conecte-se conosco

MELHORIAS NO TRASPORTE

Após quase 20 anos, nova licitação do transporte coletivo será aberta na sexta-feira

Avatar

Publicado

Essa licitação é um dos principais compromissos de campanha do prefeito Emanuel Pinheiro. A abertura do processo chegou a ser adiada. Durante este período foram realizadas readequações no texto do documento.

A licitação do transporte coletivo de Cuiabá será aberta nesta sexta-feira (18). A partir de 9h, as empresas interessadas na concessão comparecerão ao auditório da Prefeitura de Cuiabá para apresentar suas propostas. O edital, lançado em agosto, circulou por 45 dias, conforme previsto em lei.

A abertura do processo chegou a ser adiada do dia 26 de setembro para agora. Durante o período foram realizadas readequações no texto do documento. De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, as mudanças não afetam os benefícios anunciados anteriormente e dizem respeito, especialmente, às questões técnicas da contratação.

“Depois quase 20 anos tivemos a coragem de fazer uma nova licitação. Sei que não está bom, por isso estamos fazendo todo esforço necessário para mudar essa realidade, andar de ônibus em Cuiabá, sem ar-condicionado, é até desumano.”

Ele reforça que o lançamento do processo é um compromisso de campanha. “Este é um dos compromissos mais emblemáticos que fiz e que tenho uma alegria enorme de honrar, porque é o retrato da minha gestão: a humanização e o respeito às pessoas em primeiro lugar”, afirma Pinheiro.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, lembra que as empresas vencedoras começarão a atuar com, no mínimo, 30% de ônibus com ar-condicionado, chegando à totalidade da frota em até cinco anos. Ele reforça que a inclusão imediata de 100% da frota refrigerada poderia inviabilizar a participação de interessados.

Hoje, há apenas 60 automóveis com ar-condicionado circulando pela cidade. “São melhorias que se estendem a 150 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente. A inclusão desta exigência é inédita e foi uma determinação prefeito Emanuel Pinheiro. Não existe no Brasil nenhuma frota 100% climatizada”, diz.

O atendimento à população foi garantido com um contrato emergencial de 180 dias. Contudo, caso o processo licitatório seja encerrado antes desse período, uma cláusula prevê a sua interrupção imediata.

Comentários Facebook

MELHORIAS NO TRASPORTE

Prefeito assina contrato para concessão do transporte coletivo hoje (23)

Avatar

Publicado

O edital, lançado em agosto, divide as linhas de ônibus em quatro lotes e prevê investimentos em melhorias para o transporte coletivo da Capital.

O prefeito Emanuel Pinheiro assina o contrato para a concessão da operação do transporte coletivo em Cuiabá, hoje segunda-feira (23). As empresas vencedoras da licitação foram anunciadas nesta quinta-feira (19) após comprovarem, ao longo de três etapas, capacidade técnica e financeira para a prestação do serviço.

A assinatura acontece às 9h no auditório do Palácio Alencastro, onde Pinheiro concederá coletiva de imprensa. “Esta é uma licitação histórica, lançada depois de quase 20 anos. Também é um dos meus compromissos mais emblemáticos e que tenho alegria enorme em honrar, priorizando a humanização e o respeito às pessoas.”

O edital, lançado em agosto, divide as linhas de ônibus em quatro lotes e prevê investimentos em melhorias para o transporte coletivo da Capital ao longo de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco. O certame estabelece redução na idade média dos veículos de 5.5 para 4.5 anos.

No mês de outubro, quando a licitação foi aberta, cinco empresas oficializaram interesse na prestação do serviço: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA; Viação Paraense LTDA e Pantanal Transporte Rodoviário; e Serviço de Locação Eireli.

O resultado foi divulgado no Diário Oficial de Contas de ontem e será homologado nesta sexta-feira (20). A partir da assinatura, as vencedoras terão até 180 dias para que comecem a atuar na cidade. Diante disso, o contrato emergencial firmado com as atuais empresas será prorrogado, garantindo o atendimento à população.

Serviço

O que: Assinatura para a concessão da operação do transporte coletivo em Cuiabá

Quando: 23/12 às 9h

Onde: Auditório do Palácio Alencastro

Comentários Facebook
Continue lendo

MELHORIAS NO TRASPORTE

Com investimento de R$ 9 milhões, 20 novos ônibus são entregues à população de Várzea Grande

Avatar

Publicado

COM EXCLUSIVIDADENOVOS ÔNIBUS DE VÁRZEA GRANDE

Posted by Lapada Lapada on Friday, June 14, 2019

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande e a empresa de transporte coletivo União Transporte entregam na próxima segunda-feira, 20 ônibus novos com ar condicionado, wi fi,elevador e rampa para cadeirantes, 42 lugares sentados e bilhetagem eletrônica.


Os 20 ônibus atende a exigência contratual de renovação da frota do transporte coletivo de Várzea Grande. Os novos ônibus vão circular a partir de segunda-feira (17/06) nas 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal que atende 90 mil passageiros por dia. Atualmente a frota total da União Transporte é de 69 carros, todos com elevador para cadeirantes. Ao todo, são feias 1.250 viagens por dia.


O presidente da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos – MTU e empresário da União Transportes, Rômulo Botelho informa que “além das ações que vem sendo implantadas para garantir pontualidade e regularidade, é importante que quem usa o sistema tenha uma boa experiência na viagem. Os novos ônibus também contam também com câmeras de vigilância e GPS”, disse.


A entrega dos 20 ônibus novos será na próxima segunda-feira, dia 17/06, às 8:30 horas no Paço Municipal Couto Magalhães, com a presença da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos , o vice-prefeito, Jose Hazama, o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes e a diretoria da União Transportes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana