conecte-se conosco


Cuiabá

Alunos revivem memórias e aprendem sobre educação patrimonial na Casa de Bem Bem

Avatar

Publicado

Memórias afetivas são transformadoras. Transformaram em nostalgia positiva e conhecimento a visita técnica à Casa de Bem Bem para Edson Leite de Oliveira, de 14 anos. O passeio pelas histórias e memórias foi realizado na última quarta-feira (12), com organização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Edson, que é estudante do 8º ano da Escola Manoel Cavalcante Proença, localizada no bairro Tijucal, enquanto caminhava com o colega pela obra em restauração, olhava as paredes da casa feitas de argila e lembrava.

“Lembra muito a casa dos meus avós em Cáceres. Hoje ela não existe mais, se desfez com o tempo e sem cuidado. A casa do meu avô era quase igual essa, feita de argila com taquaras que compactavam, mas o piso era só de barro mesmo. É uma lembrança ótima. Lembrar como era e saber que existem muitas casas do mesmo jeito”, comentou o garoto Edson.

O plano é que um grupo de 15 pessoas, da sociedade civil, de organizações governamentais e não governamentais, estudantes de escolas públicos e/ou privadas, da imprensa, ou seja, qualquer pessoa interessada em aprender sobre valorização do patrimônio histórico possa acompanhar as obras de restauração da Casa de Bem Bem.

“Eu nunca tinha visitado um centro histórico, esse é o primeiro que eu visito. É sempre bom você saber da história da sua cidade, porque a gente estuda sobre isso e acaba conhecendo a nossa própria história também”, disse o estudante João Victor, de 15 anos.  

A experiência da visita será compartilhada com os demais alunos da escol a em forma de apresentações de trabalhos sobre educação patrimonial e cultura cuiabana.

“A experiência de vivenciar in loco a história cuiabana, de imaginar como é que foi a vivência das pessoas que viveram aqui na Casa de Bem Bem, valoriza ainda mais a história e faz com que os alunos voltem pra escola com a sensação de que eles podem aprender mais, que o ensino não se limita somente a sala de aula, que ir até os lugares, conhecer, valoriza ainda mais a aprendizagem”, explicou a coordenadora da escola, Marcela Brito.  

A visita é sempre realizada em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da casa. As palestras campais serão ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.

“Essa visita técnica para nós, leigos, e eu me incluo nisso, é um enriquecimento de conhecimento muito grande, faz com que a gente valorize ainda mais o trabalho de arquitetos, restauradores, de quem luta para recuperar e proteger os patrimônios históricos, faz com que a gente desperte para investir mais neste setor e entenda o porquê da defesa de que patrimônios como este continuem em pé, funcionando. E desperta mais o amor por uma cidade que tem 300 anos, que tem uma história toda construída e que a gente não pode descartar sem respeitar toda sua história”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Para se inscrever, basta preencher o formulário com dados pessoais e entregar na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo ou enviar para o email: [email protected]. Mais informações pelo telefone (65) 3617-1261.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica edital retificando convocação de professor para Regional Leste

Avatar

Publicado

Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá divulga edital de retificação da convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Educação para a função de Professor Ensino Fundamental/ Pedagogo, para a Regional Leste.

Os concursados estão sendo convocados para atribuição de lotação e assinatura do Termo de Posse nesta terça-feira (18), às 14 horas, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, portando documentos pessoais originais.

SERVIÇO: Posse e atribuição –  Concurso Público N.º-002/PMC/SME/2019

DATA: 18 de fevereiro

LOCAL: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação 

CARGO: Professor Ensino Fundamental/ Pedagogo – Regional Leste – 14h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Nova praça beneficia cerca de 4 mil moradores do Jardim Leblon

Avatar

Publicado

Luiz Alves

Cerca de 4 mil moradores do bairro Jardim Leblon, localizado na região Leste, passam a contar com um novo espaço de lazer e integração social. Isso porque, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta terça-feira (18) a revitalização da praça pública da comunidade. A solenidade de inauguração acontece às 19h, na Rua Militar.

O Município executou no local os serviços de construção de pista de caminhada, iluminação de LED, pintura, jardinagem e a instalação de bancos e lixeiras. A praça possui ainda uma academia ao ar livre, com todos os equipamentos necessários para a prática de atividades físicas, um playground para as crianças.

Além dos equipamentos básicos, área de recreação possui um campo society, que recebeu a colocação de grama, construção dos alambrados, arquibancada, e foi totalmente iluminado com lâmpadas do tipo LED. O centro da praça conta ainda com um grande espaço voltado para apresentações culturais.  

Como complemento da obra, a Rua Militar também recebeu o trabalho de construção de todo o calçamento e vagas de estacionamento.  

SERVIÇO

Assunto: Entrega de nova praça pública

Local: Rua Militar, bairro Jardim Leblon  

Horário: 19h 

Data: 18 de fevereiro, terça-feira

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana