conecte-se conosco


Várzea Grande

Ministério Público e Conselho Tutelar baixam Resolução recomendando rigor na eleição

Publicado

Visando garantir a lisura, transparência e a vontade popular nas eleições para conselheiros e suplentes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, o promotor de Justiça Douglas Lingiardi Strachicini, a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Flávia Omar e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Katlin Calmon, emitiram a Resolução 31/2019, alertando para as recomendações a serem seguidas por candidatos e eleitores e as proibições que serão combatidas com o rigor da legislação.

Lembra o promotor da Infância e Adolescência, Douglas Strachicini, em sua recomendação que os candidatos habilitados ao processo de escolha observem as vedações elencadas, sem prejuízo de outras previstas na legislação, sob pena de adoção das medidas administrativas e criminais cabíveis.

Uma das recomendações é quanto a utilização das mídias sociais que estão sendo alvo de ações no Tribunal Superior Eleitoral – TSE e que ficam proibidas no dia da eleição e só serão permitidas aos candidatos até a meia-noite de hoje.

“A ordem superior é combater com rigor toda a e qualquer ação que esteja em desconformidade com o processo eleitoral, seja nociva a escolha e tende a burlar o resultado que deve ser a expressão da vontade do eleitor”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Katlin Calmon, que informou ter sido solicitado pela Prefeitura de Várzea Grande reforço da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Guarda Municipal e se necessários de outras forças policiais.

Veja Também  Escola municipal Napoleão José da Costa é a quarta a receber o projeto do TJ ‘Sonhos e Letras’

Entre as recomendações de proibição estão:

(a) usar alto-falantes e amplificadores de som ou promover comício ou carreata;

(b) arregimentar eleitor ou fazer propaganda de boca de urna;

(c) até o término do horário de votação, contribuir, de qualquer forma, para aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos;

(d) fornecer aos(às) eleitores(as) transporte ou refeições;

(e) doar, oferecer, prometer ou entregar ao(à) eleitor(a), com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública (captação de sufrágio);

(f) padronizar, nos trabalhos de votação, o vestuário dos(as) seus(suas) respectivos(as) fiscais;

(g) gravar e/ou divulgar em qualquer tipo de mídia social, rede social(Facebook, Instagram, Twitter etc.) ou aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram etc.) fotos, vídeos ou fazer transmissão em tempo real, que possam perturbar ou de qualquer forma prejudicar o andamento do processo eleitoral;

O promotor realçou ainda que eventuais denúncias como as ocorridas na primeira disputa que acabou sendo suspensa estão sob avaliação das autoridades para eventual punição dos envolvidos.

Veja Também  Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande inicia captação de córnea para realização de transplante

Ele lembrou da suspensão da primeira eleição, da ampliação para 14 pontos de votação com 73 urnas, (na disputa anterior eram seis locais de votação e 39 urnas eletrônicas), de que todos os candidatos foram cientificados pelo CMDCA, pelo Ministério Público e pelo Tribunal Regional Eleitoral das regras e da necessidade de assegurar a isonomia entre todos os candidatos, assim como prevenir e coibir a prática de condutas abusivas e/ou desleais, que podem importar, inclusive, na quebra do requisito da idoneidade moral, expressamente exigido de todos os candidatos/membros do Conselho Tutelar pelo art. 133 da Lei Federal nº8.069/1990.

“As recomendações são no sentido da transparência total, lisura e resguardar a vontade popular, tanto por parte da prefeita Lucimar Sacre de Campos como por parte do Ministério Público através da Promotoria da Infância e Adolescência e isto será cumprido a risca”, garantiu a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Por: Da Redação – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Projeto escolar recicla mais de 12 toneladas de materiais reutilizáveis

Publicado

Os alunos das escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande finalizaram as atividades do Projeto 3Rs “ Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda” em evento realizado na manhã da última sexta-feira, 8/11, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Profa. Irenice Godoy de Campos Silva”, do bairro Jardim Imperial. Este ano, as escolas conseguiram recolher 12.258 quilos de resíduos para a reciclagem.

De acordo com o professor Vagner César Barros, da Coordenação da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, este ano, o Projeto 3 Rs, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, teve a participação de dez escolas da rede municipal, que ao longo do ano, desenvolveram atividades pedagógicas, de estudo, pesquisa em sala de aula, de campo e visitas a empresas, com a finalidade de refletir sobre a sustentatibilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). O projeto propôs ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. “A proposta do projeto é mostrar que adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.” Disse o coordenador.

O evento contou com a participação de alunos da EMEB “Profa. Rita Auxiliadora de Campos Cunha” que apresentaram uma peça teatral, com acompanhamento musical de alunos da escola Irenice Godoy.

Veja Também  Projeto escolar recicla mais de 12 toneladas de materiais reutilizáveis

O encerramento do Projeto 3 Rs foi marcado pela entrega de certificados de participação as empresas parceiras Reciclate e Fábrica de Refrigerantes Marajá, e também da entrega de certificado e premiação às escolas participantes de acordo com a quantidade de resíduos coletados.

A superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, parabenizou alunos, professores e diretores pela participação no Projeto 3Rs que, de acordo com ela, assegura aos alunos uma maior conscientização quanto as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Eles aprendem desde pequenos a importância da reciclagem e seu papel como protagonista na defesa e no futuro sustentável de nosso planeta” destacou.

A escola primeira colocada no recolhimento de resíduos de 2019 foi a EMEB “Profa. Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, com 3.655 quilos de materiais reciclável recolhidos, seguida pela EMEB “Profa. Irenice Godoy de Campos Silva”, com 1.728 quilos de resíduos recolhidos.As demais unidades participantes foram as EMEBs Ednilson Francisco Kolling, Maria Joana da Silva Almeida, Maria Barbosa Martins, Libia da Costa Rondon, Joaquim da Cruz Coelho, Manoel João de Almeida, Abdala Jose de Almeida e Faustino Antonio da Silva.

Veja Também  Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande inicia captação de córnea para realização de transplante

   

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Inaugurada pavimentação asfáltica em três bairros do Grande Cristo Rei

Publicado

Mais três bairros de Várzea Grande foram contemplados com obras de asfalto, drenagem, galerias pluviais e meio-fio. Ao todo, 4,5 km de asfalto novo, sendo 1,5 km na 1ª etapa do bairro Joaquim Curvo, 1,5 km no bairro Hélio Ponce de Arruda e 1,5 km no bairro Vila Vitória, todos na região do grande Cristo Rei. Esta é a quarta inauguração do ano referente ao programa de pavimentação urbana onde a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está investindo R$ 150 milhões oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e contrapartida do Tesouro Municipal.

Sueli Rodrigues, vice-presidente do bairro Vila Vitória, representou os demais líderes populares na solenidade e afirmou que as localidades existem há mais de 35 anos, mais só agora começam a receber infraestrutura e aparelhos públicos.

“Somente você Lucimar Sacre de Campos que é a mãe de Várzea Grande para olhar por essas comunidades que lutam por melhorias e qualidade de vida”, disse Sueli Rodrigues ressaltando que não poderia deixar de reconhecer também a dedicação do senador e ex-prefeito Jayme Campos sinalizando que o mais importante é o fato deles serem moradores e estarem sempre presentes na solução dos problemas.

Lucimar Sacre de Campos destacou durante a inauguração que vem investindo não apenas em asfalto, mas também em sinalização viária, organização das vias, praças públicas, esporte e lazer, educação com novas unidades escolares e Centros Municipais de Educação Infantil, em saúde com novas unidades de atendimento, programas de assistência social, além de outras áreas com vistas à valorização da sociedade.

“Tudo isso somado representa um grande avanço para a qualidade de vida para a família várzea-grandense, para o homem e a mulher trabalhadora da nossa terra, para cuidar dos idosos, em benefício dos nossos jovens e crianças, enfim para o desenvolvimento de toda a cidade. O nosso principal compromisso é com a população”, afirmou a gestora ao discursar e cumprimentar os amigos e moradores.

“Somente você Lucimar Sacre de Campos que é a mãe de Várzea Grande para olhar por essas comunidades que lutam por melhorias e qualidade de vida”

“Esse é mais um compromisso assumido e cumprido pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. Há poucos dias realizamos outras ações aqui, como a inauguração da ‘Via 31 Esportiva’, uma creche, o estádio Dito Souza, entre outros. E, sei que não para por aí, vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais a vida da comunidade. Agradeço a todos pela acolhida em favor de todos os servidores da Secretaria de Obras e afirmo que só é importante e gratificante ter um cargo público se conseguirmos dar retorno à população com serviços de qualidade”, disse o vice-prefeito José Aderson Hazama.

Veja Também  Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande inicia captação de córnea para realização de transplante

O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Morais Oliveira, agradeceu a presença dos vereadores na inauguração e disse que eles são fundamentais para a comunidade para interlocução entre comunidade e poder público. “A atual gestão vem se destacando por fazer um forte investimento em equipamentos públicos que promovem qualidade de vida e bem-estar para população. A cada dia que passa a Lucimar Sacre de Campos entrega mais resultados para nosso povo e seguiremos firmes neste ritmo de trabalho para transformar vidas e realizar sonhos que só é possível com a presença dos vereadores que fazem muitas vezes a interlocução junto à sociedade”, declarou.

O vereador Francisco Curvo, representou o Poder Legislativo e falou em nome dos demais pares presentes. “A gestão da nossa prefeita Lucimar Campos é um exemplo nacional de aplicação dos recursos públicos. Com o leque de obras que vêm sendo entregues eleva a autoestima da população. Com certeza é uma gestora que possui apoio incondicional de todos os vereadores de Várzea Grande”, disse.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Viação e Obras, já foram recuperados 71 km de vias públicas do município, sendo 36 km de asfalto novo e 35 km de recapeamento, em 30 bairros da cidade. Além da nova malha viária outros aspectos vêm modificando a infraestrutura da cidade com a pavimentação, são as galerias de águas pluviais que antes não existiam e evitam alagamento nos bairros, a instalação de meio-fio que facilita a construção das calçadas pelos moradores, além da valorização dos imóveis e da geração de oportunidades de trabalho estimadas em 1,5 mil empregos diretos.

 “Nosso objetivo é de trabalhar em conjunto com a população. Tudo vem sendo discutido com a comunidade local de cada bairro beneficiado. Nossos técnicos reúnem os moradores e as lideranças das comunidades, e em comum acordo definem quais ruas são prioridades. Gostaríamos de asfaltar todos os bairros e todas as ruas, mas é necessário verificar as receitas e aplicá-las com zelo e responsabilidade. Não existe bairro que não esteja sendo beneficiado seja no setor de infraestrutura, saúde, educação, lazer, esporte ou assistência social. O Poder Público Municipal hoje se faz presente em toda a Várzea Grande e mais próximo de quem precisa: do cidadão”, afirmou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Veja Também  Escola municipal Napoleão José da Costa é a quarta a receber o projeto do TJ ‘Sonhos e Letras’

Em Várzea Grande, o programa de pavimentação asfáltica urbana já passou pelos bairros: São Mateus (4km), Vila Artur e Figueirinha (4km), 23 de Setembro (2km), (1,5km) Hélio Ponce de Arruda, (1,5km) Jardim Vitória, (1,5km) Joaquim Curvo, E, já está prevista a inauguração de: 02 km no bairro Cidade de Deus, 1,5 km no bairro Asa Bela,  02 km no bairro Mangabeira ligando o Jardim Imperial à Avenida Mário Andreazza, 2,5 km ligando os bairros Santa Izabel ao Jardim Paula I, 03 km no bairro Jardim Glória I e Jardim Glória II, 1,5km no Jardim Eldourado, e, 4 km no Parque Sabiá.

Também já estão finalizados os recapeamentos nos bairros: Parque do Lago (03km), Jardim Maringá I, II e III (03km), no bairro Santa Luzia (01 km), 23 de Setembro (1km), na Avenida Dom Orlando Chaves (1km), no bairro Mapim (8km), 10 km distribuídos nos bairros Paulo Leite, Jardim Primavera, 05 de Maio, 07 de Maio, 24 de Dezembro e Novo Mato Grosso e, 8 km distribuídos nos bairros Nova Várzea Grande, Ipase e Jardim Imperador.

ELES APROVAM – O aposentado, Gervázio Geraldo Correia, morador da rua Angola no bairro Vila Vitória disse que sempre aguardou que a obra fosse realizada. “É muito importante este asfalto e nós, moradores, sempre vivemos essa expectativa. A prefeita está de parabéns, minha vida com certeza melhorou”, declarou.

Outra moradora da Vila Vitória, região que sempre transita pelas ruas agora asfaltadas e ficou feliz com as mudanças é Lidiane Barros, que mora no bairro desde a sua infância. “É inegável o trabalho de gestão que a prefeita Lucimar tem feito em nossa cidade. O asfaltamento chega para valorizar os imóveis, acabar com a lama e a poeira, manter as vias públicas mais limpas e melhorar a qualidade de vida de todos. Nós temos que enaltecer o trabalho que essa equipe tem feito pelo município”, elogiou.

A comerciante local Aparecida Estrela, 58 anos, é uma das primeiras moradoras do bairro Hélio Ponce e se disse orgulhosa de sua rua ter sido beneficiada. “Este é um sonho concretizado. A loja sempre ficava suja ou era de poeira ou de lama, agora está tudo limpo. Assim que o asfalto passou a primeira coisa que providenciei foi a calçada. A atual gestão está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo”.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana