conecte-se conosco


Tecnologia

Conheça Gita, o robô que segue o dono carregando suas coisas

Publicado

source

Olhar Digital

robô arrow-options
Olhar Digital
O robô Gita segue seu “dono” onde quer que ele vá


Uma empresa chamada Piaggio Group lançou uma máquina de serviço pessoal que segue os usuários para onde eles forem. O robô Gita usa cinco câmeras para ver o usuário, segui-lo e transportar até 18 kg durante quatro horas.

Esse assistente é semelhante àquelas malas inteligentes que seguem seus donos pelo aeroporto. Ele apresenta um design redondo e robusto, mas relativamente ágil e intuitivo.

Leia também: ‘Robô-barata’ quase indestrutível pode ajudar em desastres naturais

Operar o Gita é simples. O usuário pressiona um único botão para ligá-lo, um botão para as câmeras escanearem as pernas dos usuários e pronto. Ele ainda é capaz de acompanhar a pessoa quando o indivíduo muda de direção repentinamente.

robô arrow-options
Olhar Digital
O robô Gita pode carregar até 18kg


Seu movimento é estranhamente natural. Quando o usuário acelera sua caminhada, ele se esforça para acompanhar. O fabricante informa que o Gita opera melhor em superfícies duras. Obviamente, ele não sobe escadas.

Veja Também  Xiaomi anuncia Redmi Note 8T; veja as diferenças do novo modelo

“Esse é o primeiro robô que você ‘dirige’ fazendo algo que faz desde criança: andar”, disse Jeffrey Schnapp, cofundador da Piaggio. “Sem a necessidade de ler um manual técnico, sem a necessidade de emitir comandos de voz”, completa.

Leia também: Bonecos e robôs te assustam? Estudo tenta explicar o porquê

Um sistema de sons e luzes permitirá que o usuário saiba se ele não está funcionando corretamente ou precisa de uma carga. Além disso, ele possui um aplicativo que permite “compartilhar” as pessoas que ele deve seguir, ou seja, selecionar outra pessoa que não o proprietário para que ele fique junto.

Quanto à privacidade , a empresa garante que o Gita não grava fotos ou vídeos de quem ele segue . O alto-falante presente no robô , além de avisar se houve algum problema com ele, também pode tocar músicas para distrair as crianças.

Leia também: Robô jogador de basquete acerta 2 mil arremessos seguidos e entra no Guinness

O Gita precisa de espaços específicos para operar. Ele não se dá muito bem com espaços apertados e nem com áreas muito movimentadas, como uma estação de metrô, por exemplo. A única desvantagem é a necessidade de olhar constantemente para o robô para se certificar de que ele está seguindo o usuário.

Veja Também  ‘Gatos-robô’ do MIT brincam na grama; assista ao vídeo

O robô Gita será lançado no dia 18 de novembro, e chega custando U$S 3.250, aproximadamente R$ 13.400.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook

Tecnologia

Instagram oculta número de curtidas nos Estados Unidos

Publicado

source

Olhar Digital

instagram arrow-options
shutterstock
Instagram pretende não mostrar curtidas nos Estados Unidos


Após disponibilizar testes para a função no Brasil em julho, o Instagram está expandindo a ideia de ocultar o número de curtidas para outros lugares. Dessa vez, o país escolhido foi os Estados Unidos – local onde se concentra o maior número de usuários do Instagram, com mais de 110 milhões de usuários. Quem anunciou a novidade foi Adam Mosseri, CEO da rede social, durante a conferência WIRED25.


Nos testes realizados até o momento, as curtidas recebidas em publicações ficam ocultas em postagens no feed e nos perfis. No entanto, os donos das fotos ainda podem ver quantas pessoas curtiram suas postagens. O recurso fica restrito apenas aos usuários externos e seguidores.

Leia também: Sem fofoca: Instagram tira aba “seguindo” do aplicativo

Veja Também  ‘Gatos-robô’ do MIT brincam na grama; assista ao vídeo

O recurso já vem sendo testado há alguns meses no Canadá, Irlanda, Itália, Japão, Brasil , Austrália e Nova Zelândia. O Facebook , dono do Instagram , também testa algo semelhante em sua rede social , mas a ocultação de curtidas, até o momento, está restrita à Austrália.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Galaxy S11: tudo o que já sabemos sobre o próximo smartphone da Samsung

Publicado

source
samsung arrow-options
Shuttersock
Confira os vazamentos do próximo Galaxy S da Samsung


Com o final do ano se aproximando, mais rumores e vazamentos sobre o próximo modelo da linha Samsung Galaxy S vão surgindo. A previsão é de que o lançamento do Galaxy S11 ocorra em fevereiro de 2020, acompanhando o mês em que o Galaxy S10 foi lançado este ano. Reunimos todos as informações que já vazaram sobre o Galaxy S11 , confira:

Câmeras do Galaxy S11

Um dos maiores rumores do Galaxy S11 é a respeito de suas câmeras . Espera-se que o smartphone tenha câmera traseira principal de 108 MP. A informação, inicialmente, foi divulgada pelo site coreano The Elec e confirmada pela conta Ice Universe no Twitter, conhecida por vazar informações de dispositivos, sobretudo da Samsung


De acordo com o The Elec, a câmera de 108 MP  virá acompanhada de outras três lentes. Outra informação a respeito da câmera traseira é que a Samsung vem testando um zoom óptico de 5x – para comparação, o Galaxy Note 10+ possui zoom óptico de 2x. 

Leia também: Apple, Xiaomi e Huawei: veja quem ganha na disputa de câmeras

A respeito da câmera frontal, há uma expectativa de que ela seja colocada sob a tela . Um vazamento do mesmo site coreano mostrou que essa tecnologia deve aparecer em um celular da Samsung ainda em 2020. Ainda não se sabe, porém, se a câmera escondida, que ajuda a aumentar o tamanho do display, chegará realmente ao Galaxy S11 ou se será utilizada em outro aparelho, como o próximo dobrável da fabricante

Veja Também  Quando o 5G chega ao Brasil? Anatel adia abertura de edital mais uma vez

Processador do Galaxy S11

Os primeiros rumores a respeito das especificações do Galaxy S11 sugeriam que ele viesse equipado com o chipset Exynos 990, que foi anunciado recentemente pela Samsung

Leia também: Galaxy A10s e A20s são lançados no Brasil com três e quatro câmeras

Depois disso, porém, um vazamento da atualização do sistema One UI (a personalização do Android pela Samsung ) revelou outros possíveis chipsets para o Galaxy S11 . Os processadores que apareceram foram o Exynos 9830 e o Snapdragon 865. É esperado que eles estejam presentes no smartphone de acordo com o mercado de cada país. 

Bateria do Galaxy S11

Além do processador, informações sobre a possível bateria do Galaxy S11 também vazaram. O site coreano SafatyKorea mostrou um modelo de bateria que, de acordo com a numeração, tende a ser a bateria presente no sucessor do Galaxy S10. Na divulgação, são encontradas as capacidades de 3.700 mAh e 4.000 mAh, que devem estar relacionadas ao possível Galaxy S11e. O esperado para o modelo mais potente da linha, portanto, é algo próximo de 4.500 mAh de bateria. 

Leia também: Celulares da Black Friday: confira os melhores modelos para adquirir na data

Tela do Galaxy S11

Informações divulgadas por Evan Blass , conhecido por realizar vazamentos de dispositivos eletrônicos, revelaram o tamanho e o formato da tela do Galaxy S11 . O novo modelo da linha Galaxy S deve ter três variantes , com telas de 6,2”ou 6,4”, 6,7” e 6,9”. Todos os modelos, ainda segundo Evan Blass, devem ter as bordas curvas , inclusive a variante mais simples. 

Veja Também  Pesquisa revela maior desejo dos brasileiros para a Black Friday; confira

As informações confirmam uma imagem vazada anteriormente por Sudhanshu Ambhore, outro perfil conhecido por vazamentos. Em agosto, ele havia publicado uma imagem de um próximo celular da Samsung com bordas curvas e tela infinita. 


Outros rumores apontam que a tela deve trazer a nova tecnologia da Samsung , chamada de SAMOLED . A novidade foi registrada pela fabricante e não teve muitos detalhes divulgados, mas espera-se uma resolução bastante alta para ser utilizada em celulares topo de linha, como é o caso do Galaxy S11

Galaxy S11 terá suporte ao 5G?

Leia também: Quando o 5G chega ao Brasil? Anatel adia abertura de edital mais uma vez

Ainda de acordo com o vazamento de Evan Blass, haverá cinco variantes do Galaxy S11 quando o assunto é o 5G. Os dois modelos menores teriam versões com 4G e com 5G. Já o modelo maior e mais poderoso teria apenas suporte ao 5G. É esperado, porém, que a Samsung adapte seu novo smartphone de acordo com o mercado de cada país, já que a tecnologia 5G ainda não chegou a muitos países.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana