conecte-se conosco


Internacional

Argentina aprova lei de emergência alimentar até 2022

Avatar

Publicado

O Senado da Argentina aprovou ontem (18) a lei que prorroga até dezembro de 2022 a emergência alimentar no país, o que significa um aumento de 50% dos recursos destinados à segurança alimentar, no valor de aproximadamente 8 bilhões de pesos (135 milhões de dólares).

Na semana passada, a Câmara já havia aprovado o projeto de lei, por unanimidade, com 222 votos a favor e uma abstenção. Ontem, no Senado, não foi diferente e a lei foi aprovada por unanimidade.

A emergência alimentar está vigente no país desde 2002, um ano após a pior crise que a Argentina enfrentou este século.

Segundo a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), segurança alimentar é a forma de garantir condições de acesso a alimentos básicos e de qualidade, “contribuindo para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana”. Atualmente, o abastecimento de alimentos é considerado estratégico para a preservação dos interesses de cada país e o conceito passou a ser tratado como questão de segurança nacional, de acordo com o organismo.

Crise

Agora, o país enfrenta novamente uma profunda crise econômica e social. Em 2018, a pobreza no país atingiu 32% das pessoas; os sem-teto já eram 6,7% da população. Estima-se que final de 2019, os valores possam chegar a 38% e 10%, respectivamente. A inflação, que é uma das mais altas do mundo, deve chegar este mês a 6% e este ano a 55%.

Veja Também  EUA e China assinam primeira fase de acordo comercial

A crise piorou após as eleições primárias, em agosto, quando a chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner conquistou 47%, mais do que os 45% necessários para que ganhem as eleições gerais em primeiro turno. Macri, que é candidato à reeleição, obteve 32% dos votos.

Com o resultado das eleições, o dólar disparou e o risco-país aumentou. Para aliviar o bolso dos argentinos, Macri anunciou, ainda em agosto, o congelamento por 90 dias do preço da gasolina, bônus salarias para os trabalhadores, aumentos nas ajudas sociais e descontos nos impostos.

Reajuste

No entanto, apesar de ter anunciado que manteria o preço da gasolina congelado, ontem (18) o governo autorizou um reajuste de 4%. Representantes do setor, disseram que o aumento “é permitido” dentro do congelamento e alertaram que os preços ainda estão defasados em 25%. Além disso, foi estabelecido um aumento de 5,58% no preço do barril para os produtores de petróleo na Argentina.

O Ministério da Fazenda afirmou que a medida se fez necessária após os ataques aéreos a uma refinaria na Arábia Saudita, quando os preços internacionais do petróleo dispararam.

Veja Também  Praga assina acordo com Taipé e desafia Pequim

O congelamento está válido até 12 de novembro. Após essa data, as companhias de petróleo poderão determinar os valores novamente sem intervenção oficial. O governo não descarta continuar fazendo correções.

Edição: Maria Claudia
Fonte: EBC
Comentários Facebook

Internacional

Japão confirma 1º caso de infecção por nova variante do coronavírus

Avatar

Publicado

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão afirmou hoje (16) que uma nova variante de coronavírus foi detectada em um homem que visitou Wuhan, na China. A cidade, localizada no interior do país, está passando por um surto de pneumonia, provavelmente causado por este vírus.

É o primeiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus no Japão. A doença pode causar pneumonia e gastroenterite

Autoridades do governo dizem que o homem tem por volta de 30 anos, mora na província de Kanagawa, nas proximidades de Tóquio, e começou a ter febre em Wuhan no dia 3 de janeiro. Afirmam, ainda, que o paciente consultou um médico ao voltar ao Japão, no dia 6, e foi hospitalizado.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas realizou testes e detectou o novo coranavírus. O ministério afirma que o homem se recuperou e recebeu alta do hospital na quarta-feira.

Ele alegou às autoridades que não visitou o mercado de frutos do mar em Wuhan, que tem sido vinculado à maioria dos casos. Acredita-se que ele tenha tido contato próximo com pessoas que estavam infectadas pelo vírus.

Veja Também  Praga assina acordo com Taipé e desafia Pequim

Uma misteriosa pneumonia começou a se espalhar em Wuhan no mês passado. O novo tipo de coronavírus foi detectado em 41 pacientes, incluindo um homem de 61 anos que morreu.

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Risco de nova erupção do vulcão Taal põe Filipinas em alerta

Avatar

Publicado

Nas Filipinas, especialistas recomendam à população que se mantenha em alerta para o risco de haver nova erupção do vulcão Taal, perto de Manila, que está em atividade contínua.

Uma erupção ocorreu domingo (12) no vulcão situado na Ilha Luzon, distante cerca de 60 quilômetros ao sul da capital, Manila. Segundo autoridades, aproximadamente 43 mil pessoas foram forçadas a se deslocar para abrigos e uma ampla variedade de produtos agrícolas sofreu danos em razão do grande volume de cinza acumulado nos arredores da montanha.

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas anunciou nessa quarta-feira (15) que foram observadas numerosas fendas no solo de áreas próximas do vulcão.

Hiroyuki Kumagai, professor de pós-graduação da Universidade de Nagoya, sugeriu a possibilidade de que as fendas sejam causadas por magma em elevação das camadas subterrâneas.

Encarregados do instituto filipino mantêm o alerta do órgão em 4 — o segundo maior nível —, já que mais de 500 tremores vulcânicos foram observados, havendo risco de ocorrer novamente uma grande erupção.

Veja Também  Tornados, chuva forte e neve provocam danos no Sul dos EUA

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana