conecte-se conosco


Internacional

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

Publicado

A polícia recorreu hoje (20) a gás lacrimogêneo para dispersar a multidão em Hong Kong. Milhares de manifestantes voltaram às ruas em protestos pró-democracia e pedindo eleições livres no território. A área de Kowloon foi palco das piores cenas de violência nas últimas semanas.

Houve um reforço de segurança ao longo da marcha, com estações de metrô fechadas e a polícia lançando canhões de água na rua.

Os manifestantes estão revoltados com a líder de Hong Kong, Carrie Lam.

Hong Kong enfrenta grandes protestos desde junho, devido a uma legislação que permitiria que suspeitos fossem enviados à China continental para serem julgados.

O governo de Hong Kong anunciou o arquivamento formal do projeto de lei de extradição no início de setembro, mas os protestos continuam.

A transferência de Hong Kong para a China, em 1997, decorreu sob o princípio “um país, dois sistemas”. Como acontece com Macau, para aquela região administrativa especial da China, foi estabelecido um período de 50 anos com elevado grau de autonomia, em nível Executivo, Legislativo e Judiciário, com o governo central chinês sendo responsável pelas relações externas e a defesa.

Veja Também  Após renúncia de Morales, Bolívia tem vazio de poder

*Com informações da RTP (emissora pública de televisão de Portugal) 

Edição: Graça Adjuto
Fonte: EBC
Comentários Facebook

Internacional

Irã anuncia descoberta de grande campo de petróleo

Publicado

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, anunciou a descoberta de um grande campo de petróleo que poderá ampliar as reservas conhecidas do país em cerca de 30%.

Rouhani disse, nesse domingo (10), que engenheiros iranianos descobriram um grande campo com 53 bilhões de barris de petróleo. Acrescentou que o campo de petróleo na província sudoeste do país, Khuzestan, cobre uma área de 2.400 quilômetros quadrados.

A BP, gigante britânico do setor de petróleo, declarou que até o fim de 2018 o Irã ocupava o quarto lugar no mundo em reservas de petróleo, com total estimado de 155,6 bilhões de barris.

Se a dimensão na nova reserva de petróleo vier a ser comprovada, o volume elevaria a posição do país para logo depois da Venezuela e Arábia Saudita.

O anúncio surgiu no momento em que o Irã luta para vender seu petróleo no exterior, em meio às sanções impostas pelos Estados Unidos.

O país, aparentemente, está fazendo um apelo à comunidade internacional no sentido de reconfirmar sua importância como fornecedor de petróleo, numa tentativa de disseminar ressentimentos contra os Estados Unidos.

Veja Também  Registrada 1ª morte relacionada a manifestações em Hong Kong

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

México concede asilo político a Evo Morales

Publicado

O México concedeu hoje (11) asilo político ao ex-presidente da Bolívia Evo Morales. Por meio de sua conta na rede social Twitter, o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, confirmou a informação. O líder boliviano renunciou ao cargo ontem (10) após uma onda de protestos que já durava 21 dias.

“Faremos valer o direito de asilo que o México sempre promoveu e exerceu em diferentes circunstâncias históricas que caracterizam nossa política externa”, destacou nota divulgada pelo governo mexicano. O comunicado cita que o país vai pedir uma reunião urgente com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para tratar dos recentes acontecimentos na Bolívia.

Além de Evo, também renunciaram ao cargo o vice-presidente do país, Álvaro García Linera, o presidente da Câmara de Deputados, Víctor Borda, e a presidente do Senado, Adriana Salvatierra. Cabe agora ao Legislativo escolher um novo presidente do Senado, para que possa acatar a renúncia de Morales e dar início ao processo de novas eleições. 

Edição: Fábio Massalli
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Veja Também  Registrada 1ª morte relacionada a manifestações em Hong Kong
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana