conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola realiza campanha de conscientização com pais e alunos

Publicado

A Escola Estadual Enio Pipino localizada no município de Sinop (a 500 quilômetros de Cuiabá) realizou uma das etapas do projeto “Fale Por Mim” que busca denunciar abuso sexual infantojuvenil nas escolas. Foi realizado um “chá com bolo”, tendo como convidados os alunos e suas mães. Estiveram presentes várias autoridades que palestraram sobre como detectar o abuso e o que fazer diante da situação.

Em outra etapa, houve uma conversa reservada com os meninos, depois com as meninas e, por último, com as mães. Na sequência, houve uma apresentação cultural com músicas que retratam a importância da família, fazendo uma reflexão do papel de cada um na sociedade.

O coordenador pedagógico Ernandes Lopes Cervantes assinala que a ação envolve todas as 15 turmas de ensino fundamental da escola, pois a discussão passou pela sala de aula, s estudantes confeccionaram cartazes, textos e dialogaram em sala sobre a temática.

“A ideia é trabalhar de forma contínua com o tema. Pensando ações periódicas, se engajando nas campanhas de conscientização nas esferas governamentais e não governamentais. A culminância do projeto será dia 18 de maio de 2020, por ser o dia nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil”, ressalta.

Veja Também  Polícia Civil e Conselho Tutelar apuram denúncias do Disque 100

Segundo a diretora Denise Michelle Belicanta, o projeto nasceu de um trabalho de intervenção realizado pelos profissionais da educação da escola. Alunos vinham conversar com a equipe de apoio sobre assuntos pessoais. Muitas vezes, o aluno não sentia confiança em falar com a mãe ou outra pessoa que possa intervir e garantir sua integridade e segurança.

A partir dessa constatação, a secretária da escola Sandra Edna Carvalho Peldiak, que coordena o desenvolvimento do projeto, envolveu as demais técnicas e equipe de apoio, além de professoras de língua portuguesa.

“A ideia é abrir um canal onde os estudantes identifiquem situações de abuso e violência sexual, conscientizando as alunas, os alunos e as mães ou responsáveis a identificar onde e quem procurar ajuda. Fizemos uma ação pontual, pois o projeto tem prosseguimento até o próximo ano”, destaca a diretora.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

PMs ajudam idoso com alzheimer que estava caído no meio da rua em MT

Publicado

A Polícia Militar foi informada por populares que um idoso estava caído no meio da rua, aparentando estar perdido. De imediato uma equipe da PM, foi até o local e auxílio o idoso de 73 anos, que possui uma doença degenerativa que causa perda de memória, a encontrar seus familiares.

O fato foi registrado nesta segunda feira (11), no município de Pontes e Lacerda, situado cerca de 443 km da capital do estado, Cuiabá-MT.

De acordo com o Tenente Paulo Capobianco, o idoso estava caído no meio da rua, e não falava nada, demostrando estar perdido e desorientado.

Foi possível identificar os familiares através de um telefone celular que estava no bolso do idoso identificado como Erminio. O idoso foi levado pela Polícia Militar até sua residência, onde foi recepcionado pela sua irmã que agradeceu o trabalho dos militares.

Daniel Da Silva/Lapada Lapada

Comentários Facebook
Veja Também  PMs ajudam idoso com alzheimer que estava caído no meio da rua em MT
Continue lendo

Mato Grosso

Condenado por estupro de vulnerável é localizado e preso pela Polícia Civil

Publicado

A Polícia Judiciária Civil cumpriu no sábado (09.11), em Pontes e Lacerda, um mandado de prisão contra um homem condenado a 9 anos pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. 

O mandado de prisão contra Bruno da Silva Santos, 35 anos, foi expedido em 07 de outubro pela Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade em decorrência da condenação à pena de nove anos e quatro meses de reclusão pelo crime cometido. Desde então, ele era procurado pela Polícia Civil de Vila Bela, com apoio da Delegacia de Pontes e Lacerda. 

Coordenada pelo delegado Maurício Maciel, a equipe recebeu informações no sábado sobre um veículo utilizado por pessoas que estariam dando guarida a Bruno. O veículo foi localizado transitando no centro de Pontes e Lacerda e, após diligências, os policiais identificaram a casa em que o foragido estaria se escondendo. Quando o veículo chegou ao local, a condutora teve dificuldade em manobrá-lo para estacionar, momento em que Bruno saiu da casa para fazer a manobra, sendo identificado pelos policiais, que o abordaram e deram cumprimento ao mandado de prisão. 

Veja Também  Ciretran de Terra Nova do Norte passa por revitalização

O criminoso já cumpriu pena por tráfico de drogas e a polícia recebeu informação de que ele estava aguardando oportunidade para fugir para a Bolívia, local onde mora um familiar e teria uma rede de contatos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana