conecte-se conosco


Esportes

Mulher incendeia o próprio corpo após ser condenada à prisão por ir ao estádio

Avatar

Publicado

Foto divulgada por ONGs da iraniana identificada apenas como Sahar que ateou fogo no próprio corpo arrow-options
Reprodução

Foto divulgada por ONGs da iraniana identificada apenas como Sahar que ateou fogo no próprio corpo

Uma mulher de 29 anos de idade, identificada apenas como Sahar, ateou fogo ao próprio corpo na frente de um tribunal de Teerã , após ser processada por frequentar um estádio de futebol, denunciaram ONGs de Direitos Humanos.

Segundo informou a Center for Human Rights in Iran, sediada nos Estados Unidos, a mulher foi condenada a seis meses de prisão depois de tentar entrar no estádio Azadi, em Teerã, em março. Após sair sob fiança, ela soube, ao comparecer a um tribunal, que precisaria voltar para trás das grades, e teria então posto fogo no próprio corpo.

“Depois de ser levada para a prisão de [Gharchak] em Varamin [cidade], minha irmã sofreu muitos problemas mentais e ficou aterrorizada”, teria dito sua irmã à agência estatal Rokna, que não publicou a identidade da mulher. “Nesse pobre estado mental e psicológico, minha irmã incendiou-se. Ela agora está em péssimas condições no hospital”.

Leia também: Iraniano é denunciado após se passar por Messi e se relacionar com 23 mulheres

A mulher, que sofreria de transtorno bipolar, está atualmente em terapia intensiva no Hospital Motahhari, em Teerã, acrescentou a ONG em comunicado.  Desde 2018, quando a Arábia Saudita eliminou a proibição a mulheres em estádios, o Irã é o único país a ainda impedir que mulheres frequentem estádios esportivos, apesar da pressão constante da Fifa.

A proibição de mulheres em estádios nunca foi promulgada sob nenhuma lei ou diretiva oficial, mas, autoridades iranianas as impedem de acessar os estádios na prática, ao não oferecem infraestrutura para as mulheres e eventualmente as processarem. O veto começou em 1981, dois anos após a revolução islâmica no país,  por pressão de grupos religiosos e políticos linha dura.

Em um relatório publicado em novembro de 2018, um painel da Fifa disse que a proibição violava o próprio código de ética da Fifia, que “proíbe especificamente a discriminação, inclusive com base no sexo”.

Segundo a agência iraniana, a mulher “atualmente, está respirando com a ajuda de uma máquina de respirar na seção da UTI. Não temos permissão para fornecer mais informações”.

A Rokna também citou um funcionário da Justiça não identificado afirmando que a mulher havia sido acusada de “prejudicar a decência pública” e “insultar os agentes da lei” por não usar um hijab, mas o relatório não mencionou o fato de que ela havia sido presa por tentar entrar em um estádio.

O funcionário judicial disse: “Na segunda-feira, 1º de setembro, a mulher compareceu ao tribunal para a primeira sessão do julgamento, mas o juiz estava de férias por causa de uma morte em sua família e outra data foi marcada para o julgamento. Mas a jovem começou a levantar objeções e, depois de deixar o tribunal, pegou a gasolina que havia comprado anteriormente, derramou sobre si mesma e se incendiou. ”

Em entrevista ao jornal diário “Iran” em 5 de setembro de 2019, o ex-chefe da Federação de Futebol do Irã (1994-97) Dariush Mostafavi condenou as autoridades por processar a mulher e prejudicar a reputação internacional do Irã.

Leia também: Ronaldinho Gaúcho do Irã acerta com time do futebol carioca; conheça o atacante

“Se eu fosse o chefe da federação ou o ministro do esporte, teria comparecido ao tribunal e tentado convencer a juíza a deixá-la ir. Não é difícil de fazer. Se você conversar com o juiz sobre a importância do futebol e as condições atuais da sociedade, ele ficará convencido”, afirmou.

De acordo com a Human Rights Watch, ao menos seis mulheres vestidas como homens foram detidas no mês passado em estádios. Assim como elas, várias torcedoras passaram a vestir barbas e perucas para entrar em estádios. Em março do ano passado, 35 mulheres teriam sido detidas durante uma única partida. Imagens dessas mulheres se tornaram virais em todo o mundo. 

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook

Esportes

Brasil vence Uruguai no Pré-Olímpico

Avatar

Publicado

source

O Brasil derrotou o Uruguai por 3 a 1 na madrugada desta quinta (23) em jogo válido pela segunda rodada do grupo B do Torneio Pré-Olímpico de futebol masculino disputado no estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira (Colômbia).

Com este resultado a seleção brasileira assumiu a liderança isolada do grupo B com seis pontos conquistados, três a mais que o segundo colocado Paraguai.

O jogo

Como esperado, o Uruguai começou a partida dando poucos espaços para o Brasil. Isto fez com que a equipe do técnico André Jardine passasse a trocar passes em velocidade e a forçar as jogadas pelo alto.

E foi justamente em uma destas jogadas que saiu o primeiro gol brasileiro. Aos 14 minutos o atacante Antony recebe na ponta direita e cruza na medida para Pedrinho, que, de chapa, finaliza com perfeição.

Ao 29 minutos o atacante Matheus Cunha é derrubado dentro da área pelo goleiro Arruabarrena. Pênalti para o Brasil. O próprio camisa nove vai para a cobrança e amplia a vantagem do Brasil.

O terceiro gol do Brasil veio apenas na etapa final, quando Matheus Henrique lançou Pepê, que avança em velocidade e toca por cobertura para marcar um belo gol.

Dois minutos depois o Uruguai consegue descontar com o zagueiro Bueno de cabeça. Mas não passou de um susto e o Brasil garantiu a segunda vitória na competição.

Próximo jogo

Na terceira rodada o Brasil folga. Assim, a equipe de André Jardine só volta a campo pela competição na quarta rodada, contra a Bolívia na próxima terça (28). O jogo acontece no Estádio Centenário de Armenia a partir das 22h30 (horário de Brasília).

Edição: Fábio Lisboa
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Coluna – Tudo o que você precisa saber sobre o CBLoL 2020

Avatar

Publicado

source

O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) retorna sábado (25), às 13h. O torneio organizado pela desenvolvedora Riot Games reúne as oito melhores equipes de League of Legends (LoL) no Brasil. A primeira partida vai reunir de cara dois favoritos para esta temporada: Flamengo e paIN Gaming. As equipes disputarão R$ 200 mil em prêmios.

Equipes

Três novos nomes são a novidade deste CBLoL em relação à segunda etapa do CBLoL 2019. Um deles é a Vivo Keyd, campeã da primeira etapa do CBLoL de 2016, e que no passado caiu pela primeira vez para a segunda divisão. O retorno veio com a conquista da Série de Promoção.

Além disso, outros dois times voltaram com outros nomes. Um é a FURIA Uppercut, antiga Uppercut esports, quarta colocada no último CBLoL. A mudança aconteceu depois da aquisição da equipe pela FURIA, até então mais conhecida pelo time de Counter-Strike, 15º colocado no ranking mundial da HLTV.

O outro time que retorna sob nova identidade é a Prodigy Esports, antiga ProGaming Esports, campeã da segunda etapa do Circuito Desafiante em 2019. A mudança aconteceu depois da saída da patrocinadora ProGaming Store. Além destes, estão de volta a maior vencedora do torneio, a INTZ, com quatro títulos, além da KaBuM (tricampeã), a paIN Gaming (bicampeã), o atual campeão Flamengo e a Redemption que luta pelo título inédito.

Mudanças de elenco

O Flamengo retorna com um time praticamente novo. Do antigo elenco que disputou o Mundial, sobraram apenas Bruno “Goku” e o coreano Han “Luci”. O restante do time é formado por WooFe, Vvert, Absolut e Jojo.

A paIN Gaming também passou por reformulações: retornaram Gabriel “Kami” e Felipe “bRTT”, dupla campeã pela paIN na segunda etapa de 2015. Além disso, foram contratados os coreanos Kim “Key” e Yoon “SeongHwan”.

Na FURIA Uppercut, a novidade é a contratação de Gustavo Minerva, que atuava pela paIN no ano passado. A Vivo Keyd conta agora com Leonardo “Robo”, ex-Flamengo. Já a KaBuM é mais uma equipe a buscar jogadores na Coreia do Sul: a dupla Lee “Parang” e Na “Wiz”.

Novos casters

A Riot Games revelou a contratação de três novos casters, como são conhecidos os comentaristas e narradores no LoL. Dois ex-jogadores entram no time como analistas: Murilo “Takeshi”, que no ano passado defendeu a Team One; e Carlos “Nappon”, que atuou pela paIN Gaming em 2019. A outra contratação é Diniz “Gruntar”: até  o ano passado ele narrava a segunda divisão do CBLoL, o Circuito Desafiante.

Formato

Nada mudou em relação ao ano passado. Ou seja, todas as equipes se enfrentam duas vezes em 21 rodadas, nos sistema melhor de um. Cada time joga duas vezes nas dez primeiras semanas. Na última, só jogam uma vez.

Os quatro primeiro colocados avançam à fase eliminatória, quando as partidas passam a ser decididas em melhor de cinco. O sétimo colocado tenta a permanência no CBloL  disputando a  Série de Promoção em uma partida contra o vice-campeão do Circuito Desafiante. Já o lanterna do CBLoL cai automaticamente para a segunda divisão.

O campeão da primeira etapa do CBLoL se classifica para o Mid-Season Invitational (MSI), torneio internacional que reúne os vencedores de doze regiões do planeta. Por enquanto, ainda não foram divulgados a sede ou data do torneio.

Confira abaixo o calendário da Etapa 1 do CBLoL 2020:

Fase de Pontos – Md1

Semana 1

Rodada 1 – Sábado, 25/01

13h – paiN Gaming x Flamengo eSports

A seguir – Prodigy Esports x Vivo Keyd

A seguir – INTZ x Redemption Porto Alegre

A seguir – Furia Uppercut Esports x KABUM E-SPORTS

Rodada 2 – Domingo, 26/01

13h – Flamengo eSports x Vivo Keyd

A seguir – Prodigy Esports x Furia Uppercut Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x KABUM E-SPORTS

A seguir – INTZ x paiN Gaming

Semana 2

Rodada 3 – Sábado, 01/02

13h – Redemption Porto Alegre x Furia Uppercut Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x INTZ

A seguir – Vivo Keyd x paiN Gaming

A seguir – Flamengo eSports x Prodigy Esports

Rodada 4 – Domingo, 02/02

13h – Vivo Keyd x INTZ

A seguir – paiN Gaming x Redemption Porto Alegre

A seguir – Furia Uppercut Esports x Flamengo eSports

A seguir – Prodigy Esports x KABUM E-SPORTS

Semana 3

Rodada 5 – Sábado, 08/02

13h – INTZ x Prodigy Esports

A seguir – Flamengo eSports x Redemption Porto Alegre

A seguir – KABUM E-SPORTS x paiN Gaming

A seguir – Vivo Keyd x Furia Uppercut Esports

Rodada 6 – Domingo, 09/02

13h – KABUM E-SPORTS x Flamengo eSports

A seguir – Furia Uppercut Esports x INTZ

A seguir – paiN Gaming x Prodigy Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x Vivo Keyd

Semana 4

Rodada 7 – Sábado, 15/02

13h – paiN Gaming x Furia Uppercut Esports

A seguir – Vivo Keyd x KABUM E-SPORTS

A seguir – Flamengo eSports x INTZ

A seguir – Prodigy Esports x Redemption Porto Alegre

Rodada 8 – Domingo, 16/02

13h – Flamengo eSports x paiN Gaming

A seguir – Redemption Porto Alegre x INTZ

A seguir – Vivo Keyd x Prodigy Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x Furia Uppercut Esports

— Intervalo durante a semana de Carnaval —

Semana 5

Rodada 9 – Sábado, 29/02

13h – KABUM E-SPORTS x Redemption Porto Alegre

A seguir – paiN Gaming x INTZ

A seguir – Furia Uppercut Esports x Prodigy Esports

A seguir – Vivo Keyd x Flamengo eSports

Rodada 10 – Domingo, 01/03

13h – INTZ x KABUM E-SPORTS

A seguir – Prodigy Esports x Flamengo eSports

A seguir – paiN Gaming x Vivo Keyd

A seguir – Furia Uppercut Esports x Redemption Porto Alegre

Semana 6

Rodada 11 – Sábado, 07/03

13h – INTZ x Vivo Keyd

A seguir – Flamengo eSports x Furia Uppercut Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x Prodigy Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x paiN Gaming

Rodada 12 – Domingo, 08/03

13h – Furia Uppercut Esports x Vivo Keyd

A seguir – paiN Gaming x KABUM E-SPORTS

A seguir – Redemption Porto Alegre x Flamengo eSports

A seguir – Prodigy Esports x INTZ

Semana 7

Rodada 13 – Sábado, 14/03

13h – Prodigy Esports x paiN Gaming

A seguir – Vivo Keyd x Redemption Porto Alegre

A seguir – INTZ x Furia Uppercut Esports

A seguir – Flamengo eSports x KABUM E-SPORTS

Rodada 14 – Domingo, 15/03

13h – Redemption Porto Alegre x Prodigy Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x Vivo Keyd

A seguir – INTZ x Flamengo eSports

A seguir – Furia Uppercut Esports x paiN Gaming

Semana 8

Rodada 15 – Sábado, 21/03

13h – INTZ x Redemption Porto Alegre

A seguir – Prodigy Esports x Vivo Keyd

A seguir – Furia Uppercut Esports x KABUM E-SPORTS

A seguir – paiN Gaming x Flamengo eSports

Rodada 16 – Domingo, 22/03

13h – Prodigy Esports x Furia Uppercut Esports

A seguir – INTZ x paiN Gaming

A seguir – Redemption Porto Alegre x KABUM E-SPORTS

A seguir – Flamengo eSports x Vivo Keyd

Semana 9

Rodada 17 – Sábado, 28/03

13h – Vivo Keyd x paiN Gaming

A seguir – KABUM E-SPORTS x INTZ

A seguir – Flamengo eSports x Prodigy Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x Furia Uppercut Esports

Rodada 18 – Domingo, 29/03

13h – Prodigy Esports x KABUM E-SPORTS

A seguir – Furia Uppercut Esports x Flamengo eSports

A seguir – INTZ x Vivo Keyd

A seguir – paiN Gaming x Redemption Porto Alegre

Semana 10

Rodada 19 – Sábado, 04/04

13h – Vivo Keyd x Furia Uppercut Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x paiN Gaming

A seguir – Flamengo eSports x Redemption Porto Alegre

A seguir – INTZ x Prodigy Esports

Rodada 20 – Domingo, 05/04

13h – KABUM E-SPORTS x Flamengo eSports

A seguir – Redemption Porto Alegre x Vivo Keyd

A seguir – Furia Uppercut Esports x INTZ

A seguir – paiN Gaming x Prodigy Esports

Semana 11

Rodada 21 – Sábado, 11/04

13h – Prodigy Esports x Redemption Porto Alegre

A seguir – paiN Gaming x Furia Uppercut Esports

A seguir – Vivo Keyd x KABUM E-SPORTS

A seguir – Flamengo eSports x INTZ

Fase Eliminatória – Md5

Semifinal 1 – Sábado, 25/04

13h – 1º Colocado x 4º Colocado

Semifinal 2 – Domingo, 26/04

13h – 2º Colocado x 3º Colocado

Grande Final

Sábado, 02/05

12h – Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2

Série de Promoção – Md5

Sábado, 09/05

13h – 7º Colocado CBLoL x 2º Colocado Circuito Desafiante

 

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana