conecte-se conosco


Cidades

Alto Garças recebeu mais uma vez o trabalho Social do SAS

Avatar

Publicado

O Sertões tem um projeto de quatro anos com o objetivo de evoluir ao ponto de ser o maior rally do mundo. O plano é realizar uma prova inédita, “do Oiapoque ao Chuí” em 2022, quando se comemoram os 200 anos da Independência do Brasil e 30 anos do Sertões, cruzando as cinco regiões do país.

O Sertões:  Na sua 27ª Edição trouxe muitas novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O Lado Social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobrou a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente.

A segunda etapa do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões) foi realizada no dia 25/08 na escola agrícola do município, onde foram realizados vários procedimentos e atendimentos para a população. (Confira o Relatório dos atendimentos no final da matéria e se preferir baixe o documento anexo no link).

A Prefeitura na sua contra partida dispôs do local para atendimentos nas duas etapas, sendo a primeira no dia 14 de junho de 2019, onde em parceria com o Rotary Clube de Alto Garças, foi disponibilizado a sede do Rotary Clube, para a realização da triagem dos pacientes dermatológicos e as mulheres para a coleta do Exame de Cobas, dentro da faixa etária de 30 a 60; E para a 2 etapa, foi disponibilizado a Escola Municipal Agrícola Dr. Tancredo de Almeida Neves, utilizando desde o pátio e as salas de aula para realizar todos os procedimentos.

Bem como apoio logístico, e com os profissionais da atenção básica e vigilância ambiental, para organizar e apoiar a ação no dia 25 de agosto de 2019, na escola Agrícola.

Dando suporte caso necessário nos imprevistos diários dos atendimentos prestados no dia 25 de agosto, bem como sequencia de entrega de resultados, acompanhamentos e distribuição dos óculos encaminhados posteriormente.

Os gastos para o município: Totalizando R$ 8.310,00 o município entrou ainda com a contrapartida de alimentação para os 48 (quarenta e oito) voluntários que acompanham a expedição do S.A.S , sendo 48 jantas no dia 24 de agosto, 48 almoços no dia 25 de agosto e 48 jantas no dia 25 de agosto, bem como a hospedagem para os menos voluntários no dia 24 e 25 de agosto de 2019.

No dia da ação dia 25 de agosto de 2019, foi oferecido lanche da manhã e da tarde, estes arrecadados em forma de doação de pessoas da comunidade. “A Organização da Saúde e Alegria nos Sertões” manifestou interesse em realizar nova parceria futura com o município de Alto Garças.

A economia para o município com os atendimentos e procedimentos realizados pela S.A.S. nas duas etapas da expedição chega a aproximadamente – RS 97,667,00 seguindo tabela SUS e processo licitatório do município.

Estrutura da Ação  

Mais de 60 médicos voluntários viajam acompanhando a prova em quatro carretas ambulatório. Eles atendem a população nas especialidades de oftalmologia pediátrica (óculos para as crianças), ginecologia, oncologia, dermatologia e odontologia. Em casos de pacientes mais graves, o S.A.S. continua com o tratamento depois da prova através da telemedicina. O projeto é apoiado pelo Hospital Albert Einstein e pela farmacêutica Roche.

Economia e retorno

O Rally dos Sertões movimenta toda a cadeia produtiva das cidades por onde passa. Cerca de 1.700 pessoas que compõem a caravana da competição fazem compras e usam serviços locais durante a prova, como hotéis, supermercados, bares e restaurantes; postos de gasolina, farmácia, lojas, serviços de manutenção de veículos e muito mais. Outro fator importante é a divulgação das cidades, roteiros turísticos e das belezas naturais dos estados através da mídia.

Alto Garças só tem a agradece aos projetos do S.A.S  Rally dos Sertões pela parceria, o Munícipio se coloca a disposição novamente para apoiar o projeto no que for necessário.

Fonte: AMM
Comentários Facebook

Cidades

Alto Taquari é destaque em investimentos, aponta estudo da Firjan

Avatar

Publicado

De acordo com estudo em nível nacional, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Alto Taquari foi destaque no ano de 2018. No Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o município aparece em 1º lugar no Estado de Mato Grosso, juntamente com outras 13 cidades, no quesito investimentos. No Ranking Nacional, Alto Taquari também aparece em 1º lugar em investimentos, junto com outros 422 municípios. Vale lembrar que, somente em 2018, durante a gestão do prefeito Fabio Mauri Garbugio, a Prefeitura de Alto Taquari inaugurou 9 obras e adquiriu 6 veículos para o município.

Com base em dados oficiais, o IFGF analisou as contas de 5.337 municípios brasileiros através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. No "IFGF Geral", Alto Taquari é a 12ª cidade do estado e a 93ª cidade brasileira, com índice 0,8598. No indicador "Autonomia", o município também é destaque em Mato Grosso, aparecendo em 1º lugar, juntamente com outras 40 cidades do estado.

 

Em "Gastos com Pessoal", Alto Taquari aparece na 43ª posição a nível Mato Grosso, com IFGF de 0.7302, avaliado como "Boa Gestão". Em "Liquidez", o município ficou em 61º lugar entre as cidades do estado.

Autonomia Indicador que analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência.

Gastos com pessoal Mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.

Liquidez Verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

Investimentos Mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios.

O IFGF 2019 tem como base o ano de 2018. Os dados referentes à 2019 ainda não foram divulgados.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Alto Garças realiza palestras da Campanha Janeiro Branco

Avatar

Publicado

A Prefeitura Municipal de Alto Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última sexta feira (17) a “Palestras da Campanha Janeiro Branco”, que visa trabalhar a saúde mental. O tema foi “Não deixe que o cuidado com a saúde mental passe em Branco” que contou com a palestra da a Psicóloga Marcella Esperandio e o médico Psiquiatra Dr. Márcio Medeiros Cézar.

Foi bem participativo pelo público presente e profissionais, fazendo do evento muito aproveitável. O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada pelo psicólogo Leonardo Abraão, com o objetivo de sensibilizar a população, ressaltando a importância do cuidado com a saúde mental. Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias. Uma Campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente. ”A campanha janeiro branco é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto à depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornar crônicas, nós precisamos quebrar essas barreiras”, destacou a secretária de saúde, Renata Martins de Oliveira do Carmo.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana