conecte-se conosco


Cuiabá

Pinheiro anuncia planejamento de inaugurar uma praça pública por semana

Avatar

Publicado

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou que o planejamento da gestão é entregar, até dezembro de 2020, pelo menos uma praça pública por semana. A informação foi dada, nesta quinta-feira (17), durante a inauguração do Complexo Esportivo e de Lazer Francisco Gregório da Silva – Mossoró, no bairro Novo Milênio. A medida é colocada em prática com o intuito de promover a democratização ao acesso às áreas de recreação e integração social. 

Por meio da iniciativa de construção ou revitalização de praças, que está em andamento desde 2017, a ideia é expandir esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. O trabalho que é executado por intermédio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais.

“A inclusão sempre será uma pauta prioritária na nossa gestão. Entendemos que fazer justiça social é tratar os bairros mais carentes com o mesmo respeito e empenho que a região central recebe. É levar os mesmos benefícios para aqueles que moram em comunidade mais distantes. A qualidade de vida tem que ser universal. Ela deve alcançar os que não têm condições de ir aos grandes parques, para ter um momento de lazer com a família e amigos”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para desenvolver esse tipo de ação, o Município tem contado com importantes apoios como da Câmara Municipal, lideranças comunitárias e de parlamentares estaduais e federais. Um exemplo disso foi o aporte financeiro divulgado pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que irá ajudar a dar seguimento no planejamento de entregas de novas praças. De acordo com ele, Cuiabá receberá mais R$ 6 milhões, que serão aplicados na área da saúde e na construção de estruturas de lazer.

“Já fechamos questão e entramos em contato com as secretarias de Cuiabá. Era um recurso que estava indo para outro estado e nós garantimos a vinda dele para a Capital. Da mesma maneira que esse sonho antigo do Novo Milênio está se tornando realidade, queremos que essa alegria chegue a outras comunidades também”, contou o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto.

NOVO COMPLEXO ESPORTIVO E DE LAZER

O novo espaço de recreação está localizado no bairro Novo Milênio, região Sul da Capital, e foi batizado de Francisco Gregório da Silva – Mossoró. O homenageado foi um tradicional morador do próprio Novo Milênio e também da comunidade vizinha Osmar Cabral. Falecido em 03 de junho de 2013, Mossoró ficou conhecido pelas contínuas participações em lutas por melhorias nas comunidades e pelo seu apego às causas sociais.

Com a reestruturação, os moradores poderão usar o espaço, que antes gerava insegurança, para desenvolver atividades de socialização. No local, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, iluminação, instalação de bancos, pintura e construção de pista para caminhada. Além disso, a área conta com campo de futebol, quadra poliesportiva, academia ao ar livre e playground.

“A cada seis meses tínhamos que fazer uma grande limpeza nessa área, que era utilizada como bolsão de lixo. Em certos momentos, também enfrentamos dificuldades com invasões. Se falássemos há algum tempo atrás que esse se transformaria nessa estrutura, dificilmente alguém acreditaria. Mas, pelo compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de olhas para os bairros que mais precisam, hoje realizamos o sonho de mais de 18 anos dessa comunidade”, relatou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Estiveram presentes na solenidade de entrega o secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, o suplente de vereador Rauf Macedo, e os vereadores Misael Galvão, Adilson Levante e Marcrean Santos.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura divulga painel de casos de Covid-19 em Cuiabá deste sábado (06)

Avatar

Publicado


.

Neste sábado (06), Cuiabá tem 1081 casos confirmados de residentes no município e 321 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 262 já estão recuperados da doença e houve 17 óbitos de residentes e 21 de não residentes. Na rede hospitalar há 124 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 70 na UTI e 54 em enfermaria. Também estão internados 134 pacientes com suspeita da doença, sendo 57 na UTI e 77 em enfermaria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Covid-19: Prefeito reforça proteção emocional a servidores por meio do “Cuidando de Quem Cuida da Gente”

Avatar

Publicado


.

Garantir proteção à saúde mental e  emocional aos servidores que estão atuando em linha de frente contra a Covid -19 tem sido, de acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, prioridade de sua gestão frente à pandemia. 

Conforme o gestor, além dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que foram adquiridas de forma prévia e com observações técnicas inerentes à cada setor, o Programa Cuidando de Quem Cuida da Gente – idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro que dentre tantos serviços, também oferta acompanhamentos com psicólogos e psiquiatras, reforça o compromisso e preocupação da gestão com o servidor.

“Esses heróis que estão na linha de frente tratando com toda dedicação e profissionalismo quem está contaminado com a Covid -19 também tem família, tem estão com medo, angustiados e aflitos. Por isso, determinamos na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 nesta semana que vamos intensificar esse cuidado e o Cuidando de Quem Cuida da Gente, que foi pensado em cada detalhe pela primeira-dama para cuidar e proteger esses bravos guerreiros, com diversas equipes de médicos, psicólogos, psiquiatras e demais equipe multiprofissional está trazendo um resultado fantástico. Eu até batizei de EPE – Equipamento de Proteção Individual porque nossa preocupação é o estresse, a depressão no período pós essa pandemia. Isso acontece muito em guerra, e nessa guerra contra o coronavírus, além dos EPIs que é obrigação nossa, temos também o dever de cuidar da saúde psíquica dos nossos servidores e o esse programa está ofertando todo esse zelo da gestão de forma exemplar”, frisou Pinheiro.

A diretora de Saúde Mental de  Cuiabá, Rosely Batista ressaltou a importância do Programa. “Um programa que está proporcionando estímulo, atenção e assistência ao servidor, resultando em grande contribuição para o seu bem estar físico e mental. Tudo isso, além de fazer com que se sintam valorizados, retorna em trabalho cada vez mais humanizado ao paciente SUS”, finalizou.

Atuação:

Para realizar o acolhimento de forma satisfatória, a nova estratégia para cuidar do servidor será conduzida por profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição e educação física, ao longo de seis meses – subdivididos em quatro etapas. 

De acordo com André Duailibi, psiquiatra e coordenador-responsável pelo Cuidando de quem Cuida da Gente, a primeira etapa será composta por plataformas de psicoeducação com vídeos de técnicas específicas para o controle do estresse e prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, independentemente de o servidor público estar atuando ou não na linha de frente no combate do coronavírus. 

A segunda fase, conforme relata o médico, consistirá no acompanhamento psicológico por 12 semanas – apenas para os profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate a COVID19. Nesta fase, será disponibilizado apoio e acompanhamento individual (virtual) com psicólogos especialistas em terapia cognitiva e em metodologia específica para gerenciamento do estresse e prevenção do estresse pós-traumático.

“O Programa disponibilizará um pacote com até 4.800 sessões de terapia para acompanhamento psicoterápico individual. Para cada participante serão ofertadas em média 12 sessões de atendimento especializado com duração de 50 minutos. Àqueles em que se constatar necessidade,  serão encaminhados para a avaliação com o médico psiquiatra objetivando acompanhamento e intervenção da crise”, explicou Dualibi salientando que a 3ª  e 4ª etapa serão compostas por workshops presenciais em unidades de saúde para avaliar como os servidores estão após a pandemia e a de encerramento envolvendo todos os participantes e a equipe multidisciplinar do programa para apresentar os resultados alcançados pelo programa.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana