conecte-se conosco


Várzea Grande

Procon realiza mutirão online para renegociar dívida, em Várzea Grande

Publicado

O Procon Municipal de Várzea Grande realiza “Mutirão da  Negociação” de 09 a 13 de setembro,  válido somente pela  internet na plataforma consumidor.gov.br. Neste período é possível pedir renegociação de dívidas agendadas online. Os interessados devem se cadastrar, selecionar a instituição bancária o qual deseja negociar e fazer sua proposta conforme condições e disponibilidade financeira. A ação é uma idealização da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, por meio do Procon Estadual.

As condições especiais de negociação valem para quem fazer o pedido pela plataforma dentro do prazo especificado. Vale destacar que o cidadão deve informar a proposta de parcela que melhor se encaixar na situação financeira atual para débitos com Banco Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, BMG, Santander, cartões de crédito, entre outros.

Os funcionários do órgão de proteção e defesa do consumidor estarão envolvidos nesse atendimento. Segundo a coordenadora do Procon, Carolina Moreira, esta ação de trabalho é inédita no órgão e pretende otimizar o atendimento aos consumidores da cidade. “Nosso objetivo é agilizar e dar efetividade no serviço prestado a população de Várzea Grande”, explicou.

Veja Também  População adere ao Mutirão Fiscal que traz condições especiais para regularização de débitos

De acordo com a coordenadora do Procon/VG, a  iniciativa de fazer a ação através da plataforma consumidor.gov.br busca atender todos os consumidores, além de facilitar a vida do consumidor, que não precisa se deslocar para negociar suas pendências financeiras.

 “Acreditamos que esse mutirão vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego”, avalia Carolina.

Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, relatar o problema, informando que deseja  participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

 No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Qualquer dúvida os servidores do Procon-VG estão à disposição para auxiliar os consumidores.

Veja Também  Secretaria de Meio Ambiente tem ponto de coleta voluntário para a reciclagem de óleo de cozinha

O Procon/VG está em nova sede localizada na Avenida Castelo Branco, nº 2.500, Bairro Água Limpa. Os números de telefone de contato são (65) 3692-2476 / (65) 3682-3054. 
Os consumidores poderão fazer as reclamações on line no link abaixo:
http://procon.varzeagrande.mt.gov.br/ 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Mais 7 escolas municipais de Várzea Grande são contempladas pelo Programa Proerd

Publicado

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem suas atividades referente ao segundo semestre do ano letivo retomadas na manhã dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Básica–EMEB, Jaime Verissimo de Campo Junior, localizado na região centro-sul de Várzea Grande. Ao todo serão contempladas 07 escolas municipais, e aproximadamente 690 estudantes da rede pública  de ensino receberão o projeto.

O programa será estendido aos alunos do 5º ano e abrange as escolas municipais  Salvelina Ferreira da Silva, Lucia Leite Rodrigues, Aristides Pompeo de Campos, Padre Luiz Maria Ghisoni, Air Addor, Benedita Bernardina Curvo e Jaime Veríssimo de Campos Junior.

Uma vez por semana, durante dois meses, os coordenadores do programa irão visitar as salas de aula e abordar com os estudantes diversos temas, como: bullying, educação no transito, drogas, dentre outros.  No total, somente neste ano a meta é atingir  1.500 alunos  em 16 escolas.

Conforme a diretora da escola municipal Jaime Veríssimo de Campo Junior, Sandra Virginia Soares Santana, o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes nas salas de aulas tem repercutido nos bairros, onde as unidades estão localizadas.

“Nós já tínhamos ouvido falar desse programa em diversas escolas e estávamos na torcida para que a nossa unidade fosse contemplada. O aprendizado será bastante produtivo pelas abordagens do Programa, com temas atuais e de alerta aos jovens para que não caiam no mau caminho, uma vez que serão conscientizados sobre os perigos do uso de entorpecentes, sejam eles lícitos ou não. O que evita o trafico ao redor da escola ”, disse Sandra.

Veja Também  Secretaria de Meio Ambiente tem ponto de coleta voluntário para a reciclagem de óleo de cozinha

A diretora explicou ainda que as atividades que são desenvolvidas dentro do Programa são interligadas com as demais disciplinas regulares, além de trabalhar situações como: produção de texto, estatística, gráficos, com o intuito de promover a interdisciplinaridade do currículo escolar. Ao final, os alunos desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o programa e as melhores são premiadas no dia da formatura.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer têm intensificado as ações para a prevenção e o combate ao uso de drogas em Várzea Grande. Uma dessas iniciativas exitosas é a parceria com a Polícia Militar que possibilita a realização do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD apenas nas escolas da rede pública.

Segundo os instrutores do Programa, representados pela Policia Militar, o Cabo PM Jildeni de Souza Lima e o Cabo PM Edson Romoaldo Aparecido Souza da Silva, em Mato Grosso o Programa é desenvolvido há mais de 18 anos e consiste em atividades educacionais preventivas, que tem como principal foco a orientação e a conscientização do público alvo, sendo considerada uma forma de prevenção primária. O Programa conta com um extenso material de apoio, a exemplo de livros, cartazes e assessórios que são utilizados pela corporação incluindo boné e colete.

Veja Também  Dia da Árvore será comemorado com plantio e distribuição de mudas em escolas

“O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros”,disse o instrutor Jildeni de Souza Lima.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Guarda Municipal abre Semana do Trânsito com a “Cidade Mirim”, no Várzea Grande Shopping

Publicado

Com objetivo de promover a mobilidade segura, priorizando ações de resgate da cidadania no trânsito e convívio social no espaço público, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer lançou a Semana Nacional de Trânsito – 18 a 25 de setembro – com a “Cidade Mirim de Trânsito”, no Espaço Vivências do Várzea Grande Shopping, nesta quarta-feira (18). O evento de conscientização é voltado para alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município.

Entre as atividades da semana estão várias ações, apresentações culturais e palestras com a equipe técnica de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal que é desenvolvido nas unidades escolares com teatro de fantoche.

O secretário da Defesa Civil e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero afirma que a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de chamar atenção para os índices de violência no trânsito, além de despertar a população para comportamentos que colocam a vida em risco. “A violência do trânsito não escolhe pessoas, credo, cor ou condição social. O Brasil ocupa a 5ª colocação entre 178 países que mais tiveram acidentes de trânsito”, enfatiza.

Veja Também  Comunidades rurais de Várzea Grande recebem capacitação em piscicultura, embutidos e derivados do milho

Para o secretário, a Semana Nacional de Trânsito tende a despertar a conscientização dos alunos de Várzea Grande e consequentemente a população em geral. “Trabalhamos incansavelmente para proporcionar um trânsito seguro à população, são ações diárias, estudos e planejamentos. Porém, para se obter segurança é crucial posturas corretas de condutores e pedestres. Por isso, ações educativas e de conscientização são essenciais e necessárias”, evidencia o secretário.

Evandro Homero reitera o pedido que as crianças sejam semeadoras do conhecimento em suas casas, escolas e comunidade. “Espero que vocês transmitam sempre a importância de atitudes corretas no trânsito. Aproveito para parabenizar todos os nossos alunos que participam desta programação especial”, disse.

Na oportunidade, a superintendente da Secretaria de Educação, Gonçalina Rondon falou sobre os importantes dados que apontam a redução no número de acidentes e orientou as crianças sobre a conscientização da família e da comunidade.

“As crianças aprendem rápido e precisam disseminar essas informações onde estiverem. Chamem a atenção dos seus pais quando os mesmos adotarem posturas que colocam em risco a segurança de vocês e demais condutores no trânsito. Precisamos que estes dados sejam otimizados constantemente e para tanto, precisamos da educação, conscientização e posturas adequadas no trânsito”, destacou.

Veja Também  Guarda Municipal fecha o mês de agosto com 7.542 atendimentos a população

A Semana Nacional do Trânsito ocorre até 25 de setembro, no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no Espaço Vivências,  a partir das 14h. Participam das atividades alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) – Ana Francisca de Barros; Eunice Cesar de Mello;  Juvenília Monteiro de Oliveira; David Mayer; Alino Ferreira de Magalhães; Júlio Correia e Padre Luiz Maria Ghisoni. Cerca de 210 alunos se tornarão multiplicadores de conhecimentos sobre trânsito mais seguro em Várzea Grande.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana