conecte-se conosco


Mulher

Porque meu filho adolescente fica trancado no quarto? Psicanalista explica

Avatar

Publicado

Hoje vou escrever sobre crianças um pouco maiores, tenho sido muito questionada sobre o motivo de os adolescentes estarem sempre fechados no quarto, quais os motivos que fazem com que eles prefiram estar sozinhos em seus quartos, seus cantos, do que em outros lugares da casa, no convívio com a família.

Leia também: Como não criar crianças consumistas? Psicanalista dá dicas

adolescente arrow-options
Pixabay

Adolescente recluso pode ser problema

Primeiramente vamos definir quando acontece a adolescência. Não existe uma data exata, mas devemos considerar a partir dos 11 ou 12 anos e até perto dos 20. Nesse período esta incluída a pré-adolescência e o inicio da vida adulta.

A adolescência, não dura para sempre, ainda bem, mas é um longo período de alterações hormonais, e de identidade, quando o jovem tem que desligar-se do seu eu infantil e descobrir quem ele realmente é, ou quem quer ser.

Porque é tão bom ficar no seu canto sozinho?

Quando o adolescente se tranca no quarto ele esta construindo essa nova identidade. No seu espaço ele pode expressar-se com toda a liberdade, ele usufrui de sua necessidade de intimidade, ele redescobre o seu corpo com todas as modificações, nessa fase ele tem o seu despertar sexual, ele tem mais sono, ele sente necessidade de privacidade.

Mas o que diferencia um isolamento normal, de um que parece ser um problema? Quando o adolescente adora se isolar, mas continua executando todas as tarefas normalmente, não devem haver grandes preocupações, ele frequenta a escola, faz as lições e trabalhos solicitados, tem amigos, tem vida social, divide seu tempo entre estudar, fazer tarefas, se divertir, namorar, viajar e passar pelo menos um pouquinho desse tempo com a família, ele é um adolescente modelo.

Os pais devem passar a se preocupar quando o adolescente além de se isolar da família também se isola dos demais, fica apático, dorme muito mais que o necessário, e apresenta disfunções claras com relação à sociedade. Nesses casos os pais devem agir e procurar ajuda clínica.

Procure lembrar como era você na adolescência, as coisas que gostava e não gostava de fazer, o que te deixava a vontade e o que te constrangia, fazendo isso, talvez você consiga entender um pouco mais o seu filho.

Alguns pais reclamam que os filhos, hora são meigos, carinhosos, doces, frágeis e desamparados, e em outros momentos se transformam em agressivos, contestadores, rebeldes, e mal humorados. É que é muito difícil entendê-los dessa maneira, porém para o adolescente também é muito difícil entender a si próprio, e o “porque” de terem sentimentos tão contraditórios. Devemos nos lembrar que nessa fase não são crianças e não são adultos, estão construindo a si mesmo e estão testando todos os caminhos.

Aos pais resta entender e criar maneiras de comunicar-se com os filhos . Fique atento e reconheça os momentos em que ele baixa a guarda, seja no final de semana comendo uma pizza, seja no carro na carona para a escola, ou qualquer outro momento que você perceba que a comunicação é mais fácil. Aproveite esses momentos, fale sobre os problemas dele, fale sobre os seus problemas, coisas importantes coisas triviais, comunique-se.

Estabeleça limites e regras que sejam boas para os dois lados, se for importante para você, estabeleça refeições com a família, uso do celular, do computador, horários para chegar em casa depois da balada. As regras que te satisfaçam, mas faça isso levando em conta as suas necessidades e as dele, mostre a ele que você se importa, que o respeita como um ser humano.

Leia também: Por que as crianças mentem?

Não ha problema em deixar claro para o seu filho que sua casa não é um hotel, onde ele entra e sai e não precisa interagir com ninguém, mas faça isso com amor, respeito e bom senso. Respeite o seu filho e ele ira respeitar você.

Comentários Facebook

Mulher

Recém-casados são aplaudidos em protesto contra o racismo nos EUA

Avatar

Publicado


source

Lara Sanders e Samuel Mekonnen estavam fazendo as fotos do casamento nas ruas de Los Angeles, Estados Unidos, quando decidiram passar pela manifestação antirracista . A chegada dos dois causou comoção e os manifestantes aplaudiram a presença deles.

casal em protesto
Reprodução/Instagram

O casal estava fazendo as fotos do casamento quando decidiu participar das manifestações contra o racismo

Leia também:

Em entrevista à People , Lara, 51 anos, conta que eles não planejavam participar do protesto , já que eram quase 17h, horário do toque de recolher imposto na cidade desde o início das manifestações. Porém, não conseguiram resistir. “Foi como se um ímã nos levasse até lá. Estávamos com medo, mas esse era o momento de dizer que o amor supera tudo, que não há limite para o amor”.

O momento foi compartilhado nas redes sociais:

O noivo, Samuel, 30 anos, comenta sobre a presença do casal na manifestação: “Como um casal inter-racial , é claro, nos sentimos solidários e temos uma obrigação. Não é sobre nós ou outras pessoas, é muito maior que isso. É um movimento”.

Os protestos começaram nos Estados Unidos após a morte de George Floyd . O homem foi asfixiado por um  policial que pressionou o joelho contra o seu pescoço por mais de oito minutos. Desde então, manifestações contra a violência policial e o racismo tomaram conta de cidades de diversos países .

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

De Caio Castro a Liniker: veja detalhes da decoração de casas de famosos

Avatar

Publicado


source

Esta semana o ator Caio Castro foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter e, dessa vez, por conta da decoração do seu recém-reformado apartamento em São Paulo . Desde então, casas de famosos passaram a ser comentadas na rede social.

Leia também:

Em relação ao ator, a maioria dos usuários fez comentários negativos e ácidos sobre a escolha de um estilo mais moderno, fazendo referências à esportes e arte de rua, usando instrumentos musicais como decoração e até uma mesa de bilhar na sala. “Gente, o Caio Castro mora em uma barbearia da Vila Madalena?” e “Nossa, que decoração mais hétero” foram algumas das opiniões.

Depois disso, os internautas se sentiram convidados a entrar na casa dos mais diversos famosos para analisar a decoração . Uma que chamou muita atenção, pelo bom gosto, foi a da cantora Liniker . Optando por um estilo menos extravagante e mais aconchegante, os usuários da rede se derreteram com a delicadeza dos cômodos e a cozinha toda trabalhada no cor-de-cosa. Alguns fãs até comentaram que aceitariam morar no banheiro!

A decoração da casa foi feita por Paulo Biancchi que compartilhou os detalhes da reforma em seu canal no YouTube. Em um dos vídeos, Liniker conta que seu objetivo sempre foi o minimalismo e usa o termo “minimalismo tropical” para descrever seu lar.

Para movimentar ainda mais o assunto casa de famosos, a mansão do Murilo Benício também foi trazida à tona como “antídoto” à de Caio Castro. O ator tem uma casa projetada pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães com uma vista incrível para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que conta com um espaço enorme para jogos e uma piscina interna, que passa pela sala.

A decoração segue um estilo mais clássico, sem exageros, mas utilizando móveis e itens de decoração de renomados designers e artistas. “A melhor coisa de ter feito essa casa com o Miguel, foi a generosidade dele ter feito a casa que estava na minha cabeça, não uma casa que estava na cabeça dele”, conta Benício. 

O assunto foi longe e os mais diversos nomes foram colocados em pauta nessa discussão, como Sabrina Sato, Nando Reis, Sônia Bridi e outros.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana