conecte-se conosco


Policial

PRF realiza em MT operação de combate a roubo de veículos

Avatar

Publicado

Ação aconteceu em 12 municípios e envolveu 70 policiais distribuídos em 25 viaturas e um helicóptero

A Operação Hircus da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco no enfrentamento a fraudes veiculares, foi realizada pela primeira vez além do Nordeste brasileiro. A quinta edição, de 19 a 29 de setembro, aconteceu também no Centro-Oeste – em Mato Grosso.

Os policiais recuperaram 20 veículos com registro de roubo ou furto, que estavam com os sinais identificadores adulterados. Foram presas 24 pessoas, apreendidas 03 armas, 401 munições e até animais silvestres vivos e abatidos, como Tartarugas da Amazônia.

Entre os veículos recuperados, havia uma caminhonete com registro de roubo há 17 anos em Recife/PE. Muitos eram do estado de Goiás e rodavam em Mato Grosso com adulterações para encobrir o crime.

A operação contou com 70 policiais de diversas regiões do País, distribuídos em 25 viaturas e um helicóptero da Divisão de Operações Aérea (DOA) da PRF. A ação foi integrada com as polícias Civil e Militar e com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Barra do Garças.

As atividades aconteceram na região chamada de Alto Araguaia, que fica na divisa com Goiás, nos municípios de Barra do Garças, General Carneiro, Paredão Grande, Torixoréu, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Canarana e Ribeirão Cascalheira. Os agentes percorreram rodovias e estradas, atravessaram rios em balsas e atuaram também dentro das cidades.

Além de Mato Grosso, a quinta edição da Operação Hircus aconteceu em Piauí e Paraíba. O nome Hircus refere-se a uma variedade de caprinos presente no nordeste brasileiro (Capra aegagrus hircus – em latim). Na linguagem policial, “cabrito” designa um veículo que é adulterado para esconder sua procedência ilícita, geralmente produto de roubo ou furto.

Neocleciana Gonçalves – NUCOM PRF MT

Comentários Facebook

Policial

PM apreende motocicleta usada por dupla para intimidar morador em Guiratinga

Avatar

Publicado


.

Policiais militares de Guiratinga (a 328 km de Cuiabá) apreenderam na noite desta quinta-feira (28.05) uma motocicleta Honda, no bairro Santa Maria Bertila. Um homem foi conduzido à delegacia.

Conforme o boletim de ocorrência, a denúncia descrevia que dois homens em uma motocicleta tinham intimidado um morador dizendo que seriam de uma organização criminosa.

A situação ocorreu quando o cidadão tirava seu veículo da garagem e não viu a dupla que seguia na moto com o farol desligado, quase provocando um acidente.

Em diligência, os policiais localizaram o veículo no quintal de uma residência. Questionado, o morador disse apenas que um homem tinha deixado o veículo na sua casa, sem apresentar nome e características físicas.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Diretores visitam obras de revitalização da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos

Avatar

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

A Diretoria-geral da Polícia Civil visitou na manhã de quinta-feira (28.05), as obras de revitalização da estrutura da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA). Além do acompanhamento da reforma, a visita tinha a finalidade de verificar o trabalho de atendimento ao público realizado pela unidade na estrutura temporária.

Através de parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos está sendo ampliada e renovando toda a sua estrutura física. A reforma de valor estimado R$ 1,3 milhão tem o objetivo de modernizar as atividades da delegacia, em especial nas áreas de inteligência e investigação, atendendo demandas solicitadas pelos servidores da unidade.

A primeira parte da visita aconteceu na 2ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, onde a DERRFVA está funcionando temporariamente durante o período de obras. Na ocasião, os diretores puderam verificar como é realizado o atendimento ao público e demais atividades desenvolvidas pela delegacia na unidade improvisada.

Posteriormente, os diretores junto aos delegados foram até a sede da DERRFVA onde visitaram os contaneirs e ônibus em que parte da unidade está atuando e passará a atuar em sua totalidade até o final da reforma.

Mesmo durante as obras na sede continuam sendo realizados os serviços de atendimento às vítimas de roubos e furtos, registro de ocorrência e restituição de veículos. Outro trabalho que é realizado no local é o prensamento de veículos que estavam acumulados há anos no pátio da delegacia.

O delegado titular da DERRFVA, Gustavo Garcia Francisco, disse que a visita foi uma oportunidade de mostrar a estrutura montada para fazer o atendimento ao público e também para mostrar o andamento das obras que já está em fase de demolição da área interna do antigo prédio, com as sapatas e fundações já instaladas.

“Durante a visita foi apresentado todo o projeto da nova estrutura, as construções, o fortalecimento das unidades investigativas, que foi aprovado por todos os diretores. Eles também parabenizaram a dedicação dos servidores, que mesmo diante de todas as dificuldades, como mudança de local, trabalho concomitantes com obra, continuam prestando um serviço de excelência ao público”, disse Gustavo.

O delegado-geral, Mário Dermeval Aravechia de Resende, ficou muito satisfeito com as obras ressaltando a importância da parceria com o Detran na revitalização da especializada. “A entrega da unidade totalmente revitalizada com mobiliário novo, iluminação apropriada, auditório e todo um sistema de tecnologia avançada que vai aprimorar o trabalho investigativo, está prevista para dezembro, transformando a unidade em uma das especializadas de roubos e furtos de veículos mais modernas do país”, destacou Dermeval.

A diretora da Diretoria de Execução Estratégica (DEE), Daniela Silveira Maidel, destacou que a visita foi muito produtiva, uma vez que além de conhecer a nova estrutura também foi possível perceber a motivação dos policiais devido a modernização da unidade. “Foi muito gratificante ver a animação dos policiais que mesmo passando por certo desconforto temporariamente, uma vez que precisaram sair da unidade e se alojar em outra delegacia, estão extremamente motivados com a melhoria”, disse a delegada.

Para a diretora metropolitana, Ana Paula de Farias Campos, a reforma e ampliação da DERRFVA trará conforto, dignidade e motivação aos servidores daquela delegacia, bem como resultará em melhoria do atendimento da população. “É o resultado da boa gestão do delegado titular da unidade, Gustavo Garcia e do esforço de toda equipe da unidade, que, com certeza, será refletido de forma positiva a toda sociedade”, concluiu.

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana