conecte-se conosco


Cuiabá

Prevenção e conscientização são discutidas em evento do Outubro Rosa

Avatar

Publicado

Vicente Aquino

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá realizou a primeira atividade em alusão ao movimento popular “Outubro Rosa”, nesta terça-feira (08). O evento aconteceu no auditório do Palácio Alencastro e contou com a participação de servidoras municipais e convidadas.

O Outubro Rosa tem como principal objetivo, conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama, tipo de câncer que mais mata mulheres ao redor de todo mundo.

Uma palestra orientativa ministrada por duas jovens alunas do curso de Medicina da Universidade de Cuiabá abordou sobre as formas de prevenção, cuidados, sintomas, tratamento, entre outros. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por aproximadamente 28% dos casos novos da doença. 

“Para nós, que somos alunas do curso de medicina e fazemos parte da Liga de Radiologia da Universidade de Cuiabá, é um prazer enorme estar aqui passando para essa grande número de mulheres informação sobre os principais exames para detecção do câncer. Então, hoje nós apresentamos basicamente qual a importância do diagnóstico precoce e o quanto ele pode imprescindível para a descoberta e o consequentemente o tratamento”, disse a estudante Marcela de Moura.

De acordo com o MT Mama, no estado, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220 em Cuiabá. Em homens, a doença atinge 1% do total.

“Nós temos visto alguns dados mais atualizados sobre o câncer de Mama e os fatores de risco, de prevenção e nada mais importante que a gente continuar com esse trabalho porque essas tem que ser permanente mesmo. Temos que falar mais do autoexame, da procura pelo médico pelo menos uma vez por ano, as mulheres acima dos 40 anos à fazer a mamografia e tendo alguma suspeita procurar o médico só assim será possível diagnosticar, mais de 60 % dos casos são detectado através do autoexame”, explicou a presidente da MT Mamma, Cleuza Dias Leite.

A “Associação MTmama, amigos do peito” é uma instituição ativa no estado de Mato Grosso há quase dez anos, que trouxe alguns relatos de mulheres que foram beneficiadas e conseguiram vencer a luta contra o câncer de mama.

Após a palestra, foi realizado um sorteio de ingressos para o show do cantor Almir Sater. A servidora da secretária de Gestão, Adriana Aleixo que foi diagnosticada e passou pelo tratamento aproveitou a oportunidade para dar seu depoimento e mais informação para as servidoras.

Comentários Facebook

Cuiabá

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira (3)

Avatar

Publicado


.

Conforme determinado no art. 13 do decreto nº 7.929, a Prefeitura de Cuiabá formalizou um Termo de Compromisso com os representantes dos shoppings centers e do Shopping Popular de Cuiabá. O documento foi assinado nesta terça-feira (2) e institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para minimizar os efeitos da propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

Nesta quarta-feira (3), as atividades varejistas do setor voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos. Conforme o plano estratégico, os shoppings centers retornam com horário de atendimento de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h, e o sistema delivery operando de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Para o Shopping Popular, o horário estabelecido é de segunda a sábado, das 09h às 17h.

“Temos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse e o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Para ambas atividades, o decreto nº 7.929 determina que, até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços. Após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade. Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo. Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas. 

Participaram do ato de formalização do Termo de Compromisso, os diretores dos shoppings centers e do Shopping Popular, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, e os vereadores Adevair Cabral, e Ricardo Saad. 

OUTRAS MEDIDAS 

  1. – Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m , bem como aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento;
  2. – Demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas;
  3. – Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;
  4. – Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;
  5. – Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas; 
  6. – Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;
  7. – Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5m. 
  1. Veja no anexo abaixo a cartilha com as medidas de biossegurança 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá registra mais dois óbitos confirmados por COVID-19

Avatar

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam mais dois óbitos confirmados por COVID-19 na capital. A primeira vítima era uma mulher de 72 anos, que estava internada no Hospital de Referência para COVID-19. Ela foi a óbito nesta segunda-feira (1º), à noite.

O segundo óbito foi de um homem de 67 anos, que estava internado na UPA Pascoal Ramos desde a madrugada de segunda-feira (1º). Ele era diabético e hipertenso e chegou com um quadro de insuficiência respiratória aguda e morreu na manhã de hoje (2). De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Cuiabá. chega a 13 o número de óbitos em decorrência do novo Coronavírus registrados pela capital. 

Nesta segunda-feira (1º), Cuiabá tem 795 casos confirmados de residentes no município e 257 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 216 já estão recuperados da doença e houve 11 óbitos de residentes e 16 de não residentes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana