conecte-se conosco


Cidades

Agricultores familiares de Trivelato recebem Contrato de Concessão de Uso da terra em assentamento

Publicado

A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Empaer e Incra, realizaram a entrega de 30 Contratos de Concessão de Uso da terra (CCU) para famílias que moram no Assentamento Ponte de Barro. Participaram da entrega o prefeito Egon Hoepers, o presidente da Câmara de Vereadores, Wanderson Dias e demais vereadores. A entrega foi na manhã de segunda-feira (21), na associação do Assentamento.

O Assentamento Ponte de Barro fica localizado a cerca de 40 quilômetros de Santa Rita do Trivelato e tem 60 propriedades. A primeira etapa foi entregue 30 CCU, documento que era esperado por quase 20 anos pelos assentados. ‘‘Pra mim hoje é um dia muito especial, só nós que moramos aqui sabemos da luta para conseguir esse documento. Graças à gestão atual nós estamos tendo mais atenção. Com esse documento além de assegurar nossa posse da terra, dará mais animo, pois, podemos ter acesso a recursos do governo e assim investir em nossa propriedade e produzir cada vez mais’’, disse dona Ivanir Lara, moradora do Assentamento.

Para o prefeito Egon Hoepers, é gratificante ver a alegria das famílias, após acompanhar a luta dos assentados. ‘‘Hoje é um dia histórico, são anos de luta para conseguir as primeiras CCU para essas famílias, é um documento essencial e é o primeiro passo para conseguir o título da terra. Como gestor eu sei das necessidades e esforço desses pequenos produtores e contribuem para o nosso município’’, conclui.

Já o Secretário de Des. Econ. Meio Ambiente, Marcos Capocci, a entrega das primeiras CCU, só foi possível pela parceria dos órgãos. ‘‘É um trabalho que começou lá atrás, e hoje dá satisfação de ver a alegria no rosto dessas famílias. Isso só foi possível do empenho entre Empaer, Incra, do prefeito Egon e dos vereadores. O empenho de cada um é o resultado final que estamos vendo aqui. Agora é dar continuidade e dar seqüência nas próximas CCU’’, diz o secretário.

A representante da Empaer, Edenise Jortez, reforça a importância da gestão para desenvolver os trabalhos no Assentamento. ‘‘Isso que está acontecendo hoje, é graças a administração municipal, o prefeito Egon e o secretário Marcos Capocci, que dão uma atenção especial a essas famílias. São poucos gestores que tem essa atenção especial a Agricultura Familiar. Nós da Empaer, temos desenvolvido nosso trabalho aqui no Assentamento e sabemos das necessidades de cada assentado. Com essa CCU, vamos poder dar continuidade no trabalho, e os pequenos agricultores vão poder ter acesso aos recursos do governo e investir na sua terra e o principal, produzir’’, diz Edenise.

O Superintendente do Incra, Vanderlei Vanni, com o documento, é o primeiro passo para acessar os créditos de produção de alimento e de habitação. Segundo ele, pouco Assentamento tem a atenção que o Assentamento Ponte de Barro tem.  ‘‘Quando se une prefeito, secretário, Empaer, Incra e vereadores, tudo fica mais fácil. É gratificante ver a atenção do prefeito Egon Hoepers e nós do Incra estamos a disposição para ajudar a desenvolver está comunidade’’, afirma.

‘‘É satisfação ver a conquista dessas famílias. Como fiscal da população, sempre busquei cobrar do executivo as demandas do Assentamento. A luta por essas famílias nos alegra em ver no rosto deles, a alegria de receber um documento importante, que já era esperado por muitos anos’’, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Wanderson Dias.

O CCU é um documento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural assegurando ao beneficiário, acesso à terra, créditos e programas do Governo Federal. Ao assinar o documento, o assentado e compromete a residir no lote (propriedade), e explorá-lo economicamente respeitando o meio ambiente. A titulação definitiva só ocorre após a verificação de que a unidade familiar cumpriu as cláusulas previstas no Contrato.

 

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Prefeitura de São Félix do Araguaia reconstrói ponte na Comunidade Lago de Pedra

Cidades

Prefeitura intensifica troca de cupons da campanha Terra Nova Mais

Publicado

A campanha Terra Nova Mais da Prefeitura Municipal continua sendo um sucesso total. Neste ano a prefeitura irá sortear uma moto 0km entre os moradores que comprarem no comércio local ou mantendo suas obrigações em dia, como pagamento do IPTU, IPVA, ITR, alvará, tarifa de água entre outros impostos municipais.
Comprando no comércio local, tanto produtos ou serviços, cada R$ 50 reais dá direito a 1 cupom pra concorrer a motocicleta. A troca dos cupons acontece no CAE – Centro de Atendimento ao Empresário que fica em anexo à Prefeitura Municipal.
A urna já está recebendo os cupons dos participantes e a expectativa é que a troca de cupons comece a se intensificar a partir dos próximos dia conforme se aproxima o final do ano. O sorteio da moto será no dia 31 de dezembro, junto com a promoção de final de ano da ACITER.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Eventos esportivos marcam o final de semana em Nobres
Continue lendo

Cidades

Prefeito entrega reforma da UBS Despraiado I e II nesta segunda-feira (11)

Publicado

O prefeitode Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, entregam nesta segunda-feira (11) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Despraiado I e II. A solenidade de abertura acontecerá às 18h.

Além da reforma na parte estrutural, a unidade recebeu mobiliário novo e passa a contar com 2 modernas salas de odontologia para atender a comunidade.

A entrega faz parte da continuidade do trabalho de humanização da Saúde na gestão Emanuel Pinheiro.

SERVIÇO

O que: Entrega da UBS Despraiado I e II  

Quando: Segunda-feira (11)

Hora: 18h

Local: Avenida Afonso Pena, s/nº – Despraiado

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Prefeitura de Rondonópolis realiza Mutirão de Negociação Fiscal de 18 de novembro a 18 de dezembro
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana