conecte-se conosco


Cuiabá

Começa Ciclo de Estudos em preparação às eleições de novos gestores escolares

Publicado

Jorge Pinho

Teve início nesta segunda feira (21), mais uma etapa do processo de eleição dos novos gestores escolares. O Ciclo de Estudos visa preparar os futuros gestores das unidades escolares, dentro do processo de eleição dos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários de unidades educacionais. No total, estão concorrendo aos cargos de Diretores, 203 candidatos; 152 a coordenadores pedagógicos e 74 aos cargos de secretários escolares. Para facilitar a participação de todos, o curso de formação, está sendo oferecido em dois locais, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), e na Escola Estadual Nilo Póvoas, em frente a sede da Secretaria.

Cada um dos 329 concorrentes devem participar em 100% do Ciclo de Estudo. Todo o processo de eleição dos novos gestores escolares está sendo conduzido por uma comissão central, instituída pela Secretaria Municipal de Educação. Após o Ciclo de Estudos os candidatos passarão por uma avaliação de conhecimentos. Serão considerados aptos os profissionais que obtiverem no mínimo 50% dos pontos.

A coordenadora de Organização Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, responsável pela organização do Ciclo de Estudos e da avaliação, disse que o objetivo nesse momento do processo é preparar o candidato para a futura função. “Na verdade a formação aprofundada em cada uma das funções acontecerá após eleição de todos. Este momento é para que todos tenham uma visão preliminar do que seja cada uma das funções, principalmente para aqueles que nunca a exerceram”, explicou a coordenadora lembrando que alguns do inscritos estão se candidatando pela primeira vez, já outros são veteranos e vão à reeleição, mas os desafios são distintos e só aumentam a cada gestão.

Veja Também  “Cuiabá 300 Cores” abre exposição na Casa Cuiabana com siriri e cururu

Sobre a grade da formação ofertada para os candidatos neste primeiro momento, Eliane Quinhone disse que serão abordados temas ligados à Educação Cuiabana como a atual política educacional do Município, as legislações municipais, estaduais e nacionais e, sobre os esses conteúdos e temas, como podem contribuir para o exercício da função de modo ético, democrático e transparente. “Teremos temas de caráter pedagógico, uma parte de embasamento legal para o exercício da função e a parte do currículo”, detalhou ela.

A secretaria-adjunta de Educação, Edilene Machado disse que desde a instituição da Gestão Democrática, nos anos 90, tornando o processo eletivo e o acesso a essas funções mais justo e igualitário, a rede pública municipal de Cuiabá, vem avançando de forma consistente, na oferta dos serviços à população. “A Educação em Cuiabá, nos últimos anos, está avançando cada vez mais com a Gestão Democrática, oportunizando a todos o acesso ao processo seletivo e, a gestão Emanuel Pinheiro, garante o fortalecimento desse processo”, salientou Edilene Machado.

A eleição de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários, devem ocorrer após o Ciclo de Estudos e a avaliação será no dia 9 de novembro. O resultado da avaliação será divulgado no dia 18 de novembro. Ainda dentro do processo eleitoral, os candidatos a diretor e coordenador pedagógico devem apresentar uma proposta de trabalho ou plano de atuação.

Veja Também  Chegada do Papai Noel, festival de música, stand up e show nacional agitam o feriado

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos ao falar sobre o processo eleitoral, reafirmou o compromisso da gestão com a qualidade da educação do Município. “A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro é com a qualidade do atendimento oferecido nas 153 unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino aos nossos 52 mil alunos. A Secretaria de Educação tem investido na formação continuada dos nossos gestores, e valorizado a sua dedicação à Educação”, destacou Alex Vieira Passos. 

  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Reunião com gestores aborda o fechamento do PDI em 2019

Publicado

Davi Valle

As metas do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) foram temas de uma reunião realizada na quarta-feira (13) com gestores, secretários-adjuntos e corpo técnico de todas as secretarias municipais da Prefeitura de Cuiabá.

O objetivo da reunião foi cobrar dos gestores o alinhamento com toda a equipe de trabalho para a participação no 4° Ciclo de Monitoramento e Avaliação dos Indicadores dos anos de 2017 a 2019 e Realinhamento das Metas para 2020, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“É uma reunião de fechamento do trabalho do PDI, que estamos realizando desde 2017, e agora vamos programar as metas de 2020 em uma oficina de monitoramento e avaliar os indicadores dos anos anteriores”, explicou o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.

A participação ativa dos servidores responsáveis pelas gestões das pastas, que tem abastecido ativamente o Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), permite uma maior transparência do trabalho do Município.

Veja Também  Reunião com gestores aborda o fechamento do PDI em 2019

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro inaugura praça que homenageia radialista William Gomes

Publicado

Davi Valle

Os moradores do bairro Coophamil, localizado na região Oeste da Capital, passam a contar com um novo espaço de lazer. Isso porque, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugura nesta quinta-feira (14), às 19h, a Praça William Gomes. Situada na Rua Valdir Morbeck, a área foi totalmente revitalizada e beneficiará cerca de 4.500 habitantes da localidade.

Por meio de um trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Município executou uma completa transformação do local. Agora, o local, que antes gerava insegurança à população, poderá ser utilizado para o desenvolvimento de atividades físicas e de integração social.

Na praça, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, instalação de iluminação de LED, de bancos e lixeiras, pintura e construção de pista de caminhada. Além disso, fizeram parte da revitalização, a edificação de uma academia ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas com deficiência, e um playground, voltados para a recreação das crianças.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde 2017, o trabalho já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

Veja Também  Aprovados no seletivo da Saúde participam de Seminário de Integração ao SUS

A praça leva o nome de William Gomes, falecido em 29 de janeiro de 2017. Além de morador da comunidade, ele era considerado um dos maiores radialistas de Mato Grosso. Ícone da cultura cuiabana, o comunicador nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Mato Grosso ainda criança. Aqui, foi ainda professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Apaixonado pelo linguajar cuiabano, Willian escreveu também o “Dicionário Cuiabanês”, que faz a tradução de alguns palavra e dizeres do dialeto regional. A lei que assegura a homenagem ao professor e comunicador é de autoria do vereador Toninho de Souza.

SERVIÇO

Assunto: Entrega da Praça William Gomes

Local: Rua Valdir Morbeck, Coophamil

Horário: 19h 

Data: 14 de novembro, quinta-feira

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana