuiabá tem 795 casos confirmados de residentes no município e 257 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 216 já estão recuperados da doença e houve 11 óbitos de residentes e 16 de não residentes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana