conecte-se conosco


Cuiabá

Ministra diz que Cuiabá será capital nacional da menina ao conhecer Programa Siminina

Publicado

Crédito: Willian Meira/MMFDH

Durante a audiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na última terça feira (15.10), a ministra Damares Alves disse à primeira-dama Márcia Pinheiro que Cuiabá será “a capital nacional da menina”. A afirmação foi feita após a apresentação do Programa Siminina à equipe ministerial do Governo Federal.

A equipe da Prefeitura de Cuiabá apresentou o vídeo institucional do programa que existe há mais de 20 anos, além de disponibilizar o press kit com todas as ações voltadas às mais de mil meninas atendidas pelo munícipio.

“Que incrível esse programa. Eu acredito muito que precisamos trabalhar na infância, promover uma revolução cultura. O Brasil é o pior país da América Latina para se crescer menina e ver projetos como esse me faz ter esperança. Cuiabá pode será a capital nacional da menina nesse caminho”, afirmou.

A atual administração municipal tem empregado outra roupagem no Siminina desde o início da gestão. Antes visto pelos pais e responsáveis como apenas um local de recreação infantil no contra turno para deixar seus filhos, hoje o programa passa a contar com o maior conjunto de ações de sua história.

Veja Também  Inscrições para Processo Seletivo da Educação vão até o dia 17 de novembro

“Preocupamos em promover atividades e ações que impactarão na vida dessas meninas no futuro para que possam se tornar grandes mulheres, com maior independência e empoderamento. Essa também é uma política voltada à mulher porque estamos trabalhando na base, como a ministra falou, promover uma revolução cultura é necessária na infância”, disse a primeira-dama.

As atividades realizadas nas 16 unidades espalhadas pela cidade conta com aulas de ballet, inglês, plantio de hortifrúti, artesanato, alfabetização (reforça escolar), fanfarra, judô, dança regionais, entre muitos outros.

O atendimento pela cidade passou de 980 simininas, em 2017, para 1.200 meninas, em 2019, com a inauguração da unidade rural do Distrito do Sucuri e a ampliação da unidade Santa Izabel que passa atender a região do Jardim Fortaleza.

Além disso, a sensibilidade da primeira-dama, baseada em cartas escritas por Simininas de último ano, fez a prefeitura estender o atendimento até os 15 anos (antes até os 14) onde no último ano é feito o trabalho de capacitação profissional com cursos de informática básica e intermediária, o chamado Siminina Digital.   

Veja Também  Polo do Instituto Reação na EMEB Firmo José Rodrigues ampliará atendimento
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Reunião com gestores aborda o fechamento do PDI em 2019

Publicado

Davi Valle

As metas do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) foram temas de uma reunião realizada na quarta-feira (13) com gestores, secretários-adjuntos e corpo técnico de todas as secretarias municipais da Prefeitura de Cuiabá.

O objetivo da reunião foi cobrar dos gestores o alinhamento com toda a equipe de trabalho para a participação no 4° Ciclo de Monitoramento e Avaliação dos Indicadores dos anos de 2017 a 2019 e Realinhamento das Metas para 2020, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“É uma reunião de fechamento do trabalho do PDI, que estamos realizando desde 2017, e agora vamos programar as metas de 2020 em uma oficina de monitoramento e avaliar os indicadores dos anos anteriores”, explicou o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.

A participação ativa dos servidores responsáveis pelas gestões das pastas, que tem abastecido ativamente o Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), permite uma maior transparência do trabalho do Município.

Veja Também  Inscrições para Processo Seletivo da Educação vão até o dia 17 de novembro

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro inaugura praça que homenageia radialista William Gomes

Publicado

Davi Valle

Os moradores do bairro Coophamil, localizado na região Oeste da Capital, passam a contar com um novo espaço de lazer. Isso porque, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugura nesta quinta-feira (14), às 19h, a Praça William Gomes. Situada na Rua Valdir Morbeck, a área foi totalmente revitalizada e beneficiará cerca de 4.500 habitantes da localidade.

Por meio de um trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Município executou uma completa transformação do local. Agora, o local, que antes gerava insegurança à população, poderá ser utilizado para o desenvolvimento de atividades físicas e de integração social.

Na praça, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, instalação de iluminação de LED, de bancos e lixeiras, pintura e construção de pista de caminhada. Além disso, fizeram parte da revitalização, a edificação de uma academia ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas com deficiência, e um playground, voltados para a recreação das crianças.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde 2017, o trabalho já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

Veja Também  SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro inaugura praça que homenageia radialista William Gomes

A praça leva o nome de William Gomes, falecido em 29 de janeiro de 2017. Além de morador da comunidade, ele era considerado um dos maiores radialistas de Mato Grosso. Ícone da cultura cuiabana, o comunicador nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Mato Grosso ainda criança. Aqui, foi ainda professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Apaixonado pelo linguajar cuiabano, Willian escreveu também o “Dicionário Cuiabanês”, que faz a tradução de alguns palavra e dizeres do dialeto regional. A lei que assegura a homenagem ao professor e comunicador é de autoria do vereador Toninho de Souza.

SERVIÇO

Assunto: Entrega da Praça William Gomes

Local: Rua Valdir Morbeck, Coophamil

Horário: 19h 

Data: 14 de novembro, quinta-feira

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana