conecte-se conosco


APROSOJA

Agrocientista tem período de submissão ampliado até 4 de outubro

Publicado

Agrocientista tem período de submissão ampliado até 4 de outubro

Edital 02/2019 foi lançado em 16 de agosto para concessão de bolsas e auxílio à pesquisa

13/09/2019

O edital 02/2019 do Programa Agrocientista, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em parceria com o Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs), teve o período de submissão ampliado até o dia 4 de outubro. O edital foi lançado no dia 16 de agosto.

A iniciativa tem por finalidade estabelecer as diretrizes para duas modalidades de auxílios concedidos para o desenvolvimento das culturas de soja e milho no Estado, a concessão de bolsas de estudo e o auxílio ao desenvolvimento de pesquisas.

Todas as informações necessárias podem ser obtidas no link http://www.aprosoja.com.br/aprosoja/projeto/agrocientista.

O programa visa a concessão, implementação e acompanhamento das Bolsas de Estudo e do auxílio para o desenvolvimento de pesquisas científica, tecnológica e/ou de inovação, de forma a promover e incentivar a formação de Recursos Humanos nas áreas voltadas para o desenvolvimento das culturas da soja e do milho em Mato Grosso.

Veja Também  Aprosoja-MT lança nova forma de gerenciar riscos a partir do Aproclima

 

Fonte: Ascom/Aprosoja-MT

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA
Comentários Facebook

APROSOJA

Aprosoja-MT lança nova forma de gerenciar riscos a partir do Aproclima

Publicado

Defesa Agrícola

Aprosoja-MT lança nova forma de gerenciar riscos a partir do Aproclima

Entidade lança nesta 6ª-feira programa que se baseia em meteorologia gerada por dezenas de estações em propriedades em todo o Estado

18/09/2019

Mato Grosso inaugura, nesta sexta-feira (20), um jeito inédito no Brasil de promover o gerenciamento de riscos nas lavouras de soja e milho, através da compilação de dados oriundos da medição meteorológica com estações físicas instaladas em propriedades rurais. Trata-se do programa Aproclima, criado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que analisa e reproduz com inteligência informações meteorológicas fornecidas a partir dos quatro cantos do Estado para formação de um banco de dados que subsidiará os produtores na tomada de decisões.

Dados mais precisos fornecidos diariamente por ao menos 33 estações físicas instaladas em propriedades rurais do Estado vêm sendo utilizados para um casamento de informações compiladas pelo parceiro “Tempo Campo”, programa desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), sob a coordenação do professor Fábio Marin, e analisadas pelos técnicos do segundo parceiro da iniciativa, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que faz a divulgação dos boletins.

Os produtores que aderiram à iniciativa conseguem, através do acesso pela Internet, acompanhar a variação de tempo em sua propriedade e as previsões climáticas. Todos os meses, o informe “Relatório de Acompanhamento Climático” é divulgado com avaliações sobre as perspectivas para o período seguinte. No atual é possível averiguar a falta de chuvas para boa parte do território mato-grossense ao longo de setembro, informação que impacta diretamente na decisão sobre o início do plantio da soja, por exemplo.   

Sob a responsabilidade da Gerência de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, o setor destaca a importância da formação do banco de dados meteorológicos para diversos fatores essenciais à produção de soja e milho em Mato Grosso. Pelo fato de o estado ser dono de biomas variados e microrregiões que apresentam diferenciadas realidades meteorológicas, buscar maior precisão na aferição dos eventos climáticos pode contribuir sobremaneira.

Veja Também  Aprosoja-MT lança nova forma de gerenciar riscos a partir do Aproclima

“Quando se tem um histórico de dados, com os ciclos meteorológicos, é possível ter uma visão comparativa desses ciclos para adotar medidas mais assertivas. Mato Grosso é muito grande. Para lidar com as variações de características e conseguir posicionar é preciso um histórico com maior precisão possível, o que temos a partir das estações físicas nas propriedades”, acrescentou o gerente de Defesa Agrícola da entidade, Daniel Pasculli.

A construção do banco de dados pelos próximos anos pode vir a contribuir, também, na contratação do seguro rural pelos produtores, por exemplo. Conforme os técnicos de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, as seguradoras se baseiam nas condições climáticas de plantio dos estados do Sul, onde é comum as variações provocarem perdas com mais frequência, o que culmina em mais custos do seguro. Com as informações precisas a partir das compilações do Aproclima, será possível que a entidade ajude o produtor a negociar por valores condizentes com a realidade mato-grossense.

“A partir de dados confiáveis gerados pela Aprosoja, podemos ajudar a rever essa situação do seguro rural e contribuir para elaboração de políticas públicas para o setor com base neles, pois são dados reais, precisos”, ponderou o gerente.

Veja Também  Regularização fundiária leva cerca de 500 pessoas à AL para debate com o MAPA

Lançamento – O programa Aproclima será apresentado a produtores rurais dos quadros da Aprosoja-MT em evento de lançamento na noite de sexta-feira. Na ocasião, o público vai acompanhar a palestra do professor PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA), Luiz Carlos Molion. Sua fala será exatamente sobre as perspectivas do tempo para a safra 2019/2020. O evento terá início às 18h30, no Espaço Gourmet da Aprosoja-MT.

Confira a programação:

 

Fonte: Ascom/Aprosoja-MT

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA
Comentários Facebook
Continue lendo

APROSOJA

Associados têm descontos em instituições educacionais

Publicado

Fortalecimento Institucional

Associados têm descontos em instituições educacionais

Cursos de graduação, pós-graduação, preparatórios para provas e idiomas

Fundação Telefônica

18/09/2019

Para proporcionar novos benefícios aos produtores associados, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) firmou parceria com quatro instituições educacionais em Cuiabá e Várzea Grande. Os convênios que garantem até 55% de desconto em cursos de graduação, pós-graduação, preparatórios para provas e idiomas.

Os descontos variam conforme a unidade de ensino escolhida. Um dos parceiros nesse novo projeto é a Damásio Educacional, que oferece 20% de desconto em MBA IBMEC (distância), 25% de desconto em cursos preparatórios jurídicos e/ou fiscais, para provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em pós-graduações e 55% em graduações a distância.

Outro parceiro é o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) que proporciona de 35% a 50% de desconto nos cursos de graduação e 15% nas aulas de idiomas e pós-graduações. Já a Universidade de Cuiabá (Unic) oferece 20% em cursos de graduação, 25% no Centro de Idiomas e 30% nas pós-graduações. E a inFlux Escola de Idiomas garante 20% de descontos em cursos regulares e 10% para as opções Personal e Vip.

A Gerência Administrativa da Aprosoja Mato Grosso informa que esses são só os primeiros convênios que trazem vantagens aos associados. Em breve, novos parceiros serão inseridos no projeto. “Começamos com o pé direito, são quatro instituições voltadas para o ensino e que irão incentivar os beneficiários a continuarem se especializando para que estejam preparados para quaisquer desafios profissionais. Mas estamos trabalhando e logo teremos novidades em outras áreas, como oficinas mecânicas, farmácia e um instituto de saúde”, contou a gerente Gisele Lima.

Veja Também  Aprosoja e Bombeiros realizam concurso de redação com alunos da rede pública

Para utilizar os benefícios é preciso acessar a página de convênios, informar o CPF, clicar na opção “Imprimir”, fazer a impressão da sua carteirinha e apresentá-la em um dos parceiros. As vantagens são estendidas para dependentes e cônjuges, basta comprovar o grau de parentesco na hora de adquirir um dos serviços.

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana